Coral Puer Singers leva Santa Tereza para a Europa - Santa Tereza Tem
Logo

Coral Puer Singers leva Santa Tereza para a Europa

Coral Puer Singers vai mostrar seu canto e Santa Tereza para os europeus

Pouca gente sabe que em Santa Tereza há um coral excepcional, o Puer Singers, que vai representar o bairro, Belo Horizonte e o Brasil em várias cidades italianas durante o mês de dezembro.

Com ensaios quase diários, o coral, com sede na Paróquia de Santa Tereza, está preparando as malas, para no dia 08 de dezembro, voar para a cidade de Altamura, sul da Itália. Lá, eles ficarão hospedados, a convite do padre brasileiro Renato de Souza, que reside no local.

Para o maestro Paulo Ricardo, fundador e regente do coral, essa é uma conquista coletiva, que não foi fácil, devido à falta de patrocínio.  “Depois do convite para os concertos, veio a luta para levantar recursos financeiros para a viagem. Temos feito jantares, festas e venda de pasteis e churrasquinho no adro da igreja, que já renderam alguma coisa, mas não o suficiente para as passagens. Estas estão sendo pagas com parcelas a perder de vista pelas famílias do cantores, pois saiu a R$6.550,00 cada uma.

Integrantes do Puer Singers que vai representar Santa Tereza na Europa. No centro de camisa preta o Maestro. Foto: Eliza Peixoto

Roteiro dos concertos

Na agenda da turnê o coral fará uma série de concertos pelas cidades de Gravina, Matera, Altamura e Nápoles.

Depois a turma, composta por 25 cantores e cantoras, embarca para Roma, onde, no dia 24, participa da Missa de Natal no Vaticano.  Para encerrar há uma possível apresentação na Capela Sistina, no Museu do Vaticano, no dia 25 de dezembro. O que, segundo o maestro Paulo Ricardo, encerraria a turnê com chave de ouro.

Contribuição

Com o orçamento apertado para os gastos com alimentação e outros eventuais e inesperados, que podem acontecer, o Coral está em busca de contribuições.

Então, comerciantes e pessoas da comunidade, vamos dar uma força com qualquer quantia e contribuir com essa moçada do Puer Singers, motivo de orgulho para todos nós. Qualquer contribuição é bem vinda.
Pix: [email protected]

Um dos muitos ensaios do Coral Puer Singrs para apresentação na Itália

Sobre o Coral Puer Singers

O grupo criado, em 2010, pelo maestro Paulo Ricardo, se destaca pelo alto nível de dedicação e execução de obras antigas para canto coral. No início, era formado apenas por crianças e adolescentes e os ensaios eram em diferentes locais, até mesmo nas casas dos integrantes.

Aos poucos, nesses 12 anos, o Coral foi se aperfeiçoando, o que resultou na gravação do primeiro CD e convites para apresentação em concertos e em festivais internacionais e pelo Brasil, tornando-se conhecido nacional e internacionalmente.

O Coral Puer Singers faz seus ensaios na Igreja de Santa Tereza: Foto- Eliza Peixoto

Atualmente, com apoio da Arquidiocese e do Padre Célio Xavier, o grupo conseguiu sua sede fixa na Igreja de Santa Tereza, onde se apresenta durante missas especiais e faz os ensaios.

O grupo é composto por três coros: o preparatório de 4 a 7 anos, o titular, a partir de 8 anos a 20 e o adulto, depois dos 20 anos. E quem quiser participar é só entrar em contato. São 60 cantores e cantoras nos três coros.

Segundo o maestro, o coral tem foco na música erudita antiga, mas sem deixar de lado um repertório eclético, indo do período medieval ao contemporâneo, valorizando sempre a música brasileira e Sul-Americana.

Coral Puer Singers conta também com artistas de outroa bairro, como por exemplo, a Sara Sagawa, diretora do grupo e mora no Barroca.

Paulo Antonio de Oliveira e Sara Sagawa, integrantes e diretores do Puer Singers

Sara começou cantando em corais por hobby e aos 14 anos, e vir para o Puer Singers mudou sua perspectiva, transformando o prazer de cantar também em trabalho. “Atualmente, cantar, além de prazer se tornou um trabalho de muita responsabilidade, além de definir minha carreira acadêmica. Curso de bacharel em canto na UEMG.

Sobre a viagem ela diz que “a ficha ainda não caiu direito. Antes a gente cantava por que gostava e agora é muita responsabilidade de representar o Brasil lá fora.

Paulo Antônio de Oliveira, morador de Santa Tereza, é também diretor do grupo. Ele fala que “a viagem é uma conquista de todos nós e que vai refletir na maturidade de trabalharmos juntos. É claro que o maestro guiou a gente, mas cada um tem importância nessa realização coletiva. A gente pensa no todo, como grupo e amigos”.

Apresentação do Puer Singers na Igreja de Santa Tereza com o músico Ladston Nascimento no Festival Internacioa de Corais 2022

Anúncios