É Tempo de TAU Intervenções artísticas em Santa Tereza - Santa Tereza Tem
Logo

É Tempo de TAU Intervenções artísticas em Santa Tereza

Artistas  fazem intervenções artísticas em Santa Tereza dentro do projeto TAU – Território de Arte Urbana

A partir desta sexta-feira, dia 22 de julho, você vai ver pelas ruas de Santa Tereza, diversos artistas produzindo obras de artes em diferentes locais do bairro. É o TAU que chega com intervenções artísticas, que darão mais cor e brilho ao bairro.

Ao todo, serão produzidas 13 obras nas fachadas e vitrines comerciais de Santa Tereza e Horto, formando um circuito pelas ruas dos bairros, culminando na Vila Dias, na Rua Conselheiro Rocha, onde serão feitas mais seis obras no Muro da Associação Esportiva Santa Tereza (AEST).

Para essa 3ª edição foram selecionados pela curadoria 15 artistas, sendo 12 individuais e um coletivo de Belo Horizonte, Contagem e São Paulo, que farão intervenções artísticas/urbanas de diferentes linguagens e suportes como pintura, graffiti, instalação, escultura, lambe-lambe, stencil e muralismo.

 O TAU 2022 vai até 31 de julho. Os trabalhos ficarão expostos para visitação de 31 de julho a 11 de setembro.

Artistas selecionados

Os artistas que realizarão as intervenções urbanas são Bárbara Macedo (BH), Code2pixels (BH), Daniela Moser (Contagem), Dniel (BH), Dyana Santos (Contagem), Gabriela Forjaz (SP), Gabriel Nast (BH), kiD AzucrinA! (BH), Marcel Diogo (Contagem), Portacopo – Práticas da Arquitetura (BH), Sérgio Augusto (BH), Zi Reis (Contagem) e Yanaki Herrera (BH/Peru). 

Iluminando o Patrimônio Social

Uma das novidades desta edição é o projeto Iluminando o Patrimônio Social. Em uma mistura de arte urbana, arquitetura, tecnologia e patrimônio social, o projeto vai iluminar cinco espaços do bairro Santa Tereza (Casa do Seu João de Deus, Cine Santa Tereza, Circus Arte e Gastronomia, Le Banquet da Loucura e Paróquia de Santa Teresa e Santa Teresinha), formando um painel artístico radiante com o intuito de valorizar a arquitetura e trazer um pouco de poesia para o espaço público. 

A programação do TAU 2022 contará, ainda, com oficina de pintura, exposição digital, feira de artesanato, DJ, apresentações circenses, musicais e de dança, além de visita guiada com tradutora de libras acompanhando o percurso das obras no dia 31 de julho.

Sobre o TAU 2022

Em 2022, o TAU – Território Arte Urbana tem em seu horizonte trabalhos que se relacionam com a cidade, com os espaços de intervenção e a comunidade do entorno, com um olhar atento às possíveis invisibilidades e particularidades das obras e dos artistas no seu processo natural, coletivo e individual. “Como comprometimento social e cultural, o TAU busca promover um espaço para que artistas possam experimentar e desenvolver trabalhos de forma livre, fluida e processual, oferecendo a eles novos desafios e fomentando a reflexão sobre a arte na rua e a utilização do espaço público. Além disso, o festival visa proporcionar aos moradores e visitantes dos bairros a possibilidade de desfrutarem de um circuito de obras, bem como uma troca com os artistas, colocando-os em contato direto com a arte contemporânea da capital mineira e do país”, diz Gisele Milagres, produtora e idealizadora do projeto.

Idealizado e realizado pela Mercê Soluções Culturais, o TAU 2022 é viabilizado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte (Projeto 0109/2020), com patrocínio da Avenue Code. O projeto conta com apoio da Coral e do IEBT, e tem como parceiros MIS Cine Santa Tereza, Santa Tereza Tem, Regional Leste e Diretoria de Patrimônio Cultural e Arquivo Público de Belo Horizonte.

No Bar dos Amigos, Code2pixels realizará, em pintura stencil, o projeto “Do Código à Fachada”, mesclando elementos da arte abstrata generativa com processos colaborativos e participativos. O artista vai colorir o espaço com uma paleta de cor específica, utilizando padrões geométricos e permitindo ao público determinar a ordem final em que esses elementos serão pintados.

Sobre os artistas e espaços

Na Barbearia Barber King, Dniel fará uma pintura baseada em uma composição que integra figuras humanas e elementos da paisagem urbana como uma espécie de cena do cotidiano. A obra evidencia tanto o caráter naturalista das figuras, mantendo proporções e tratamento de luz e sombra, quanto as características da pintura.

A paulistana Gabriela Forjaz prepara, para a Eskina do Colombo, um mural em pintura spray sobre a teoria da relatividade segundo o TAO, filosofia tradicional e região chinesa. O desenho escolhido para a proposta foi o “pleno e o vazio”, que abordam conceitos do TAO e será dividido em duas partes opostas e complementares.

Gabriel Nast produzirá, na fachada do Bar do Chico, o trabalho “O Peregrino”, composto por pintura e objetos que salientam, na figura retratada, seu ar de mistério, suas roupas, ferramentas e símbolos. A ideia é trazer uma reflexão sobre o fato de que, como tudo no mundo é uma troca, o homem que sabe levar e trazer eleva-se e constrói.

A artista Yanaki Herrera (Peru/BH) fará na Casa Circo Gamarra, Rua Conselheiro Rocha, o trabalho em técnica de lambe-lambe “Que no Callen las Madres”. O projeto composto por imagens retrata mulheres-mães mascaradas acompanhadas de frases que irão fazer o público refletir sobre as violências que atravessam estas mulheres. As cores e o lettering da obra são inspirados nos cartazes chicha, surgidos nos anos 70 no Peru.

Entre os seis artistas que farão intervenções de muralismo, escultura e instalação no Muro da Vila Dias estão Bárbara Macedo, que desenvolverá a pintura “Transcentralidade”, seguindo a cosmologia dos Bakongo. A obra é homenageia  suas transcestrais (ancestrais travestis) Anyky Lima, Rhany Mercês e Cintura-Fina, três figuras de extrema importância no combate ao preconceito em Belo Horizonte. A ideia é lembrá-las não por índices de violência, mas por sua força e resistência. Daniela Moser, por sua vez, desenvolverá a obra “Cartografia do Corpo”, um experimento de fotografar anônimos no espaço urbano e desenhar sobre os contornos e as curvas dessas pessoas, possibilitando reflexões sobre a mistura que constitui a vida urbana e as diferenças que marcam as relações entre os corpos.

kiD AzucrinA! pintará, na técnica grapixo, estética familiar na comunidade da Vila Dias, a obra “Mamífera”, que retrata uma mãe com um bebê no colo junto da palavra “mamífera”. A proposta é refletir sobre o fato de que toda mãe é uma super força da natureza, uma vez que “humanos são bichos e somos todos parte da natureza e não inimigos dela”. Já o artista Marcel Diogo criará a instalação “Nem tudo que vai para parede é arte”, composta por um objeto corpóreo construído com diversos materiais como fitas plásticas, jornais e tecidos. Enquanto proposta artística, a instalação pretende suscitar reflexões sobre as violências de Estado impostas sobre determinados corpos, sobretudo as brutalidades racistas empreendidas pelas polícias às populações negras.

O coletivo Portacopo – Práticas de Arquitetura fará o trabalho “Xovê”, que reutiliza tubos e conexões de PVC da intervenção “Câmbio”, realizada em 2019. O coletivo desenvolverá um objeto composto por um conjunto de segmentos similares aos periscópios que pretendem transpor o longo trecho de barreira da Conselheiro Rocha através da interação e da ativação da imaginação sobre o outro lado do muro. Para finalizar, a artista Zi Reis fará o painel “Desejo e Fé”, uma homenagem a sua avó Maria Monteiro, vítima de Covid-19, e também a todas as famílias que perderam algum ente querido nesta pandemia. O trabalho evoca os ensinamentos e os segredos transmitidos aos descendentes pela figura materna e suas mãos que benzem, contam estórias e embalam e criam meninos.

Intervenções na Praça Duque de Caxias e no Bosque do Chico

A artista Dyana Santos fará, no Bosque do Chico (Rua Conselheiro Rocha, 1605), uma instalação composta por duas esculturas em chapas de aço oxidadas e bordadas com motivos florais em ponto cruz a partir de fios náuticos coloridos, cujas formas se assemelham ao formato anatômico de casulos de borboletas ou mariposas. Ao trazer para o espaço urbano um ornamento têxtil normalmente feito por mulheres para enfeitarem seus lares, estas “crisálidas” buscam sugerir tanto mensagens de transformação como de afeto.

Sérgio Augusto Medeiros, por sua vez, levará para a Praça Duque de Caxias a obra “Labirinto 2022”, uma construção de entradas incertas e dificultosas para encontrar a saída, compostas por caminhos que atrapalham a própria orientação espacial. Como o labirinto é constituído pelo conjunto de percursos com a intenção de desorientar a direção, a instalação propõe um estudo dos sinais que guiam direções imaginativas.

Veja a mini-bio dos artistas selecionados no arquivo anexo

Projeto Iluminando o Patrimônio Social

TAU – Território Arte Urbana traz, ainda, mais novidades nesta edição. Em uma mistura de arte urbana, arquitetura, tecnologia e patrimônio social, o projeto Iluminado o Patrimônio Social vai iluminar cinco espaços do bairro Santa Tereza em um painel artístico radiante com o intuito de valorizar a arquitetura e trazer um pouco de poesia para o espaço público. A ideia é que a ação destaque a beleza de cada um dos espaços, enaltecendo a luz como uma metáfora para o conhecimento, a criatividade e o afeto.

“Este ano o TAU traz um olhar para o patrimônio social, oferecendo uma perspectiva afetuosa para a arquitetura do bairro Santa Tereza. A proposta tem como iniciativa iluminar alguns prédios do bairro, chamando a atenção para essas edificações. Foram realizadas entrevistas com pessoas ligadas a estes imóveis, contando histórias curiosas e carinhosas sobre cada um dos espaços. Em cada prédio será colocada uma placa com QRcode que direcionará o público para os vídeos das entrevistas, permitindo o acesso aos conteúdos e promovendo uma outra perspectiva sob o patrimônio material de cada imóvel”, explica Gisele Milagres.

Um dos locais que receberá a iluminação é a Igreja de Santa Teresa e Santa Teresinha, um templo em estilo neocolonial projetado por João de Almeida Ferber (1898-1971), natural de São João del-Rei (MG), que seguiu as linhas das igrejas Nossa Senhora do Carmo e São Francisco de Assis, joias barrocas da terra natal do arquiteto. Recentemente, a igreja, tombada como patrimônio Cultural de Belo Horizonte, completou 90 anos do início da edificação em 2021 e tem como titular o padre Célio Xavier. Um dos pontos importantes do tombamento da paróquia é a interação do templo com a praça Duque de Caxias e a comunidade do entorno.

Outra edificação que será iluminada é o Cine Santa Tereza, projeto em estilo art déco assinado pelo renomado arquiteto Rafaello Berti (1900 – 972). Construído entre os anos de 1943 e 1944, o prédio caracteriza-se pelo geometrismo e simetria, apresentando frisos horizontais, verticais e uma saliência arredondada na parte superior. No dia 12 de fevereiro de 1980, o Cine Santa Tereza fechou as portas, assim como todos os cinemas de rua de Belo Horizonte. Depois disso, o espaço foi usado como casa de shows e eventos como Santa Tereza Cine Show, Casablanca, Fábrika de Macarrão e a Trash, que parou de funcionar no final da década de 90. Por reivindicação e pressão de um grupo de moradores, a prefeitura adquiriu o imóvel, que ficou fechado por 20 anos, só reabrindo, algumas vezes, para a realização anual da Mostra Cine BH. Atualmente, o Cine Santa Tereza é um equipamento cultural da Fundação Municipal de Cultura dedicado à democratização do acesso ao cinema e ao audiovisual na cidade que oferece, gratuitamente, uma programação de cinema variada, com filmes nacionais e internacionais, além de exposições, ações artísticas e educativas.

O Le Banquet da Loucura é um espaço que mistura gastronomia, música e arte. Localizado em um casarão antigo situado na Praça Duque de Caxias que recebeu o projeto de Will Lobato, o local é decorado com pinturas e itens vintage e elementos contemporâneos. No Le Banquet da Loucura acontece uma agenda de shows semanais que vão desde DJs a apresentações de voz e violão e rodas de samba. O cardápio é assinado pela chef Maryangela Gusmão e apresenta inspirações na culinária brasileira nordestina, com opções de acarajé, camarão e peixe, além de uma carta de cocktails autorais da loucura elaborada pela mixologista Júlia Cendón.

Já o Circus Arte e Gastronomia, situado na rua Hermilio Alves, 437, é um espaço de cultura, conhecimento e arte que chegou a Santa Tereza sob as bandeiras do circo e da gastronomia. O espaço funciona de quarta a domingo com apresentações, oficinas, feiras e comes e bebes. Vale a pena dar uma passadinha lá, comer algo e saber sobre a programação.

O último espaço a receber iluminação pelo projeto TAU – Território Arte Urbana é a Casa do Seu João de Deus, na rua Mármore, 41, em Santa Tereza. Seu João de Deus é um personagem que se predispôs a nos contar um pouco de sua casa, trazendo uma perspectiva de algo muito corriqueiro no bairro de Santa Tereza, que são os fundos das casas que escondem segredos e histórias. Além de apresentar ao público detalhes como o quintal repleto de plantas bem cuidadas, a iniciativa vai permitir trazer para fora o que se esconde nos barracões de Santa Tereza.

Circuito TAU 2022  3ª Edição

Bar do Chico – Rua Conselheiro Rocha,1605, Santa Tereza

Barbearia Barber King – Rua Mármore, 91, Santa Tereza

Bar dos Amigos – Rua Pouso Alegre, 2913, Loja A, Horto

Bosque do Chico – Rua Conselheiro Rocha, 1605, Santa Tereza

Casa Circo Gamarra – Rua Conselheiro Rocha, 1513, Santa Tereza

Eskina do Colombo – Rua Mármore, 418, Santa Tereza

Praça Duque de Caxias – Localizada no cruzamento das ruas Mármore, Estrela do Sul e Tenente Vitorino, Santa Tereza

Muro da Vila Dias – Associação Esportiva Santa Tereza (AEST) – Rua Conselheiro Rocha, 1605, Santa Tereza

Projeto Iluminando o Patrimônio Social

Casa do Seu João de Deus – Rua Mármore 41 A, Santa Tereza

Cine Santa Tereza – Rua Estrela do Sul, 89, Santa Tereza

Circus Arte e Gastronomia – Rua Hermílio Alves, 437, Santa Tereza

Le Banquet da Loucura – Praça Duque de Caxias, 316/322, Santa Tereza

Paróquia de Santa Teresa e Santa Teresinha – Praça Duque de Caxias, 200, Santa Tereza

SERVIÇO
 TAU – Território Arte Urbana
Execução das obras: 22 a 31 de julho
Mostra aberta ao público: 31 de julho a 11 de setembro
Instagram: @territorioarteurbana
Facebook: https://www.facebook.com/tauterritorioarteurbana
Mais informações no site: www.territorioarteurbana.com.br

*Gratuito

Anúncios