Que graça? Novo single de Patrícia Amaral - Santa Tereza Tem
Logo

Que graça? Novo single de Patrícia Amaral

Nova canção de Patrícia Ahmaral coloca à baila a desigualdade social. A música fica disponível nesta sexta, 29/4

A cantora e compositora belo-horizontina Patrícia Ahmaral lança o single “Que graça?”, nesta sexta-feira, dia 29/4, nas plataformas digitais. A canção faz parte do seu primeiro álbum autoral ainda sem data para o lançamento. A música coloca à baila a observação do mundo atual que é pautado na desigualdade social. “Até quando vamos colocar a cabeça no travesseiro e dormir tranquilamente, sabendo que milhões de pessoas no mundo vivem em estado de miséria? É muita loucura”, diz. “Que graça?” tem produção musical de Fernando Nunes e alia mpb ao pop, em sonoridade que mescla camadas rítmicas diversas, sugerindo samba, maracatu, baião, hora de maneira mais sutil, hora mais explícita. Link para o pré-save (ouça, a partir de 29/04) https://found.ee/presavePatricaiAhmaral_QueGraca. Link para o teaser: https://youtube.com/shorts/KSQKMJw7fyY?feature=share.

PATRICIA AHMARAL crédito Kika Antunes TorquaTotal

Nos versos da canção, Patrícia Ahmaral coloca importantes questões como “que graça que tem/ quem tem quem não tem nesse mundo?”. E finaliza em primeira pessoa, em inglês: “my white problems/your black pain”. Numa alusão a “White people problems”, expressão que surgiu recentemente referindo-se ao que seria as “questões banais”, “de pouca relevância”, atribuídas ao universo de pessoas de classes mais favorecidas e de pele branca, em contraponto, a “black pain”, outra expressão cunhada recentemente, mas tentando delinear a dor profunda das pessoas de pele negra, em decorrência da marginalização social e discriminação racial histórica que sofrem.

“Que graça?” é uma canção em que a compositora sai da zona de conforto para entender e reconhecer seu local de privilégio de mulher branca. “Não há mais espaço para a neutralidade. Precisamos reconhecer os privilégios herdados nesse lugar da pele branca e assumir a responsabilidade histórica que temos sobre essa faceta vexatória e terrível da sociedade que criamos, que joga seres-humanos na escória e naturaliza isso”, observa.

“Que Graça?” foi mixada por André Cabelo e conta com os músicos Bruno Santos na percussão, Fernando Nunes no violão, no baixo fretless e nas programações eletrônicas, e Rafael Mandacaru no theremin. As percussões dialogam com as programações eletrônicas, violão de sete cordas e o contrabaixo fretless, gravados por Nunes. Toda música é permeada pelos sons melodiosos e por vezes dramáticos de um theremin.

Figura conhecida da cena musical belo-horizontina, Patrícia Ahmaral iniciou sua carreira nos anos 1990, e sempre foi identificada como intérprete. A artista chegou a gravar algumas canções de sua autoria como o samba “A Outra Beleza”, parceria dela com e Renato Villaça, em seu segundo álbum, o “Vitrola Alquimista” (2004), registrada com as luxuosas participações de Jards Macalé e Sérgio Pererê. Foi no período da pandemia, que surgiu o desejo de compartilhar mais amplamente as músicas que têm nascido de sua lavra para dar origem a seu primeiro álbum autoral.

Sobre o trabalho de Patrícia Ahmaral

Ainda sem data de lançamento, o novo álbum de Patrícia Ahmaral será totalmente autoral. O primeiro single, intitulado “Tirania”, foi lançado em setembro de 2021. Agora, saí para contemplação do público a canção “Que graça?” e em maio está previsto o lançamento da faixa “Frida”.

No segundo semestre de 2022, a cantora lançará o tributo ao poeta piauiense Torquato Neto, cujo sua morte completa 50 anos. Estarão no disco canções escolhidas à dedo como parcerias de Neto com autores como Gilberto Gil, Caetano Veloso, Edu Lobo, Paulo Diniz, Geraldo Azevedo, Carlos Pinto, Zeca Baleiro, Chico César, entre outros. Este projeto está sendo gravado através de recursos da Lei Aldir Blanc – editais Minas Gerais.

Destaques na carreira de Patricia estão as gravações da canção “Xica Rainha”, abertura da novela “Xica Da Silva”, e ao tema “Quenda”, do personagem principal, na trilha sonora de Marcus Viana para a trama exibida pela Rede Manchete de Televisão, no final dos anos 90. Mais informações sobre a cantora podem ser acessadas no link https://patriciaahmaral.com.br/

Serviço
Lançamento do single “Que graça?”, de Patrícia Ahmaral

Data: 29 de abril, sexta-feira
Local: plataformas de streaming
Sobre Patrícia Ahmaral: https://patriciaahmaral.com.br/

Anúncios