Aula gratuita com Leonardo Boff - Santa Tereza Tem
Logo

Aula gratuita com Leonardo Boff

“A vida tem momentos de sombra e de luz, mas são sempre chances de crescer e irradiar” – Leonardo Boff

Dia 17 de fevereiro (quinta-feira), às 20 horas (horário de Brasília), o grande teólogo brasileiro Leonardo Boff estará ao vivo para uma aula gratuita: AS VIRTUDES FUNDAMENTAIS NO NOVO TEMPO PÓS-PANDEMIA. O encontro terá a mediação de Eduardo Moreira, palestrante e escritor. Para garantir sua vaga clique aqui.

Durante a aula Leonardo Boff vai demonstrar quais serão as práticas indispensáveis que devemos assumir, se quisermos garantir um futuro aceitável para todos. Ele defende que o caminho certo a seguir é em direção a uma biocivilização, isto é, um sistema civilizatório que não prime pela economia e o lucro, mas pela vida, simplesmente. A política e a economia devem existir apenas como elementos de influência da vida, ou seja, estar a serviço dela.

Temos um imenso desafio pela frente, que é o de “trabalhar um novo modelo”, a fim de unificar a ciência, a ecologia, a teologia e todas as áreas que estiverem de fato intencionadas em promover mudanças em prol de um mundo melhor, segundo ele.

Em seus discursos, Boff enfatiza o que deveríamos ter aprendido antes dessa pandemia: que somos partes de uma Terra-mãe, a qual deixamos de respeitar, de cuidar e de sermos gratos pela riqueza que ela graciosamente nos concede na forma de biodiversidade, que nos fornece os elementos naturais indispensáveis à nossa existência no planeta.

Leonardo Boff

Leonardo Boff (1938) é teólogo, escritor e professor e um dos maiores representantes da Teologia da Libertação, corrente progressista da Igreja Católica. Catarinese, é neto de imigrantes italianos, da região de Vêneto, que vieram para o Brasil no final do século XIX.

Fez seus estudos em sua terra natal, em Rio Negro no Paraná e Agudos em São Paulo. Cursou Filosofia em Curitiba e Teologia em Petrópolis, no Rio de Janeiro. Em 1959 ingressou na ordem dos Frades Menores, sendo ordenado sacerdote em 1964.

Em 1970 doutorou-se em Filosofia e Teologia pela Universidade de Munique na Alemanha. Ao retornar ao Brasil ajudou a consolidar a Teologia Cristã nascida na América Latina após a reunião do Concílio do Vaticano III.

Foi professor de Teologia e Espiritualidade em diversos centros de estudo. Foi professor-visitante nas universidades de Lisboa em Portugal, Salamanca na Espanha, Harvard nos EUA, Basel na Suíça e Heidelberg na Alemanha.

Anúncios