Movimento Musical Além das Montanhas - Santa Tereza Tem
Logo

Movimento Musical Além das Montanhas

Um super evento de educação musical online gratuito, idealizado pelo músico Toninho Horta, irá homenagear os 50 anos do Clube da Esquina, comemorados em 2022.

O Movimento Musical Além das Montanhas (MMAM) será realizado de 23 a 30 de janeiro com 23 vídeo aulas de instrumentos, harmonia, arranjo e improvisação, e atividades diversas como mesas redondas, depoimentos, shows didáticos, depoimentos, entrevistas e apostilas em PDF.

As inscrições já estão abertas e quem quiser participar, seja músico ou interessado em música, pode se inscrever até dia 21/01/22, por meio do site www.alemdasmontanhas.org.br

O evento é promovido pelo Instituto Maestro João Horta, dirigido por Toninho Horta, com patrocínio da Anglo América, e tem por objetivo divulgar a música mineira, preservar e resgatar a sua história.

Sobre o Movimento

O evento de âmbito nacional é dirigido para músicos iniciantes, estudantes de música, músicos amadores e profissionais, cantores e grupos de todos os gêneros, maestros de bandas e corais.

 Em mais de 50 anos de carreira com muitos discos gravados e turnês com artistas de vários países e estilos, Toninho Horta comenta que no “MMAM, expresso minha missão de passar para as pessoas da importância de cuidar da música de qualidade através da educação, da pesquisa, catalogação e memória”.

Toninho Horta – Foto: Eliza Peixoto

O artista, importante personagem do Clube da Esquina, explica que “O MMAM social nasceu da parceria com a empresa AngloAmerican que acreditou no meu sonho de construção e preservação da natureza e nossas riquezas às artes que ditam o futuro nesse tempo maluco que vivemos”.

“E considero de suma importância para todos nós, e para mim, uma grande oportunidade de evoluir a inspiração, visão e dedicação através do amor pela música. Sinto grande orgulho de poder contribuir com a cultura e a música brasileira aqui e no mundo”, finaliza ele.

E Toninho Horta complementa “desde cedo ganhei o incentivo dos músicos e mestres mais velhos, o que me fez crescer com humildade e vontade de ser como eles, de passar para a frente nosso aprendizado, nossa luta e conquistas. Assim, sempre procurei dividir os “louros” com meus parceiros e desenvolvi o instinto de compartilhar, ser atento e aprender e criar laços de amizade eternos. Vida e música pra mim são uma coisa só e não sei se viveria sem os sons de cordas e flautas, das guitarras e baterias”.

Contribuição documental

Vários expoentes históricos do movimento Clube da Esquina participam evento, como Beto Guedes, Wagner Tiso, Robertinho Silva, Nivaldo Ornelas, Tadeu Franco e Nelson Ângelo.

 E Toninho Horta faz um pedido especial a todos os artistas, músicos, produtores e gestores de cultura e fãs em geral: “Para enriquecer nosso projeto MMAM e tempo divulgar a música e a arte mineira para o mundo, peço que nos enviem, por gentileza, quaisquer informações sobre a música mineira, do barroco ao cenário atual e de qualquer vertente nos formatos: vídeos musicais, documentários, publicações, partituras, apostilas, métodos, livros biográficos ou de Pesquisa, teses de Mestrado e/ou Doutorado, CDs e DVDs, artigos, textos e entrevistas e links gerais”.

 O material deve ser enviado para os e-mails: pesquisamusicalimjh@gmail.com ou institutojoaohorta@gmail.com

Para se inscrever, conhecer a programação, acessem o site do evento

Anúncios