Projeção Viva JK + CURA - Santa Tereza Tem
Logo

Projeção Viva JK + CURA

Projeção Viva JK + CURA – Circuito Urbano de Arte neste sábado (23/10)

A 6ª edição do CURA -Circuito Urbano de Arte está acontecendo na Praça Raul Soares, no coração de Belo Horizonte. O novo território abriga também o maior monumento modernista de Minas Gerais: o edifício JK. Projetado em 1952 por Oscar Niemeyer, é composto por área comercial e duas grandes torres residenciais, que se destacam na paisagem da capital mineira. No próximo sábado (23/10), às 19h, essa imagem se tornará ainda mais icônica. Uma das fachadas do edifício receberá uma intervenção em forma de projeção pelo Coletivo JK. Uma obra do artista Eder Santos, parte da programação do CURA.

A projeção relembra a forma como a Raul Soares foi e é um espaço em disputa, que hoje se estabeleceu como um importante território de convivência LGBTQIA+. Uma história que deve ser contada, pois é necessário lembrar do combativo passado de uma militância que não se deixou abater pelo preconceito.

A projeção, que será dirigida pelo videoartista Eder Santos e seu sócio, Barão Fonseca, sobrepõe as representações negativas das pessoas LGBTQIA+ a fotografias de mulheres trans e travestis, que, orgulhosas de ser quem são, posaram para as lentes do fotógrafo Lucas Ávila ou se autorregistraram, como no caso de fotografias do acervo da militante Anyky Lima, uma das principais vozes da militância travesti e transexual em Minas Gerais que morreu em março deste ano e que agora será merecidamente homenageada.

Assim como Anyky, todas as outras pessoas fotografadas representam ou são descendentes do ancestral ativismo por reconhecimento da própria identidade, sendo entidades da comunidade queer belo-horizontina.

O trabalho de design será feito pelo artista gráfico Fred Birchal, apaixonado por arquitetura e urbanismo, morador do JK desde 2019.

Ficha técnica
Direção – Éder Santos e Barão Fonseca
Diagramação – Fred Birchal
Grafismos – Alexande Perocco
Argumento e produção – Coletivo Viva JK
Imagens gentilmente cedidas por: Barão Fonseca, CURA, Leonardo Barcelos, Lucas Ávila, Luis Morando, Trem Chic Vídeo
Agradecimentos: On Projeções, Gildo, Sheila

SERVIÇO:
O que: Viva JK projeta um vráááá na Raulzona
Quando: Sábado, 23 de outubro de 2021, às 19h.
Onde: na empena da torre B do edifício JK, e nas redes sociais do Viva JK e do CURA. – Gratuito.
https://www.instagram.com/cura.art
https://cura.art

Anúncios