Exposição Pinceladas Poéticas no Ajê Bristrô - Santa Tereza Tem
Logo

Exposição Pinceladas Poéticas no Ajê Bristrô

Exposição Pinceladas Poéticas no Ajê Bristrô em Santa Tereza, a partir do dia 21/10, comemora centenário de Clarice Lispector

“Há um livro em cada um de nós, dizem”, segundo Clarice, no seu romance, Um Sopro de Vida e há um pouco dela nas pinturas dos 36 artistas que criaram os trabalhos da mostra. Pinceladas Poéticas – Clarice Lispector 100 anos é uma mostra itinerante, que será aberta dia 21 de outubro no Ajê Bistrô Bar, uma mistura de gastronomia e arte.

 ‘Pinceladas Poéticas traz a visão de 36 pinturas de artistas diversos que se debruçaram sobre a obra da escritora para mostrar em sua arte o legado que ela deixou na literatura brasileira.

Segundo o curador da exposição, Luiz Otávio Brandão, tendo Clarice como tema, os artistas tiveram liberdade, para mostrar em suas pinturas toda a força da palavra escrita pela autora.

As obras são dos seguintes artistas: Aline Guerra, Ashti Kubitschek, Carlos Bracher, Carlos Florenttini, Cely Ferreira, Clara Pinto Coelho, Cristina Coelho, Demogolet, Dulce D`Assunção, Eri Gomes, Fátima Miranda, Gislaine Colombine, Graça Malveira, Hildegard Muggler, Iara Abreu, Isaac Saldanha, Lorena Mascarenhas, Luiz Pêgo, Luiza Drummond, Luzida, Manoel Teixeira, Mara Ulhôa, Maria Eugênia Simões, Maria Luiza Torres, Marina Alves, Mila Castanheira, Miran, Ornelas, Pedro Pansica, Regina Albergaria, Regina Moraes, Renato Falcci, Santto, Selma Wissman.

Sobre a escritora

Clarice Lispector, nascida Chaya Pinkhasivna Lispector, foi uma escritora e jornalista brasileira nascida na Ucrânia. Autora de romances, contos, e ensaios, é considerada uma das escritoras brasileiras mais importantes do século XX e a maior escritora judia desde Franz Kafka.

Chegou ao Brasil com apenas dois meses de idade em Maceió, Alagoas, indo depois, ainda na infância para a cidade de Recife. Aprendeu a ler e escrever muito nova e logo começou a escrever pequenos contos. E não mais parou. Foram 18 livros, além de seus trabalhos como jornalista em vários jornais do país.

Clarice Lispector

Em 1977, ano de sua morte, ela escreveu Hora da Estrela, sua última obra publicada em vida, onde conta a história de Macabéa, uma moça do interior em busca de sobreviver na cidade grande.

A versão cinematográfica desse romance, dirigida por Suzana Amaral em 1985, conquistou os maiores prêmios do festival de cinema de Brasília e deu à atriz Marcelia Cartaxo, que fez o papel principal, o troféu Urso de Prata em Berlim em 1986.

Gastronomia, arte em um só lugar

O Ajê Bistrô Bar uma mistura bem-feita de gastronomia com cardápio inovador, exposição de arte, música e um lugar sossegado e aconchegante..

Dirigido pelo Chef David, um apaixonado pela arte, o local é um ponto de exposição permanente de renomados e novos artistas, e seu pequeno palco recebe músicos nos finais de semana e apresentações da cultura popular, dependendo do tema do menu, que varia desde comidas típicas brasileiras à uma culinária mais requintada de outros países.

O Ajê como diz o seu lema é mais que um bistrô, é um estilo.

Serviço
Exposição Pinceladas Poéticas – 100 anos de Clarice Lispector
Data: Abertura 21 de outubro
Local: Ajê Bistrô Bar – Rua Dores do Indaiá, 96 – Santa Tereza

Visitação: gratuita

Anúncios