Grupo Armatrux celebra 30 anos - Santa Tereza Tem
Logo

Grupo Armatrux celebra 30 anos

Grupo Armatrux celebra 30 anos com apresentações gratuitas de espetáculos além de lançamento virtual de documentário

Itatiaiucu_MG, 01 de agosto de 2014 Armatrux_Oficina e espetaculo Exposicao de fotos e espetaculo do armatrux Foto: RAFAEL MOTTA / NITRO

Depois de longa espera, no dia 23 de outubro (sábado), a partir das 17h, o Grupo de Teatro Armatrux abre as comemorações de seus 30 anos com a presença do público e de artistas convidados, como Rodrigo Negão, o bonequeiro Eduardo Félix (Cia. Pigmaleão) e o DJ Vinny Brown. A programação segue até às 21h e traz espetáculos, lançamento virtual de documentário, muita música e, como toda festa mineira, o bar da Toninha Utópica Marcenaria funcionando com cerveja gelada e cardápio exclusivo para o evento. Toda programação acontece dentro dos protocolos vigentes, no Jardim do C.A.S.A – Centro de Arte Suspensa e Armatrux (Himalaia, 69 – Nova Lima), com acesso gratuito. E até dezembro, os festejos de três décadas continuam apresentação do espetáculo Tchácht, no dia 6 de novembro (sábado), no Teatro do C.A.S.A, mediante retirada de ingressos gratuitos pelo Sympla, e ainda, a estreia virtual de websérie inspirada no espetáculo Nightvodka. Este projeto tem patrocínio da Cedro Mineração, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e realização do Ministério do Turismo, por meio da Secretaria Especial de Cultura e do Governo Federal.

Desde a fundação em 1991, o Armatrux é responsável pela criação 21 espetáculos, além de 3 curtas metragens e 1 exposição interativa. O grupo já se apresentou em 8 países, em todos as regiões brasileiras e em mais de 60 cidades do interior de Minas Gerais, totalizando um público de mais 600 mil pessoas em suas apresentações e oficinas, voltadas para adultos e crianças.

No sábado da abertura (23.10), o multiartista e referência na cena negra da capital, Rodrigo Negão, dá as boas-vindas ao público e comanda a festa como mestre de cerimônias.. Às 17h30 é a vez de outro parceiro da trupe, o bonequeiro, cenógrafo e fundador da Cia. Pigmaleão, Eduardo Félix, que apresenta o espetáculo “Seu Geraldo”. Em cena, três bonecos: o violeiro e cantor Geraldo, de 73 anos, que gosta de contar casos, ao lado da namorada Dona Catarina, de 81, e de Ana, sua irmã, relembram músicas antigas e surpreendem pela escolha do repertório.

Logo depois, às 19h, a companhia mineira apresenta um de seus trabalhos mais conhecidos, “Armatrux, A Banda”. Uma banda de bonecos formada por quatro músicos de universos distintos e uma convidada especial, a pianista Mafalda Jackson, compõem o espetáculo, com direção musical e trilha sonora de John Ulhoa (Pato Fu) e Bob Faria. E no mesmo dia, às 21h, estreia nas redes sociais da companhia o documentário “Armatrux A Banda (Novo Show), dirigido pelo parceiro Macau Digital, com participações dos artistas Maurício e Júlia Tizumba. A produção traz o processo de criação do novo espetáculo do grupo, que estreia em breve.

Nova Lima, 24 de julho de 2014 Imagens de divulgacao do novo espetaculo THACHT do Grupo de Teatro Armatrux, com direcao de Eid Ribeiro. Foto: Bruno Magalhaes / NITRO

As comemorações do grupo seguem até o fim do ano. No dia 6 de novembro, sábado, tem mais apresentação para o público, dessa vez de “Thácht” – tragicomédia musical vencedora em 2018 do Prêmio Sinaparc de Melhor Ator que traz no elenco Cristiano, Rogério Araújo, Tina Dias e, no lugar do ator Dudu Machado, Dolly Piercing, atriz há mais de 30 anos, drag queen e a primeira drag cantora de Belo Horizonte.

Em dezembro, o grupo estreia, no Youtube, uma websérie em três episódios, que propõe releitura do espetáculo Nightvodka – escrito e dirigido por Eid Ribeiro. Cada capítulo traz o olhar de um dos personagens sobre a obra. “Nightvodka é uma reflexão sobre o humano, a existência a pequenez e as impossibilidades: do encontro, do afeto, da casa, da vida. Num momento em que um vírus coloca toda a humanidade em risco, uma pergunta contemporânea na mesma medida atemporal nos move: esse vírus que apontamos, não é, em verdade, nascido de nós?”, reflete Raquel Pedras.

SERVIÇO
Dia 23 de outubro, sábado – 17h às 21h

Mestre de cerimônia o ator e palhaço Rodrigo Negão
17h30 – Espetáculo Seu Geraldo com Eduardo Félix (Cia. Pigmaleão) – 17h30
19h – Espetáculo Armatrux A Banda – 19h
17h às 21h – Bar da Toninha Utópica Marcenaria e DJ Vinny Brown
Acesso gratuito | (Local: Jardim do C.A.S.A.)
21h – Exibição do documentário Armatrux A Banda (novo show)
No Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCiLjEjhv4QHUBaM7XWaKziw
Dia 6 de novembro, sábado – 19h
Espetáculo Thácht
Retirada de ingresso gratuito no Sympla (sujeito à lotação).
(Local: Teatro do C.A.S.A.)
Em dezembro 2021
Exibição do primeiro episódio de Nigthvodka
No Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCiLjEjhv4QHUBaM7XWaKziw

VÍDEOS:
Espetáculo Tchácht
https://www.youtube.com/watch?v=UmV68fBe040
Espetáculo Armatrux A Banda
https://youtu.be/T4tWoqOMTF0
https://youtu.be/YM6vLTkg3MM

Anúncios