Exposição virtual “Figurações: imagética religiosa no Acervo Artístico UFMG” - Santa Tereza Tem
Logo

Exposição virtual “Figurações: imagética religiosa no Acervo Artístico UFMG”

Procissão fluvial, de José Luiz Soares

Exposição virtual sobre arte de motivo religioso faz parte das comemorações do centenário da Cúria Metropolitana de Belo Horizonte

“Se é função universitária também inquirir a cultura na qual se inclui, excluir o âmbito religioso seria tão somente impossível”, afirma o texto que introduz a exposição virtual Figurações: imagética religiosa no Acervo Artístico da UFMG, que será inaugurada nesta terça, 24 de agosto, durante evento em comemoração ao Jubileu da Cúria Metropolitana de Belo Horizonte. Denominado Arte e devoção: o sagrado sob o olhar diverso da Universidade, a live será transmitida a partir das 15h, pelo canal no YouTube da Diretoria de Ação Cultural da Universidade Federal de Minas Gerais (https://www.youtube.com/culturaufmg). A programação contará também com uma conferência, concerto do Ars Nova-Coral da UFMG e uma mesa-redonda que apresentará o percurso expositivo da mostra.

Idealizada em formato virtual, Figurações reúne cerca de cem obras que abordam a temática religiosa, selecionadas a partir do rico patrimônio artístico da UFMG. “Aproveitamos a ocasião dos cem anos da Cúria Metropolitana para revolver nosso acervo e extrair dele uma experiência plural sobre o universo imagético do cristianismo”, afirma o diretor de Ação Cultural da UFMG (DAC), Fernando Mencarelli, referindo-se ao Acervo Artístico da UFMG, que reúne mais de 1.700 obras.

Detalhe da escultura São João Batista séc XVIII – coleção Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade Foto Alberto Lopes

Por meio do ambiente virtual da mostra, desenvolvido pelo doutorando da Escola de Belas Artes Pedro Veneroso, o visitante poderá apreciar um conjunto de pinturas, esculturas, gravuras e objetos produzidos em diferentes contextos e que atualmente se localizam na Reserva Técnica do Espaço Acervo Artístico da DAC, no Campus Cultural UFMG em Tiradentes e em outras unidades da universidade. As obras datam dos séculos XVI ao XX e foram organizadas numa narrativa expositiva, que propõe quatro eixos de interpretação: A devoção e o templo; O povo, o rito, a festa; Os modernos e o substrato religioso; A igreja e a montanha. Também será possível navegar por textos escritos por convidados especiais, que revelam aspectos do contexto simbólico e de produção dessas obras.

Ao todo, mais de 30 pessoas participaram do trabalho investigativo e de montagem da exposição, incluindo uma série de vídeo-entrevistas que serão disponibilizadas nos próximos meses, um catálogo e intervenções audiovisuais que acontecerão em Tiradentes e na fachada digital do Espaço do Conhecimento UFMG. Todos esses conteúdos permitem entrever como o fenômeno da religião é constitutivo das mais diversas expressões da nossa sociedade.

PROGRAMAÇÃO
15h – Abertura
15h30 – Conferência Magna Um vínculo com o passado: pérolas da arte e devoção na Arquidiocese de BH – Adalgisa Arantes Campos
16h25 – Concerto do Ars Nova-Coral da UFMG
16h45 – Abertura da exposição Figurações: imagética religiosa no Acervo Artístico da UFMG e mesa-redonda

SERVIÇO
Exposição Figurações: imagética religiosa no Acervo Artístico da UFMG
Dia 24 de agosto (terça), às 15h
No YouTube: https://www.youtube.com/culturaufmg

Anúncios