Grupo Maria Cutia realiza "Mostra Excêntrica" - Santa Tereza Tem
Logo

Grupo Maria Cutia realiza “Mostra Excêntrica”

Maria Cotia Rodrigo Robleño – Objeto da Janela – credito Carla Mesquita.

Grupo Maria Cutia realiza “Mostra Excêntrica” com obras inéditas de palhaçaria para o digital

Primeiro festival on-line da companhia mineira traz cenas inéditas concebidas para o digital, por palhaços convidados e estudantes de palhaçaria, com a temática da excentricidade no cotidiano. As exibições acontecerão de 10 a 24 de maio, sempre às segundas e quintas-feiras, em horários inusitados (às 18h21 e 18h22), pelo Instagram e pelo canal do Youtube do grupo.

O Maria Cutia, grupo de teatro belo-horizontino, criado em 2006, apresenta-se, desde então, em praças, parques e ruas de Minas, do Brasil e do mundo. A partir do dia 10 de maio, segunda-feira, a trupe realiza a primeira edição da Mostra Excêntrica. Idealizado durante o isolamento, o evento traz como tônica a palhaçaria, linha de pesquisa do grupo que, em contexto de pandemia, ganha ainda mais força. O Festival segue até 27 de maio, com oficinas, apresentações e o “Fim de papo” – uma conversa com brinde entre palhaços e o público para encerrar a programação.

As obras serão disponibilizadas sempre às segundas e quintas-feiras, no formato on-line, pelo Instagram @GrupoMariaCutiadeTeatro e pelo canal no Youtube @GrupoMariaCutia.

Durante a Mostra Excêntrica o público terá acesso, sempre às segundas e quintas-feiras, ao Minuto Excêntrico – cenas experimentais com um minuto de duração, feitas por alunos dos cursos online de palhaçaria do Grupo Maria Cutia, que serão exibidas pontualmente às 18h21, no Instagram (@grupomaracutiadeteatro).

A programação do Minuto Excêntrico começará no dia 10 de maio (segunda-feira) com “The Chock”, da Palhaça Brechô (Camila Freire), seguindo pelo dia 13 (quinta-feira) com “Enganei uma boba na casca do ovo”, da Palhaça Generosa (Dôte Furtado), dia 17 (segunda-feira) com a Palhaça Neve (Renata Safe), dia 20 (quinta-feria) com o Palhaço Bertulino (Leonardo Alcântara), e dia 24 (segunda-feira) com “O Natal Solitário de Catatau”, do Palhaço Catatau (Paulo Rezende).

No mesmo período – de 10 a 24 de maio -, porém no minuto seguinte – às 18h22, palhaças e palhaços convidados, vindos de Minas e São Paulo, apresentam o Cenas em Casa, que será exibido pelo canal no YouTube da companhia (youtube.com/grupomariacutia). A proposta é oferecer ao público um cardápio de obras inéditas (entre 5 e 10 minutos), concebidas especialmente para a Mostra por artistas, como Rodrigo Robleño (BH) e Thainá Rodrigues (MG), que utilizam a casa como ponto de partida.

Os trabalhos previstos para o “Cenas em Casa” são “Temperatura Máxima”, do Palhaço Toninho Caetano (Kauê Rocha), no dia 10 de maio (segunda-feira), “Telemarquetim Caseiro”, da Palhaça Ricota (Thainá Rodrigues), no dia 13 (quinta-feira), “Plano Baixo”, da Palhaça Julieta (Julia Mendes), no dia 17 (segunda-feira), “Estopim da Terra”, da Palhaça Estopim (Malu Grossi Maia), no dia 20 (quinta-feira), e “Um palhaço objetivo”, do Palhaço Viralata (Rodrigo Robleño), no dia 24 (segunda-feira).

OFICINAS DE PALHAÇARIA
Quem conhece o Grupo Maria Cutia sabe que a palhaçaria é um dos pilares da companhia. Na pandemia, esse mote ganhou ainda mais força entre os cursos que eram oferecidos na Toca da Cutia. “Podemos dizer que o Maria Cutia está pautado em três matrizes: a música (ao vivo), as máscaras expressivas e a palhaçaria.

“FIM DE BAPO” – ENCERRAMENTO DA MOSTRA
A Mostra Excêntrica será encerrada no dia 27 de maio, quando o Maria Cutia e artistas convidados se reúnem para uma conversa descontraída e um brinde entre palhaços, ao vivo, pelo canal no Youtube da companhia @GrupoMariaCutia.

GRUPO MARIA CUTIA DE TEATRO
Companhia de teatro que nasceu em Belo Horizonte, em 2006, e desde então apresenta seus espetáculos em praças, parques e ruas de Minas Gerais, do Brasil e do mundo. Em 2019, o Grupo Maria Cutia estreou o espetáculo AUTO DA COMPADECIDA, de Ariano Suassuna com Gabriel Villela e tem ativos em seu repertório tres espetáculos de teatro de rua (também possíveis de serem encenados em palcos de teatros), dois shows cênicos e um espetáculo de palco, solo do ator Leonardo Rocha, com direção de Eduardo Moreira.

SERVIÇO
Grupo Maria Cutia realiza a MOSTRA EXCÊNTRICA
De10 a 27 de maio
Cenas experimentais + Oficina + Bate-papo de encerramento “Fim de papo”
Instagram @GrupoMariaCutiadeTeatro e Youtube @GrupoMariaCutia , às 18h22.

Anúncios