Espetáculos circenses da Artinerant’s - Santa Tereza Tem
Logo

Espetáculos circenses da Artinerant’s

Espetáculos circenses Vizinhos, Balbúrdia e Cachimônia

A partir deste mês será possível conferir e se divertir com os espetáculos do Artinerant’s sem sair de casa. Maíra Campos e Daniel Pedro, que formam o Artinerant’s, grupo que está completando 7 anos de estrada, irão apresentar Vizinhos, Balbúrdia e Cachimônia este mês e em junho, julho e agosto no canal do Youtube do grupo.

A série começa na próxima sexta feira com Vizinhos (7 de maio), e é seguida por Balbúrdia (14 de maio) e Cachimônia (21 de maio). Poderá ser vista às 20h no Youtube. Inscrições acesse: https://www.youtube.com/channel/UCyg_cfCbDO0eFDdehmitMtg.

Os três espetáculos, por causa da pandemia, foram gravados em março, sem a presença de público, sob a lona do Circo Zanni, instalada no quilômetro 26 da Rodovia Raposa Tavares.

A formatação adotada para exibir esta Mostra do Repertório de Artinerant’s é resultado de adaptação de um projeto aprovado no ProAC Expresso da Lei Aldir Blanc, que iria realizar circulação documentada dos espetáculos em cidades do interior de São Paulo. Por causa pandemia, as apresentações presenciais foram suspensas. Foi então que o grupo optou por gravar os espetáculos para levá-los ao público por meio do YouTube.

Vizinhos: flerte com o surrealismo
Criada em 2013 por Maíra Campos e Daniel Pedro, artistas que trabalham juntos desde 2003 no Circo Zanni, Vizinhos é a primeira montagem do Artinerant’s. O espetáculo apresenta o cotidiano de um homem e uma mulher no qual objetos domésticos se transformam e ganham novas funções. Como no caso de um sofá que se ‘transforma’ em um trampolim para os saltos do acróbata ou de um varal que vira um fio para o caminhar e o trocar de roupa da equilibrista em metáfora do dia a dia. Um flerte com o surrealismo.

Balbúrdia: com a macaca no castelo de madeira
Em Balbúrdia, por meio da arte circense são apresentadas as relações de um casal, que inventa e reinventa suas narrativas. O espetáculo expressa situações de ternura e tensão. Em uma das cenas, o homem usa uma esmerilhadeira que produz barulho e faíscas enquanto a mulher desce por cordas ao som de música clássica – quase operística. Contraste e confronto. Ao descer das cordas de ponta cabeça ela consegue encontrar o ombro amigo do companheiro de travessia da vida. Em outra cena, a mulher, mais irônica, faz pirraça e fica com a ‘macaca’ diante das peripécias do companheiro. Ele monta um castelo de madeira de equilíbrio tênue que pode desmoronar a qualquer momento, assim como o amor.

Cachimônia: noites de delírio e embriaguez
Cachimônia, o terceiro espetáculo, está relacionado à ‘cachola’ (cabeça). Trata de uma “longa jornada noite adentro” mesclada de embriaguez e delírio. Tem direito a máscara de cabra da personagem interpretada por Maíra Campos, salto alto com lantejoulas em dança de Daniel Pedro, mãos, braços e cabeças de manequim, fileira irônica de litros de leite de vidro vazios, sob o signo da acrobacia e equilibrismo, com humor e música.
Aliás, um destaque na trilogia do Artinerant’s é a trilha sonora dos três espetáculos: de Summertime, do popular e eterno Gershwin a Piel Canela, do Trio Los Panchos.

Serviço:
Transmissões de espetáculos do repertório
Local: Canal do YouTube:
https://www.youtube.com/channel/UCyg_cfCbDO0eFDdehmitMtg
Espetáculo Vizinhos, dia 7 de maio, às 20 horas
Espetáculo Balbúrdia, dia 14 de maio, às 20 horas
Espetáculo Cachimônia, dia 21 de maio, às 20 horas
Ingressos gratuitos

Anúncios