Pesquisa Brincar em Casa no CCBB Educativo - Santa Tereza Tem
Logo

Pesquisa Brincar em Casa no CCBB Educativo

Pesquisa Brincar em Casa – Projeto Território do Brincar apresenta pesquisa sobre brincar em casa

No dia 5 de maio, o CCBB Educativo convida Elisa Hornett, Renata Meirelles e Soraia Chung Saura para falar sobre a “Pesquisa Brincar em Casa – Projeto Território do Brincar” como parte da programação do projeto “Transversalidades”. As reflexões cotidianas sobre a mudança da rotina de familiares e crianças será transmitida às 19h, pela plataforma Zoom.

É necessário fazer inscrição prévia no site do Programa para participar do evento ao vivo, que também conta com tradução em Libras.
O ano de 2020 trouxe muitos desafios para famílias e suas crianças: a vida lá fora foi reduzida a uma janela e os ambientes da casa foram os únicos espaços possíveis para o brincar. No entanto, esse também foi um período oportuno para novas descobertas.

Dentro de casa, um brincar espontâneo aconteceu em todos os ambientes e o Projeto de Pesquisa do Território do Brincar foi conhecê-lo a partir de conversas com 55 famílias vivendo em 18 países. A pesquisa gerou um filme e uma série de podcasts que apresentam um recorte sobre o que o brincar diz nestes tempos, e o que poderia dizer, para além de uma pandemia.


Elisa Hornett é educadora e pesquisadora da infância. Atua com crianças na escola Casa Redonda (Carapicuíba, São Paulo), e é pesquisadora do projeto Território do Brincar. É mestra em Ciências Holísticas pelo Schumacher College (Inglaterra) e membro da Schumacher Worldwide Research-in-Action Community, onde atua como pesquisadora desde 2018, sustentada pela fenomenologia e pelos gestos espontâneos das crianças.

Sempre com o brincar em pauta, Renata Meirelles já fez curadoria de exposições, escreveu livros, realizou mestrado em Educação na USP, co-dirigiu e roteirizou o longa-metragem “Território do Brincar”, além de diversos curtas e médias metragens. É coordenadora do Projeto de Pesquisa Território do Brincar, um patrocínio do Instituto Alana e co-idealizadora do Projeto Bira – Brincadeiras Infantis da Região Amazônica.

Soraia Chung Saura é professora na Escola de Educação Física e Esporte da USP, orienta e leciona nos Programas de Pós Graduação da EEFE-USP (na linha Estudos Socioculturais do Movimento Humano) e também na Faculdade de Educação da USP (na linha Cultura, História e Filosofia da Educação). Dentre seus objetos de investigação estão o Brincar Livre com o Território do Brincar; os Jogos, as Manifestações e Gestos de Comunidades Tradicionais; o Lazer e outros modos de viver a corporeidade em consonância com uma perspectiva decolonial e de ecologia dos saberes.

O Transversalidades traz cursos para professores e educadores, abordando temas transversais aos campos da educação e da arte, conectando questões presentes nas exposições a urgências e reflexões cotidianas. Tem entre seus temas as práticas artísticas e sociais, a memória, a produção de subjetividades, de territórios e de patrimônios.
O curso é ministrado por profissionais convidados de áreas diversas, e sempre conta com intérprete de Libras.

SERVIÇO:
Programa CCBB Educativo – Transversalidades
Pesquisa Brincar em Casa – Projeto Território do Brincar
Com Elisa Hornett, Renata Meirelles e Soraia Chung Saura
Quinta-feira, 5 de maio, às 19h
Transmissão: Plataforma Zoom
Inscrições: www.ccbbeducativo.com
Classificação indicativa Livre – indicado para pessoas acima de 16 anos
Acessível em Libras

Anúncios