Benvinda 25 anos de proteção às mulheres - Santa Tereza Tem
Logo

Benvinda 25 anos de proteção às mulheres

Benvinda 25 anos de proteção às mulheres em situação de violência

Você sabia, que em Santa Tereza, fica o Centro Especializado de Atendimento à Mulher – Benvinda, da Prefeitura de Belo Horizonte? O Benvinda é um dos principais espaços de proteção, orientações, atendimentos e acompanhamento às mulheres em situação de violência.

Criado em 1996, no local são recebidas mulheres a partir de 18 anos, residentes em Belo Horizonte, que sofreram violência doméstica .

Neste período, cerca de 11 mil mulheres já foram atendidas pelo Centro. Daí dá para perceber que o número de agressões às mulheres em Belo Horizonte é absurdamente alto.

Nos últimos anos, o atendimento tem sido ampliado. Em 2018, o Benvinda aumentou o seu corpo técnico em 75%, com novas servidoras, entre psicólogas e assistentes sociais, passando a integrar a equipe da Casa.

O Centro Benvida fica à Rua Hermilo Alves, 34, quase esquina com Contorno, no bairro Santa Tereza. 
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 8h às 18h
Telefones: (31) 3277-4380 / 3277-4379
E-mail: 
[email protected]
Linhas de ônibus: 9103 / 9210 / SC01 / SC03

Funcionamento do Benvida

Quando a mulher, vítima de agressão, chega ao Centro de Referência, é recebida por profissionais, que buscam conhecer a sua história de vida e entender qual  a situação de violência em que ela se encontra.

Depois deste primeiro atendimento, a mulher é acompanhada pelo Benvinda, que vai direcioná-la aos setores que vão melhor auxiliá-la. Se for preciso é encaminhada a outros órgãos públicos, como as Polícias Civil e Militar, Ministério Público, Defensoria Pública, Casa Abrigo Sempre Viva.

A Casa recebe mulheres e seus filhos menores de 18 anos em situação de risco de morte. O endereço é mantido em sigilo e os contatos são realizados apenas pelo Benvinda.

Entre os serviços prestados estão o acompanhamento em delegacias e audiências, auxilio na emissão de documentos e inclusão da mulher em programas de transferência de rendas. Também são realizados atendimentos na área social. Por exemplo, caso a mulher precise retornar a casa de familiares em outra cidade, ela recebe apoio financeiro para a viagem.

Como entrar em contato com o Benvinda 

As mulheres na condição de violência podem agendar horário por telefone ( (31) 3277-4380 ) ou ir direto ao local ( Rua Hermilo Alves, 34 ). Não é necessário que ela tenha feito representação criminal ou boletim de ocorrência. O trabalho realizado é sigiloso e não gera qualquer tipo de denúncia.

O trabalho realizado é sigiloso.
Denuncie a violência contra a mulher. Disque 180.

Informações da PBH

Anúncios