Acidentes nas esquinas de Santa Tereza viraram rotina - Santa Tereza Tem
Logo

Acidentes nas esquinas de Santa Tereza viraram rotina

Acidentes são rotina, mas a BHTrans diz que não há problemas

Parece que virou rotina os acidentes de trânsito nas esquinas de Santa Tereza. Tá certo que a sinalização não está lá essas coisas, apesar da BHTrans dizer o contrário (vide e-mails abaixo), mas os motoristas e motociclistas também estão imprudentes demais.

Na terça, 23, houve mais uma batida no cruzamento da Rua Salinas com a Gabro, o que já deixou de ser novidade, pois já aconteceram vários e só nesse ano já foram dois.

Flávio Bitencourt, que mora próximo do local comenta que “são vários acidentes e reclamações. Essa esquina é um perigo. Já passou da hora de colocar um semáforo nesse local”.

E na quarta-feira, 24, mais um na esquina das Ruas Paraisópolis e São Gotardo e também não foi o único.

Abaixo as fotos dos acidentes que aconteceram entre janeiro e fevereiro deste ano.

Fotos de Cláudia Krautz, Charles Bicalho, Lilia Freitas e Fábio Bitencourt

Associação solicita intervenção no trânsito

Diante dos vários acidentes, o presidente da Associação Comunitária de Santa Tereza, Pedro Barros, fez diversas solicitações à prefeitura para regularizar a sinalização de trânsito em vários trechos do bairro.

Segundo Pedro, foram feitos quatro pedidos de de intervenção nos cruzamentos do bairro: Rua Gabro com Salinas, Ruas Hermilo Alves com Bueno Brandão e Mármore com Ângelo Rabelo. Colocação de quebra-molas na Rua Amianto, já que os veículos descem a toda na via e há duas escolas na rua.

Mas pelo visto, a BHTrans não tem a mesma opinão dos moradores que convivem diariamente com os riscos de atropelamento e das batidas. De acordo com as respostas dadas à diretoria da ACBST, não é necessário repaginar a sinalização do bairro, que na vistoria feita não foi constatado problemas de velocidade e que as esquinas citadas já têm sinalização com placa regulamentando a parada obrigatória e que se os motoristas e motociclistas respeitarem, não há risco de circulação de veículos ou pedestres.

Simples assim, deixa rolar os acidentes, que por enquanto não foram trágicos, com mortes ou ferimentos graves. A prefeitura, por meio da BHTrans vai acontecer coisa pior para agir?

Confira abaixo as respostas enviadas pela BHTrans para Associação Comunitária do Bairro Santa Tereza:

Manifestacao TAG 300103 – BHTRANS

Prezado (a) Senhor (a)

Sua solicitacao foi analisada pela Gerencia de Acao Regional Nordeste-Leste que apresentou a seguinte resposta:

“Informamos que a Rua Hermilo Alves possui sinalizacao que regulamenta a velocidade máxima permitida em 40 km/h e a Rua Mármore em 30 km/h. A Rua Angelo Rabelo está sinalizada com placa regulamentando a parada obrigatória, ou seja, a necessidade da completa imobilização dos veículos antes de ser realizada a transposição do cruzamento. Respeitada a sinalizacão existente, não ha riscos a circulacão, seja de veículos ou pedestres.

Conforme previsto no Codigo de Transito Brasileiro, os veiculos nao podem estacionar a menos de 5 (cinco) metros do alinhamento da via transversal, isso para que seja garantida boa visibilidade para a transposicao da via.

Caso seja presenciado veiculos descumprindo tal regulamentacao, orientamos que o fato nos seja relatado via numero telefonico 156 para que equipes comparecam ao local e adotem as medidas cabiveis.

No momento nao iremos propor intervenções, mas caso futuramente se mostrem tecnicamente necessárias, elas serão realizadas.”

Atenciosamente,

Gerencia de Atendimento ao Usuario
GEATU-BHTRANS

Manifestacao TAG 300075 – BHTRANS

Prezado (a) Senhor (a)

Sua solicitacao foi analisada pela Gerencia de Acao Regional Nordeste-Leste que apresentou a seguinte resposta:

“Informamos que em vistoria, não foi constatada a necessidade de implantação de redutores de velocidade na Rua Amianto. A via está sinalizada com placas que regulamentam a velocidade maxima permitida em 30 km/h, de advertência sobre a existência de área escolar e possui calcadas pavimentadas capazes de possibilitar abrigo e caminhamento seguro aos pedestres.

Somado ao exposto, a via possui forte inclinacao, o que nao confere condicoes para a implantacao do redutor de velocidade, conforme disposto da Resolucao n.o 600 do Conselho Nacional de Transito, que disciplina o assunto.

Manteremos o monitoramento do trecho e constatada a necessidade tecnica de intervencoes, elas serao propostas.”

Atenciosamente,

Gerencia de Atendimento ao Usuario
GEATU-BHTRANS

MANIFESTAçAO TAG 300110 – BHTRANS

Prezado(a) Senhor(a),

Sua solicitacao foi encaminhada para a Gerencia de Acao Regional Nordeste/Leste, que apresentou a seguinte resposta:

“Informamos que a sua solicitação foi analisada pela Gerencia de Ação Regional Nordeste/Leste que, apos realizar vistoria, elaborou Projeto Operacional PO no 26VH-153519T/19 propondo a realização da manutenção da sinalização vertical (placas) e horizontal (pintura) nas aproximações das ruas Gabro e Salinas, incluindo a pintura de faixas destinadas a travessia de pedestres.

Salientamos que a implantacao do referido projeto aguarda a disponibilizacao de recursos orcamentarios, sem previsao de data para execução.

Cabe esclarecer que foi solicitada a Gerencia Regional de Manutencao Leste – GERMA-LESTE a poda das arvores que estao tampando a boa visualizacao da sinalizacao de transito.

Durante vistorias realizadas no local nao constatamos veiculos transitando em velocidade excessiva ou de forma a comprometer a seguranca, mas manteremos o monitoramento a fim de subsidiar futuras intervencoes, se tecnicamente necessarias. Esclarecemos que a Escola Municipal Professor Lourenco de Oliveira nao funciona mais na Rua Gabro.

Agradecemos sua manifestacao, esperamos poder continuar contando com a sua colaboracao para evoluirmos na gestao e melhoria da qualidade do transito da cidade.”

Atenciosamente,

Gerencia de Atendimento ao Usuario
GEATU – BHTRANS

Matérias relacionadas
Acidente na Rua Gabro com Salinas

Mais um acidente em Santa Tereza

Acidente anunciado

Acidentes constantes na Ângelo Rabelo com Mármore

Anúncios