Arco-íris encanta Santa Tereza - Santa Tereza Tem
Logo

Arco-íris encanta Santa Tereza

No final da tarde do dia 23 de fevereiro, terça=feira, depois da chuva forte surgiu um arco-íris resplandecente no céu, como há muito tempo não era visto em Santa Tereza. Encantou muita gente que teve a oportunidade de vê-lo e registrá-lo  pelos celulares. E várias pessoas do bairro enviaram para o Santa Tereza Tem maravilhosas fotos.

Reza a lenda irlandesa que no fim do arco-íris tem um pote de ouro, mas simbolicamente, seria a felicidade ou algo assim. E nosso pote de outro é Santa Tereza, onde mora a felicidade.

Para quem não viu o arco-íris publicamos abaixo uma galeria com as fotos clicadas em vários ângulos e locais, para que vocês se deliciem com essas imagens.

Curiosidades sobre o arco-íris

Cientificamente escrevendo o arco-íris é um arco multicolorido, composto por sete cores, causado pelo fenômeno óptico que, através da refração (dispersão) da luz solar sobre as gotas de água suspensas no ar, forma um espectro de luzes ou cores.

– Mas em torno desse fenômeno natural há várias lendas e histórias, além de ser tema de música, poesias e pinturas.

  • Segundo a mitologia grega, havia uma deusa, chamada Íris, que era considerada a mensageira divina que deixava um rastro multicolorido no céu, daí veio então a palavra arco-íris.

  • De acordo com a bíblia, em Gênesis, quando acabou o dilúvio e Nóe abriu a porta da arca havia uma faixa de cores, em formato de meio círculo, que iria selar a aliança de Deus com os homens, um sinal de paz: “ Será o sinal da minha aliança com a terra e com todos os seres vivos que estão com vocês, para todas as gerações futuras”.

  • Já aquela história de que no fim do arco-iris tem um pote de ouro, vem de uma antiga lenda irlandesa ligada à figura Leprechaun, criaturas mágicas que vivem nos bosques. Se algum dia você encontrar uma delas, deve agarrá-lo com firmeza em suas mãos e não desviar o olhar dele nem por um segundo. Se você piscar, ele vai desaparecer. Mas se você conseguir olhar para ele firmente, em troca da liberdade ele vai revelar onde se esconde o pote de ouro no final do arco-íris.

  • Na cultura Iorubá é também conhecido como mensageiro divino, que corresponde à figura do orixá “Oxumarê”. Ele representa a cobra arco-íris, que traz as características do animal como a mobilidade, agilidade e destreza. Ele mora no céu e viaja através do arco-íris para a Terra. Além disso, ele representa a fortuna, abundância, prosperidade e riqueza que são realizações importantes para o seu povo.Oxumaré é o caminho da felicidade e ele, e outros Orixás podem de ajudar em qualquer que seja o assunto que necessita.
Oxumarê”
  • O físico e matemático, Isaac Newton (1643-1727), identificou apenas cinco cores no arco-íris, mas para fazer analogia com as notas musicais, os sete dias da semana adicionou mais duas: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta.

  • Quem assistiu ao clássico filme  músical o Mágico de Oz (1939), com Judy Garland) deve se lembrar da famosa musica Over the Rainbow, composta por Harold Arlen e a letra é de E.Y. Harburg. Seus versos representam a vontade da adolescente Dorothy fugir da desesperança, passando da tristeza da chuva para além de um arco-íris, um novo mundo “além do arco-íris” (“over the rainbow”). 

Além do arco-íris
Somewhere over the rainbow

Bem alto
Way up high

E os sonhos que você sonha
And the dreams that you dream of

Uma vez em uma canção de ninar, oh
Once in a lullaby, ohAlém do arco-íris
Somewhere over the rainbow

Bluebirds voam
Bluebirds fly

E os sonhos que você sonha
And the dreams that you dream of

Os sonhos realmente se tornam realidade-ooh-ooh
Dreams really do come true-ooh-ooh

Algum dia eu desejo a uma estrela
Someday I’ll wish upon a star

Acorde onde as nuvens estão muito atrás de mim
Wake up where the clouds are far behind me

Onde os problemas derretem como gotas de limão
Where trouble melts like lemon drops

Bem acima do topo da chaminé é onde
High above the chimney tops that’s where

Você vai me encontrar, oh
You’ll find me, ohAlém do arco-íris
Somewhere over the rainbow

Bluebirds voam
Bluebirds fly

E o sonho que você ousa
And the dream that you dare to

Oh por que, oh por que não posso?
Oh why, oh why can’t I?

Anúncios