Passeio pelas ruas de Santê VII - Letra E - Santa Tereza Tem
Logo

Passeio pelas ruas de Santê VII – Letra E

Texto e fotos: Eliza Peixoto
Fonte: Os Caminhos do Bairro Santa Tereza , Luis Góes

Nosso passeio pelas ruas de Santê prossegue, tome seu lugar no bonde Santa Tereza Tem,  porque vamos visitar as ruas começadas pela Letra E: Epidoto, Esmaltina. No próximo tem Estrela do Sul e Eurita

Rua Epidoto

O nome da rua integra aquelas que são denominadas por minerais. A via começa no final da Rua Estrela do Sul e depois de ser interrompida, finda na Avenida dos Andradas, 327. A via e a denominação vêm da da época em que foi criada a planta da cidade, 1895.

É formada por cinco quarteirões, alguns bem extensos,  fazendo esquina com Estrela do Sul, Tenente Durval, Quimberlita. Depois de uma pequena curva corta a Quimberlita e a Mármore, onde fica a Estação do Metrô. Daí segue até a Avenida dos Andradas.

Em quase toda sua extensão ainda há bastante casas, algumas antigas outras mais modernas, e apenas três prédios. Não tem nenhum tipo de comércio e o calçamento de pedras, em alguns lugares tem aquela marca de remendo asfáltico feitos pela Copasa.  É uma rua que o A.R.B.O.R.I.Z.A BH precisa visitar, pois praticamente não há árvores.

No processo de tombamento estão listados os imóveis de números 021; 027; 039; 148; 204.

O que é Epidoto

 A palavra Epidoto é originária do grego epidosis “acrescimento”. Trata-se de um cristal, considerado uma pedra de harmonia e autoconfiança das pessoas, amplia a sintonia espiritual, auxiliando-as a controlar as emoções e é extremamente benéfico nos casos de depressão. De acordo com informações da página Cristais Aquarius acelera os processos de cura do corpo físico e do corpo astral.

Quimicamente trata-se de um silicato básico de alumínio, cálcio e ferro cristalizado, e é frequente nas rochas metamórficas.

Mineral epidoto

Rua Esmaltina

A Lei de origem da via vem da planta da cidade de 1895.  Começa na Rua Pouso Alegre 1718 e termina na Rua Salinas, 1219. É uma ladeira de um só quarteirão bem extenso de calçamento de pedras pé de moleque, que ainda resistem, apesar dos vários remendos asfálticos.

 Comércio é apenas uma antiga casa de massas artesanal, Massas Caseiras Bella Sicilia. São poucos os prédios na via. Um detalhe que chama atenção é que em algumas casas, ainda em seus quintais têm pomar, o que pode ser visto por cima do muro: pés de manga, banana e romã.

O que é esmaltina

É um mineral pouco brilhante, que cristaliza em cubos ou octaedros regulares. De cor acinzentada é uma combinação de cobalto e arsênico, que é usado para fazer esmaltes azuis.

Uma curiosidade é que Esmaltina é também o nome da maior fabricante portuguesa de bicicletas e uma das cinco maiores da Europa, fundada em 1970 em Sangalhos. Exporta mais de 3 milhões de bicicletas desde o seu início, principalmente para a Europa e África.

Matérias relacionadas

Passeio pelas ruas de Santê I

Passeio pelas ruas de Santê II

Passeio pelas ruas de Santê III

Passeio pelas ruas de Santê IV

Passeio pelas ruas de Santê V

Passeio pelas ruas de Santê VI – Letra C

Passeio pelas ruas de Santê VII – Letra D

Anúncios