De volta a Santa Tereza - Santa Tereza Tem
Logo

De volta a Santa Tereza

Diméia, ex-moradora do bairro, nos visita

As pessoas saem de Santa Tereza, mas Santa Tereza permanece nelas, que nem visgo. Assim aconteceu com a Diméia de Oliveira Silva, que depois de longa ausência do bairro, veio visita-lo e relembrar os 21 anos aqui vividos. Ela fez várias fotos, recordando o passado, fazendo uma viagem no tempo.

Nessa visita, com os filhos Diego Francisco e Matheus Vinícius, caminhou por vários locais, que eles conheciam só por histórias. “Agradeço a Deus por esses momentos aqui. Meus filhos puderam conhecer, onde vivi, participando da caminhada, e tirando as fotos”.

Esta Rua é a Estrela do Sul, que era meu caminho de todos os dias. Meu xodó.

Diméia veio morar no bairro ainda bebê e, segundo ela, “apesar de momentos difíceis, pelos quais a família passou, foi aqui que vivi o melhor do meu passado”.

Ela mudou do bairro devido à desapropriação de sua casa, na construção da Via Expressa.  “A gente morava à Rua Conselheiro Rocha, perto da Fábrica de pregos São Lucas.  Ao sabermos da construção da Via Expressa, procuramos a CHISBEL, órgão que cuidou da desapropriação. Tínhamos escritura e logo fomos indenizados. Fomos a primeira família a sair do local. Construímos no bairro Nova Vista.”

Não foi fácil para ela essa mudança. “Chorei muito no dia e durante muito tempo. Só depois de muitos anos, passei de carro pela Via Expressa, e vi a maravilhosa obra que foi feita.”

A caminhada

Diméia conta ter ficado feliz em encontrar o Washington da banca. “Ele é o filho da Cida para quem trabalhei, quando ela estava grávida dele. Fiquei feliz por saber que ela e o esposo estão bem. Ele é uma simpatia. Quando o isolamento passar vou rever a Cida. Se Deus permitir, vamos nos encontrar!

Neste sobrado fui muitas vezes, desde bebezinho. Era a farmácia do Dimas. Fica na Rua Mármore. Chorei muito aí, com medo das injeções, com certeza!

Vejam o Clube dos 50, que nos carnavais fazia muito sucesso. Os bailes eram requintados pelo luxo das decorações e alto nível social dos frequentadores. Olha que lindo ficou depois da restauração!

No coreto, lugar de muitas brincadeiras. escondendo do sol nesse céu de brigadeiro.
Praça Duque de Caxias linda e bem cuidada. Brinquei muito! A linda Igreja de Santa Tereza e Santa Terezinha. Trabalhei na Banca de revista que ficava ao lado da Igreja. Estudei no Colégio Tiradentes que fica em frente. Muitas histórias…

“Nas minhas andanças, encontrei o Sr. Carlos. Ele não é antigo no bairro, mas percebi que ele é muito envolvido com o local, gosta e admira Santa Tereza. Eu tinha uma indicação para almoçar, mas o local estava cheio. Ele me disse que almoçava no Felinos e a comida era boa. Fui lá e não só a comida é boa, como o atendimento foi excelente ! Um abraço Ser Carlos!

Antes de ir embora, uma última olhada. “Esta imagem ficou muitos anos na minha mente. E quando passo na Via Expressa, é ela que eu sempre busco”.

Anúncios