Passeio pelas ruas de Santê V - Santa Tereza Tem
Logo

Passeio pelas ruas de Santê V

Passeio pelas ruas de Santê V – Ruas começadas por C

Dando prosseguimento à Série Passeio pelas ruas de Santê publicamos abaixo curiosidades das Ruas começadas pela letra “C”. São seis ruas e nesta publicações falaremos da Capitão Bragança, Capitão Procópio e Cristal.

Confira as outras publicações

Passeio pelas ruas de Santê I

Passeio pelas ruas de Santê II

Passeio pelas ruas de Santê III

Passeio pelas ruas de Santê IV

Rua Capitão Bragança

O nome da rua no início era Alabandina, sendo trocado para homenagear o Capitão Bragança em novembro de 1938.

Começa na Rua Pouso Alegre, 2929 e finda na Rua Salinas, 2435. Corta a Rua Conselheiro Barbosa, Oligisto e Perite. Logo no final tem um trecho reto e logo depois começa uma grande ladeira, que termina na Salinas, onde fica a Bitaca da Leste.

Nesta mesma esquina com Salinas ficava uma fábrica de roupas de praia (biquines e maiôs) Yole. Vinha gente de todo canto comprar as roupas na época do verão.

Perto da Pouso Alegre tem oficinas automotivas, a antiga Farmácia Moreira, lojinhas, o pequeno Teatro 171, mais acima o tempo da Igreja Metodista.

A rua é composta praticamente por casas mais antigas e ajardinadas. São poucos os prédios. No processo de tombamento estão indicados os seguintes imóveis: de nº 196; 204; 256. É uma rua que precisa de nova arborização.

Quem foi o Capitão Bragança

O então tenente mineiro Benedito Lopes Bragança foi morto na revolta de 1935, na Escola de Aviação Militar em Deodoro, no Rio de Janeiro. Após sua morte foi promovido a Capitão.

Rua Capitão Procópio

É uma via, criada pelo decreto municipal 22, de 12 de junho de 1935, tem um só quarteirão bastante amorrado. Era chamada anteriormente de Peridoto, um tipo de rocha eruptiva granular. Em 1935, recebeu o nome de Capitão Procópio.  Começa na Rua Gabro e finda na curva, que dá início à Rua Ângelo Rabelo, antiga Buritis.

Mirante de onde se tem uma bela vista da Serra do Curral e da linha do Metrô.,

É uma rua sossegada, sem nenhum comércio, composta de casas antigas e três prédios pequenos. No processo de tombamento estão indicados os imóveis de nº093; 101; 109; 132.

O problema que é reclamado pelos morados é o grande número de gatos e cães de rua no local e também o barulho durante a madrugada causado pelo trem de carga da Vale, que faz manobras no ponto que dá de frente para a rua. Como não há nenhum obstáculo, o som do apito, sinos e das rodas nos trilhos chega forte.

Outra coisa é que é uma rua pouco arborizada.

Nessa rua há uma casa bem conservada, construção de 1920, que segundo informações de alguns moradores pertenceu a um casal conhecido como Coronel e dona Zizinha, que doou o imóvel pra Santa Casa.

Casa com parte da fachada preservada

Uma curiosidade é uma residência, em que o proprietário manteve a fachada original e construiu atrás uma nova moradia,no sentido de preservar a história.

No local, bem na curva que faz esquina com a Ângelo Rabelo há um mirante,  nos anos 60/70, segundo o morador Maurício Geleia,  era uma favela morro abaixo e todo mundo acreditava que iam fazer um viaduto ligando o bairro à rua lateral do Hospital Militar do lado do bairro Santa  Efigênia.

Quem foi Capitão Procópio

O 1º Tenente José Procópio Soares morreu, quando foi alvejado por rajada de metralhadora, no início da Revolução de 1930, durante o cerco do 5º Batalhão da Força Pública ao quartel do 12º Regimento de Infantaria do Exército, no bairro Prado. O cerco durou de 3 a 8 de outubro.

Ele residia com a família na então Rua Peridoto, 93. A mudança da denominação da via foi uma homenagem a ele, que recebeu o título de capitão após sua morte. Seu neto, Cláudio Procópio mora ainda hoje no local.

Rua Cristal

A lei de origem da rua data de 1895. A denominação Cristal integra o grupo de ruas com o nome de minerais. Começa na Rua Hermilo Alves, 2013 e finda na Rua Conselheiro Rocha, já na Vila Dias. Corta a Rua Grafito e a Rua Alamandina, ficando bem próxima da Avenida do Contorno. Por isso é uma via de muito trânsito, servindo de entrada para o bairro.

Rua Cristal – muro da Escola Estadual José Bonifácio

Nela está o Ateliê de Cerâmica do internacional ceramista Máximo Soalheiro, onde ele produz e comercializa suas peças. De determinado trecho da via tem-se uma linda vista da Serra do Curral

Máximo Soalheiro em seu Ateliê

Na parte comercial, há um restaurante, um bar e o espaço Vila Albertini, que já causou grande problemas aos moradores da rua devido ao barulho e ao trânsito excessivo dos eventos de grande porte ali promovidos.

Um bom pedaço da rua é ocupado pelo muro da Escola Estadual José Bonifácio e lá também fica a sede da Apae (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) e a escola da instituição. É composta por basicamente casas e dois ou três prédios, sendo um dos maiores do bairro, antes da Lei da ADE.
No processo de tombamento estão indicados os bens de nº021; 029; 108.

O que é Cristal

A pedra de cristal é encontrada em vários formatos, cores e tipos na natureza, variando em razão da época do ano em que se formou. E segundo os estudiosos, as energias que emanam das pedras são capazes de promover mudanças profundas no meio onde se encontram. Por isso é comum que sejam utilizadas para proteção, cura e meditação. Interessante mencionar também o seu uso científico. As energias emitidas pelo cristal de quartzo quando cortado são tão fortes, que essa pedra foi utilizada largamente em estudos com eletricidade.

Anúncios