Célio Balona e Cristóvão Bastos na programação do Memorial Vale - Santa Tereza Tem
Logo

Célio Balona e Cristóvão Bastos na programação do Memorial Vale

Música instrumental de Célio Balona e Cristóvão Bastos integram a programação do #MemorialValeEmCasa

Um show inédito, ao som do acordeom de Célio Balona e do piano de Cristóvão Bastos, está na programação do #MemorialValeEmCasa na próxima quinta-feira, 18 de junho, às 19h, nos canais do Memorial Vale na web. Amigos de longa data, os músicos de reconhecimento nacional vão apresentar um repertório de canções autorais. Nesta semana, oficina de bordado japonês, teatro infantil e atividades educativas também estão no escopo de ações a serem disponibilizadas pelo espaço, que mantém a atuação exclusivamente on line, devido a pandemia do Covid-19.

Todos os vídeos ficam disponíveis pelo canal do Memorial Vale no Youtube e, para melhor localização, foram criadas playlists por temas. Todos os vídeos postados no período de isolamento social também podem ser encontrados para acesso mesmo depois de lançadas na web e estão na playlist “Memorial Vale em casa”. O acesso pode ser feito também pelas redes sociais do Memorial Vale.

Importante destacar que o Memorial Vale está com inscrições abertas, até o dia 30 de junho, para duas convocatórias. Uma para o Projeto Novos Pesquisadores, destinado ao público acadêmico, que tem objetivo de colocar em evidência trabalhos de dissertações e teses defendidas em mestrados ou doutorados, nos últimos cinco anos, nas áreas de Ciências Humanas. Os trabalhos selecionados ganharão uma exposição e os seus autores serão convocados a participar de conversas dentro da programação do Diálogo com Novos Pesquisadores. Serão selecionadas três pesquisas e cada uma receberá o benefício de 7 mil reais. O outro projeto com inscrições abertas é o Educativo Aberto 2020, destinado a estudantes de nível superior, para que apresentem projetos propondo atividades a serem desenvolvidas para o público escolar, pessoas com deficiência, bebês, crianças, adolescentes, adultos e idosos. Os projetos deverão ser elaborados em dupla e precisam ter a duração de cinco meses. Será disponibilizada uma bolsa mensal de 900 reais, para cada integrante da dupla, durante a vigência do projeto que terá início quando o MMGV reabrir as portas ao público. Mais informações e inscrições pelo link: http://memorialvale.com.br/pt/educativo/convocatorias/ .

PROGRAMAÇÃO #MemorialValeEmCasa – 17 a 21 de junho
Nesta quarta-feira (17/06), às 11h, Isabella Brandão, professora de bordado, com mestrado sobre a prática do bordado em Belo Horizonte no século XX, ensina a técnica de bordado japonês, Sashiko, dando continuidade à série “Bordado pelo mundo”. Para a aula são necessários os materiais guardanapo de tecido liso, régua, caneta mágica, linha de meada, tesoura e agulha de bordar.

Na quinta-feira (18/06), às 11h, será postada mais uma atividade do “Educativo em Ação”, uma série de posts que revela um pouco das estratégias de mediação dos educadores do Memorial Minas Gerais Vale. Uma ação que busca ampliar e qualificar o acesso e a vivência museal.

Ainda na quinta, às 19h, está programado o Memorial Instrumental, com show inédito do acordeonista Célio Balona com o pianista Cristóvão Bastos, tocando canções autorais. Célio Balona celebrou, em 2019, 80 anos de vida, sendo mais de 60 de carreira artística. Referência da música mineira, compositor e multi-instrumentista ele dividirá o palco virtual com o amigo, compositor, pianista e arranjador Cristóvão Bastos, que é carioca, filho de mineiros. Ele carrega em seu DNA a música das serestas, já que seu pai era natural de Diamantina. Com mais de 40 anos de carreira, Cristóvão Bastos tem parceria com nomes reconhecidos da música brasileira. Amigos de longa data, juntos prometem um show cheio de emoção e alegria. O show ficará disponível após a estreia na playlist “Shows para curtir em casa”.

Na sexta-feira (19/06), às 10h, o Memorial Vale dedica mais uma canção a outro equipamento do Circuito, na ação criada pela rede Circuito, intitulada “Alegre seu dia com música mineira”, na qual cada espaço dedica uma canção a outro, e todos são contemplados. A ação acontece pelo Instagram.

E na sexta, às 14h, será postada a 12a. foto legenda da exposição Tempo e Patrimônio, desenvolvida pelo Educativo do Memorial Vale. Essa exposição conta a história da edificação desde sua construção até os dias de hoje.

No domingo (21/06), às 10h, será exibido o terceiro e último vídeo do espetáculo “Cantos e Contos das Águas”, com a Cia Pé-de-Moleque. A peça teatral traz os quatro elementos da natureza, tendo a água como um dos símbolos mais representativos. Aqui, o universo das águas é cantado e contado através de lendas, contos, poemas e outros repertórios narrativos, que são permeados por canções tradicionais populares e jogos musicais. A Cia Pé de Moleque é formada pelos atores Isaac Luis e Juliana Daher. Realiza apresentações e oficinas em eventos direcionados ao público infantil, bem como formação de educadores e público em geral que lida com a infância. A montagem foi adaptada para o formato digital, em três vídeos que foram exibidos pelo Memorial Vale nos domingos, dias 07, 14, finalizando neste domingo, 21 de junho. Todos os episódios após exibidos ficam disponíveis na playlist “Eu, criança, no museu”.

Cia Pé de Moleque “Minhas primeiras canções”. 2018 – Belo Horizonte, MG. Élcio Paraíso/Bendita – Conteúdo & Imagem

O Memorial Minas Gerais Vale ao longo do período de fechamento podem ser acompanhados nos canais do espaço na web:
Facebook: https://www.facebook.com/memorialvale
Instagram: https://www.instagram.com/memorial.vale
Youtube: https://www.youtube.com/user/memorialvale
Visita virtual: www.memorialvale.com.br/visite/visita-virtual/

Anúncios