Festival internacional SUA CASA É O CENÁRIO reúne 11 países - Santa Tereza Tem
Logo

Festival internacional SUA CASA É O CENÁRIO reúne 11 países

Festival internacional que reúne virtualmente artistas e gestores culturais começa nesta segunda-feira (25/05)

TU CASA ES EL ESCENARIO/ SUA CASA É O CENÁRIO: primeiro festival de festivais da Redelae tem sua primeira edição online de 25 a 28 de maio e a participação de peças audiovisuais brasileiras

Não só o presente, mas também o futuro das artes cênicas e festivais encontra-se em estado de suspensão. Será possível que elas sobrevivam sem o encontro? Como? Quais os principais obstáculos para a criação? Essas são algumas das questões que o primeiro festival de festivais da Redelae (Red Eurolatinoamericana de Artes Escénicas) “Tu Casa es el Escenario”, em português Sua Casa é o Cenário, se propõe a pensar. Entre 25 e 28 de maio o evento reúne 32 peças audiovisuais e quatro mesas redondas envolvendo artistas e festivais de 11 países ibero americanos (Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Espanha, México, Nicarágua, Panamá, Portugal, República Dominicana e Uruguai).

No Brasil, a Redelae conta com a participação do Sesc São Paulo e do Observatório de Festivais (BH). A programação acontece em dois horários de segunda a quinta (grade completa abaixo) e pode ser conferida pelo www.redelae.org.

A cada dia, o público pode assistir a uma sessão corrida com sete a nove “peças”, precedida por uma mesa em que participam dramaturgos, como Fabio Rubiano (Colômbia), Lucero Millán (Nicarágua), Raquel Araújo (Teatro La Rendija, México) ou Gabriel Calderón (Uruguai), profissionais em gestão teatral, como Octavio Arbeláez (Festival Internacional de Teatro de Manizales), Ada Acuña (Festival Internacional de las Artes, Costa Rica) ou Claudio Fuentes (Santiago off), e diretores de festivais ou feiras como Gonçalo Amorim (FITEI, no Porto), Norka Chiapusso (dFERIA, Espanha) e Marcelino Martín (MUECA, Festival em Puerto de la Cruz, Espanha), entre outros.

Os debates (em espanhol) se darão em torno dos desafios e questões lançadas pelo atual contexto aos profissionais da área, sobre a configuração de festivais e encontros, os desafios para a criação e possíveis futuros do teatro a partir de um presente em que medidas de proteção social contra o vírus impactarão todos os atributos do evento teatral: a reunião, a troca, a conexão, a presença.

A grade foi elaborada a partir do convite de festivais, feiras e instituições de diferentes países que compõem a Redelae às comunidades artísticas locais para refletirem sobre a atual situação de confinamento global. Entre os días 25 e 28 de maio, segunda a quinta, haverá programação em dois horários, disponível na web pelo site da rede: www.redelae.org.

O Brasil está representado por três atos da série Cenas de Casa, produzido pela APTR (Associação dos Produtores de Teatro).
Nas três sessões, artistas como Luisa Arraes, Laila Garin, Luiz Henrique Nogueira, Drica Moraes, Gilberto Gawronski, Débora Lamm, Luiz Fernando Guimarães, Lucio Mauro Filho, Johnny Massaro, Isaac Bernat, entre outros, interpretam textos clássicos, contemporâneos, dramáticos e irreverentes dentro de suas casas em uma miríade de cenas curtas. O projeto é uma criação de Monique Gardenberg, Marta Paret e Karen Acioly, com edição de Ana Paula Carvalho.

Eles dão novos sentidos aos espaços, transformam cozinhas, quartos, banheiros e corredores em arte do cotidiano. Por isso a APTR convidou amigos e parceiros da arte a escolherem poemas, músicas e textos; ampliarem olhares e escutas; mergulharem no espaço do teatro virtual. Programação completa nas redes sociais do APTR.

Uma iniciativa REDELAE
A Red Eurolatinoamericana de Artes Escénicas –Redelae nasce em 2013 a partir do desejo de vários profissionais da gestão e direção de festivais, feiras e mercados das artes cênicas na Europa e América Latina em estabelecer canais organizados de intercâmbio, encontro e criação artística que transcendam fronteiras nacionais. Formada por vinte e sete entidades, a Rede tem como missão fazer das artes cênicas um território de conhecimento mútuo, transfronteiriço, de encontro e diálogo entre culturas, projetos artísticos e agentes culturais.

REDELAE no Brasil
No Brasil, a Redelae conta com a participação do Sesc São Paulo e do Observatório de Festivais (BH) que, simultaneamente, desenvolvem programações locais.
Além de disponibilizar conteúdos pelo Sesc Digital (entre eles, o acervo do director Antunes Filho), o Sesc São Paulo realiza programação online ao vivo diariamente. Os programas em torno do teatro acontecem às segundas, quartas e sextas às 21h30 pelo canal institucional no Youtube youtube.com/sescsp e Instagram @sescaovio . Além das lives, as obras ficam disponíveis posteriormente no canal.
Entre os artistas já programados estão Celso Frateschi, Georgette Fadel, Sérgio Mamberti, Esther Lacava, Jé Oliveira, entre outros.

Anúncios