Menu Partilha em Santa Tereza - Santa Tereza Tem
Logo

Menu Partilha em Santa Tereza

Menu Partilha é um projeto do bar Bitaca da Leste que distribui refeições na Vila Dias e entorno

Neste momento difícil, a solidariedade dos cidadãos é o que vem segurando a trancos e barrancos a fome das camadas mais carentes da população. São os voluntários que se desdobram para levar alimento a quem está sem trabalho  e sem condições de sobrevivência.

Preparação das refeições

Em Santa Tereza, diversos projetos estão sendo realizados, como já mostramos na matéria “A fome tem pressa”. Entre eles, tem o Menu Partilha, uma iniciativa do Bar Bitaca da Leste, que fica à esquina de Rua Salinas com Capitão Bragança. O bar produz refeições diariamente, que são distribuídas principalmente na Vila Dias e São Vicente, que fazem parte de Santa Tereza.

Bitaca da Leste fechada, mas trabalhando pelo bem comum

Segundo, Luis, proprietário do local, o projeto procura manter viva uma rede de economia solidária em torno do restaurante, e levar alimentação de qualidade a quem mais precisa nesse momento.

Ele explica que, “por meio de um patrocínio, estamos conseguindo pagar as contas básicas do restaurante e manter os empregos. Compramos insumos da agricultura familiar de 15 pequenos produtores da Grande BH, para as refeições, e assim garantimos a eles uma renda básica e escoar parte da produção durante esse período. Na outra ponta, fornecemos 150 refeições por dia para a população mais vulnerável do nosso bairro”.

O próximo passo, ele explica, é levar outros restaurantes a replicar o projeto, aumentando o alcance dessa rede de ajuda mútua. Para isso está sendo feito contato com outros restaurantes.

Distribuição

Uma equipe de voluntários da Vila Dias, organizada pela Associação de Desenvolvimento Assistencial da Vila Dias, em parceria com a Associação Comunitária do Bairro Santa Tereza (ACBST). busca as refeições diariamente e distribui para as famílias mais vulneráveis (idosos, famílias com muitas crianças, idosos que moram sozinhos, grupos de artistas de rua, etc).

Quem puder colaborar com este belo trabalho, que está sendo feito no bairro e para o bairro, pode fazer sua doação no link: https://abacashi.com/p/menu-partilha @ Bitaca da Leste

Em cinco semanas o projeto distribuiu mais de 3.786 refeições na comunidade da Vila Dias. Segundo Luis, a distribuição é feita da forma segura, sem aglomerações. Foram também doadas 350 máscaras para que as pessoas estejam protegidas ao receber as marmitas.

É assim, uma mão segurando a outra, que Luis está mantendo a Bitaca da Leste viva, com funcionários recebendo seus salários e as contas básicas pagas para o funcionamento do projeto. “É muito bom conseguir ajudar e ter esperança numa rede solidária nesse momento tão delicado”, observa Fernando.

Entretanto, ele observa que “para continuarmos mantendo essa rede solidária no mês de junho vamos precisar do seu apoio! Queremos entregar 150 refeições por dia, de segunda a sexta, durante um mês.

Quem puder colaborar com este belo trabalho, que está sendo feito no bairro e para o bairro, pode fazer sua doação no link: https://abacashi.com/p/menu-partilha @ Bitaca da Leste

Anúncios