Passeio pelas ruas de Santê III - Santa Tereza Tem
Logo

Passeio pelas ruas de Santê III

Por Eliza Peixoto
Fonte: Os Caminhos do Bairro Santa Tereza , Luis Góes

Na série Passeios pelas ruas de Santê III publicamos curiosidades sobre nomes das vias. Já fizemos com as ruas começadas pela letra A e agora partimos para a letra B. São seis ruas iniciadas por B de Bolão: Barão de Saramenha, Bauxita, Bocaiúva, Bom Despacho, Bueno Brandão e Buenópolis. Para evitar que o texto fique longo, publicamos sobre as três primeiras.

Barão de Saramenha

Segundo o livro Os Caminhos do Bairro Santa Tereza, de Luis Góes, é desconhecida a lei, que deu este nome à rua. Tem início na Rua Pouso Alegre, 2789 e finda no encontro com a Rua Salinas, 2260. Corta as Ruas Oligisto e Conselheiro Barbosa.

Mais reta no início, torna-se bastante íngreme no seu final. Neste trecho, por ser estreita, pela ladeira e por veículos estacionados nas duas mãos, o trânsito fica complicado quando dois carros se encontram aí. 

Tem alguns poucos comércios, duas oficinas de veículos, na esquina com Conselheiro Barbosa tem o ateliê de costura da Sônia, responsável por fazer os figurinos do Grupo Galpão. Nela também estão três grandes edifícios mais antigos do bairro, construídos no final de década de 70, antes da Lei da ADE.

Na rua ainda tem algumas casas que mantêm jardins e árvores frutíferas à frente como essas das fotos.

Quem foi o Barão de Saramenha

Carlos Gabriel de Andrade, primeiro e único barão de Saramenha, nasceu em Ouro Preto em 6 de julho de 1846 e morreu em 13 de setembro de 1921.  Foi um negociante, industrial e político brasileiro, tendo sido eleito para o cargo de vereador em Ouro Preto. Chegou à patente de coronel da Guarda Nacional. Em 03 de agosto de 1889, recebeu de Dom Pedro II o título de Barão de Saramenha, três meses antes da proclamação da república. Era oficial da Imperial Ordem da Rosa, ordem honorífica brasileira, criada em 17 de outubro de 1829 pelo imperador D. Pedro I.

Não consigo compreender a razão da denominação da rua como uma homenagem a ele, que pelas pesquisas que fiz não tem nada a ver com Santa Tereza.

Rua Bauxita

A lei de origem da denominação é da planta da cidade de 1895. Tem seu início na Rua Posa Alegre, 2177 e finda na Rua Salinas, 1724. O nome faz parte das ruas que receberam a denominação de minerais.

É uma via bem íngreme, como quase todas que nascem na Salinas e morrem na Pouso Alegre.  Com um único e extenso quarteirão é uma rua, aparentemente sossegada, já que não possui atividades comerciais, bares e é de pouco trânsito. Na rua praticamente só existem casas e estão indicadas para tombamento as de números 193 e 227.

O calçamento do rua foi há muito tempo coberto por uma fina camada de asfalto, que com as chuvas e o movimento dos carros está se desfazendo e mostrando trechos de pé de moleque.

O que é bauxita

bauxita é uma rocha avermelhada com aparência de argila, formada por óxido de alumínio (Al2O3), sílica, dióxido de titânio, óxidos de ferro e silicato de alumínio. Sua formação resulta da decomposição de rochas alcalinas, devido a infiltração da água das chuvas por de milhões de anos.

É da bauxita que é produzido o alumínio. O Brasil é o terceiro maior produtor de bauxita do mundo e em Minas Gerais as a produção está nas cidades de Poços de Caldas e Miraí.

Rua Bocaiuva

A denominação teve origem na Lei criada com a planta do bairro em 1924 e faz parte do grupo de ruas nomeadas com nomes de cidades mineiras. Começa na Rua Quimberlita 07 (no Alto dos Piolhos), atravessa a Rua Dores do Indaiá e termina no final a Rua Mármore, 990, perto da Estação do Metrô.

 É uma rua de dois quarteirões pequenos e, apesar de não ser das mais íngremes, dela tem-se uma bela vista, especialmente à noite, quando as luzes brilham ao longe.  

Tem um grande movimento de carros e pessoas, especialmente nas noites de quinta a sábado, por estar perto da estação do metrô e fazer parte das ruas que compõem o Alto dos Piolhos, onde há um bar em cada esquina, a Creperia La Crepe e também uma das três padarias existentes no bairro.

A cidade de Bocaiuva

Foto: Prefeitura de Bocaiuva

Bocaiuva é um município de Minas Gerais, situado a cerca de 369 km ao norte da capital Belo Horizonte. Bocaiuva é uma palavra tupi – que significa palmeira, e também coco-de-catarro, abundante na região. É a sexta cidade mais populosa do Norte de Minas e a 69ª do estado, com população estimada em 2013 em 48974 habitantes. Está na bacia hidrográfica do Rio Jequitinhonha. Laranja, cana de açúcar, tomate e mandioca são seus principais produtos agrícolas.

Veja as matérias anteriores da série

Passeio pelas ruas de Santê I

Passeio pelas ruas de Santê II

Anúncios