Pesquisadores da UFMG encontram coronavirus na Praça de Santa Tereza - Santa Tereza Tem
Logo

Pesquisadores da UFMG encontram coronavirus na Praça de Santa Tereza

Segundo reportagem publicada pelo jornal O Tempo, pesquisadores da Universidade Federal de MInas Gerais, UFMG, visitaram diversos espaços públicos da capital e detectaram contaminação em alguns deles, inclusive em mesa de xadrez da Praça de Santa Tereza.

Foto de antes da pandemia

Ainda segundo a reportagem, Com o estudo da UFMG, a prefeitura pôde direcionar parte do esforço para locais comprovadamente contaminados. A limpeza é feita por garis da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) e conta com caminhões-pipa, desinfetantes, cloro e sabão em pó.

“Nossa pesquisa buscou a detecção do genoma do vírus. Obviamente, a simples detecção disso não signifca que o vírus ele está infecioso naquela superfície, mas mostra que existe um risco potencial para isso”, explica o professor do departamento de Microbiologia da UFMG e coordenador do Laboratório de Vírus, onde nasceu a proposta, Jônatas Abrahão.

“Esse estudo mostra que, muito provavelmente, as pessoas infectadas estão dispersando o coronavírus no ambiente. E as outras pessoas, que são expostas a esse material, correm sim o risco de serem infectadas”, alerta o pesquisador da UFMG, o professor do departamento de Microbiologia da UFMG e coordenador do Laboratório de Vírus, onde nasceu a proposta, Jônatas Abrahão.

Portanto, gente, vamos ficar em casa, saindo apenas quando necessário. Vamos nos cuidar e seguir as orientações dos profissionais da saúde. O vírus é invisível e a gente não sabe onde ele está. Não vamos brincar com a saúde nossa e de nossos familiares.

Orientações

Usar máscaras ao sair, tendo o cuidado de não tocar nelas para arrumar no rosto, mas nos elásticos das orelhas. Usar na boca e no nariz. Usar no queixo não resolve nada. Lavar as mãos com água e sabão ou usar alcóol 70. Evitar tocar em corrimões, apertar os botões dos elevadores com um objeto e não com o dedo. Deixar os sapatos usados na rua do lado de fora da casa. Ao chegar em casa, vindo da rua, por as roupas para lavar e se possível tomar banho.

No supermercado limpar o carrinho com álcool e evitar levar as mãos ao rosto. Ao chegar com as compras limpar com álcool as embalagens ou lavar o que for possível antes de guardar. Os saquinhos plásticos devem ser dependurados ao sol ou deixar em um lugar próprio por um tempo.

Evite levar os animais para passear e se sair com eles, limpar as patinhas, pois elas podem trazer o vírus pra dentro de casa.

Fonte: Matéria do jornal O Tempo.

Anúncios