Passeio pelas ruas de Santa Tereza 2 - Santa Tereza Tem
Logo

Passeio pelas ruas de Santa Tereza 2

Por Eliza Peixoto
Fonte: Os Caminhos do Bairro Santa Tereza , Luis Góes

Série Ruas de Santa Tereza, vamos falar sobre as as quatro últimas vias, cujas denominações começam pela letra A.

Rua Amianto

O nome remonta da planta da cidade de 1895 e a via começa na Avenida Silviano Brandão, 2708 e termina na Rua Salinas, 2197. Corta as Ruas Pouso Alegre, Conselheiro Barbosa e Oligisto.

Com três quarteirões é uma das ruas mais largas de Santê e depois de seu asfaltamento teve um aumento significativo no trânsito, sendo utilizada para entrada e saída do bairro. E, como é uma ladeira, infelizmente, os veículos passam em alta velocidade, o que não é bom, pois nela estão instaladas duas pré-escolas (Quintal da Leste e Genius). É nela também que os amantes do skate deslizam durante a madrugada.

Na Rua Amianto viveu o bancário do Banco do Brasil, Arlindo José Ramos, que foi presidente do Sindicato e da Federação dos Bancários e um dos idealizadores do Colégio Sindicato dos Bancários, onde muitos adolescentes do bairro estudaram. O Colégio ficava à Salinas, onde hoje é a Regional Leste.

No processo de tombamento do bairro há indicação de quatro casas: números 030; 037; 171; 446. Em termos de arborização, destaque para uma palmeira imperial, uma sibipuruna e dois pés de goiaba.

Palmeira e sibipuruna. Apesar da faixa de 30 km , os motoristas não respeitam

O que é o Amianto: é uma fibra mineral resistente a altas temperaturas, isolante, flexível, durável, além de ser matéria prima de baixo custo, que lhe deu o apelido de “mineral mágico”. Seu uso foi ampliado ao longo do século XX. Com o tempo, porém, começaram a surgir casos de pessoas contaminadas pelo amianto, já que o corpo humano não é capaz de expelir as partículas inaladas do material. É considerada cancerígena.

Rua Ângelo Rabelo

A via começa na Rua Salinas,1639 e termina na Rua Capitão Procópio. Dizem antigos moradores que lá era uma barroca, ou seja, um barranco, no quarteirão depois da Rua Eurita.

Encontro da Ângelo Rabelo com Capitão Procópio

Até setembro de 1970 era denominada Buritis, quando recebeu o nome Ângelo Rabelo, em homenagem a um farmacêutico, que chegou a Santa Tereza em 1929. Ele construiu um sobrado à Rua Mármore, 252, onde instalou uma farmácia e um laboratório de manipulação de medicamentos. Segundo o livro de Luis Góes, ele era um homem caridoso que atendia bem, mesmo quem não podia lhe pagar. Daí a homenagem.

Estão em processo de tombamento os seguintes imóveis: nº 029; 034/042; 035/043; 052; 099; 118; 128; 131; 139.

Rua Anhanguera

A via começa na Rua Salinas, 1495 e termina Avenida Silviano Brandão. É a continuação da Rua Gabro. É bem movimentada pois funciona como saída do bairro.

A nome de origem indígena significa diabo velho ou espírito maligno. Apelido dado pelos indígenas ao bandeirante Bartolomeu Bueno, quando em uma das bandeiras ameaçou colocar fogo na água do rio, se eles não entregassem o ouro que tinham. Para assustar os índios, ele colocou fogo em uma vasilha com aguardente. Não consegui informações sobre o porquê deste nome.

À Rua Anhanguera, 224 funciona o Centro de Saúde Horto (SUS), que atende os moradores do bairro com consultas e vacinação. No número 79B, funciona o  Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS – da PBH.

Em processo de tombamento estão os seguintes imóveis:  nº 212; 224/ 234; 246/ 250.

Bartolomeu Bueno da Silva, o Anhanguera. Parque Trianon em São Paulo

Azurita

A via começa na Rua Salinas, 1008 e termina na Rua Raul Mendes, 155 (início do bairro Floresta). É uma rua de pequena extensão, com apenas um quarteirão em forma de ferradura. Nela estão duas oficinas mecânicas.

Em processo de tombamento estão os seguintes imóveis: nº 059; 241/ 245.

Trecho onde faz a curvatura

Azurita é uma pedra azul, à base de cobre, geralmente encontrada junto à malaquita. É um cristal extremamente potente e importante, apontada pela história como a joia da sabedoria. Os sacerdotes do antigo Egito usavam-na para aumentar a consciência espiritual.

Que é bonita é, essa tal de azurita

Anúncios