Bloco Alalaor tem Santa Tereza em sua história - Santa Tereza Tem
Logo

Bloco Alalaor tem Santa Tereza em sua história

Os bloquinhos de carnaval têm  vida própria, cada um com sua história. E a história deste novo bloco, Alalaor, nascido em Santa Tereza, tem a dele de certa forma ligada ao bairro. Quem tratou de dentes com o Dr. Alaor da Silva Araújo, que mantinha um consultório à Rua Divinópolis? Pois é, o Bloco Alalaor foi criado em sua homenagem.

Pai de oito filhos, o Alaor,  comentava que não brincava carnaval, porque era sempre zoado por causa do seu nome, que remetia à antiga marchinha Allah-la-ô (Haroldo Lobo e Nassara), de 1940, gravada por Carlos Galhardo. Quem conta é o caçula de seu Alaor, Júlio Cesar da Silva: “em janeiro de 2017, papai com 90 anos, estava na varanda e viu um bloco ensaiando. Ele disse que sofreu  bulling na escola, por causa de seu nome. U absurdo, alguém nessa idade nunca  ter pulado carnaval e ainda mais por isso.  Eu disse a ele,  vamos então fazer um bloco pra você brincar”.

Parte da família de seu Alaor. Todo mundo dos mais novinhos aos mais velhos sai no bloco

Júlio chamou a grande família e em pouco tempo o bloco estava criado. O nome claro, Alalaor. “Ele ficou feliz, segurou o estandarte e aproveitou bastante. Não só ele, mas outros idosos e muitas crianças se juntaram a nós, quando o bloquinho saiu, no ano passado aqui na Rua Divinópolis. Nos entusiasmamos e preparávamos para o bloco sair em 2018, quando, em primeiro de dezembro, infelizmente ele adoeceu e faleceu”.

E a família toda sai no bloco, gato, cachorro e papagaio

A tristeza e a falta de seu Alaor desanimaram a família de botar o bloco na rua. Mas Júlio pensou que uma forma de eternizar a alegria dele seria continuarmos com o bloco. Todos concordaram e foram pra rua, no dia 4 de fevereiro de 2018.

Desfile de 2019

O bloco sai com trio elétrico, banda, passistas e no repertório sambas, marchinhas, musicas que marcaram épocas e axé retrô.

Júlio ressalta que o Alalaor resgata a tradição do carnaval familiar, junto aos amigos e à comunidade.

Júlio (de óculos à esquerda) e parte da família

A ideia, segundo Júlio, é fazer uma folia para todas as idades, com sustentabilidade, alegria e diversão. “A inclusão da terceira idade ao carnaval de rua é uma tendência que acompanha o envelhecimento da população e nunca é tarde pra ser feliz”. E ele convida: “Chama os filhos, pais, avós, tios, parentes, vizinhos, amigos e venha brincar com a gente. Aqui no Alalaor cabe todo mundo”!

https://www.facebook.com/blocoalalaor/videos/172717570828192/?t=37

Inclusão
Um dos propósitos do bloco é a inclusão da pessoa idosa e por isso o grupo faz um trabalho junto ao Lar das Idosas com sede em Santa Tereza. Não só arrecadando doações de alimentos, fraldas, mas visitando o Lar e levando alegria e música às 16 idosas abrigadas pela instituição, que fica à Rua Divinópolis.

Cortejo
12 de fevereiro de 2024
Concentração: 12h
Rua Perite 7
Dispersão:
Rua Silvianópolis, 189

Pra quem não conhece e pra quem conhece lembrar:

Matéria publicada em 2018 e atualizada em fevereiro de 2024

Anúncios