Delicias de Santê: Licores da Márcia - Santa Tereza Tem
Logo

Delicias de Santê: Licores da Márcia

Isa Patto

A variedade de delícias produzidas pelos moradores de Santa Tereza é grande, indo de bombons, pães, doces e até licores, como os produzidos pela Marcia Helena de Melo, desde 2015, logo depois de vir morar por aqui.

A história, apesar de estar em Santa Tereza, começou longe, na Itália, em 2004, quando, em uma viagem, em que Márcia experimentou o Limoncello, licor feito de limão siciliano com álcool de cereais. A bebida, típica do sul da Itália, está para eles como a cachaça para os brasileiros. Segundo ela, “praticamente em toda Itália se consome essa bebida. Normalmente eles tomam depois da refeição e em qualquer restaurante ou casa de qualquer italiano ele é servido. É comum lá as famílias fazerem seu próprio licor. Eu experimentei, adorei, fiquei apaixonada e tomava sempre que podia”, explicou.

O Licor de Maracujá é um dos mais procurados

Márcia conseguiu a receita com uns amigos italianos e, de volta ao Brasil, resolveu experimentar fazer. “Comprei o limão siciliano, o álcool de cereais e fiz. E não é que ficou muito bom? Fiz para meu consumo, mas sempre que recebia amigos oferecia e quem gostava me pedia. Comecei a produção com encomendas esporádicas, sem intenção de produzir comercialmente”, comenta ela.

Entretanto, as coisas foram acontecendo e, indo ao Mercado Central de BH, foi apresentada ao dono de da AJR Cachaçaria, que conhecia o licor e propôs para ela um espaço na loja. Foi quando Márcia começou a fazer em maior quantidade o Limoncello e também o Creme de Limoncello, que tem o acréscimo de leite condensado. “Então nasceu a marca Villa Melo Licores, pois o proprietário da loja me convidou para fazer outros sabores para a cachaçaria. Aceitei o convite.  Comecei a criar outros licores, chamei minha irmã Vânia para ser minha sócia e criamos nossa marca”.

Márcia Helena de Melo

Muito mais que Limoncello

Além do Limoncello, Márcia produz sabores feitos de cachaça como o de maracujá, coco, abacaxi, açaí, amendoim. Mas para chegar nesse ponto, Márcia estudou bastante, experimentou e foi inventando sabores diferentes. Hoje em dia sua produção chega a 300 litros por mês. “Faço aqui em casa mesmo ou no sítio na minha irmã. O tempo de produção deles é rápido, só o Limoncello que demora mais, pois para fazê-lo a casca do limão deve ficar em infusão por no mínimo dois meses. Também produzimos a cachaça saborizada de banana, banana com canela, morango, coco e damasco. Fazemos sempre de acordo com a demanda, não temos estoque”, falou.

Licores de diferentes sabores para todo paladar

“Não tem como não gostar de Santê”

Márcia nasceu em Belo Horizonte e quando criança ficava sempre na casa de sua avó e dos tios, que moravam em Santa Tereza. “Passei praticamente minha infância toda aqui na casa de vovó. Hoje em dia passo na rua em que ela morava e muitas casas ao redor continuam do mesmo jeito. Sempre sinto nostalgia, essa época está presente na minha memória,”, recordou.

Ele conta que antes de vir para cá, morava em Santa Luzia com a filha e os pais. Com o falecimento de seu pai, não tiveram dúvidas em escolher Santa Tereza como um novo lugar para viver.  “Nós queríamos ficar perto da família, da minha avó e meu tio que continuavam morando aqui na época. Para mim é o melhor lugar para se viver em Belo Horizonte. Já morei em vários bairros, mas aqui não tem igual, parece que estamos em uma cidade do interior, é perto de tudo, as pessoas são agradáveis e boas de conviver. Daqui a gente não sai mais”, enfatizou.

Quem quiser conhecer a produção é só visitar a página do Facebook/ Villa Melo Licores ou o Instagran @villamelolicores

Para encomendas: (31) 992012781 ou 25169527

Anúncios