Não sei qual cidade se passa aos olhos dele - Santa Tereza Tem
Logo

Não sei qual cidade se passa aos olhos dele

Não sei qual cidade se passa aos olhos dele estreia no Cine Santa Tereza

Não sei qual cidade se passa aos olhos dele (produção Minas – Rio de Janeiro) estreia em Belo Horizonte, dia 1º de dezembro, domingo, às 17h, no MIS – Santa Tereza, com abertura de exposição fotográfica “Ilídia” de Paula Melo e roda de conversa com o multiartista premiado Evandro Passos, que integra o elenco. 

Após exibição em Portugal e circulação por festivais brasileiros, a obra, ainda inédita em Minas, também tem participação especial dos mineiros Sérgio Pererê e Marcus Liberato.

 Ambientado na cidade de São Gonçalo do Rio das Pedras (MG) e no Quilombo Vila Nova, o documentário que traz performers – atores e não atores (moradores do Quilombo) -, aborda temas como a família, afeto, comunidade e matriarcado. 

Não sei qual cidade se passa aos olhos dele – Foto: Paula Melo

O ator e músico Sério Pererê, preparador musical da peça, também foi escalado para uma participação especial em “Não sei qual cidade se passa aos olhos dele”. O artista mineiro conta que possui uma história anterior com a região: “ali veio muita gente do Congo, muita gente de Angola e lá tinha, na região próxima de Quartéis de Indaiá, uma herança muito forte que são os Vissungos. Eu trabalhei um tempo com os cantadores de Vissungo, que me ensinaram a cantar esses cantos, que influenciaram minha música muito inclusive”, afirma.

SINOPSE DO FILME

Uma família está em deslocamento para uma outra cidade. O pai quer fazer um curta com seu filho que, por sua vez, deseja mesmo é fazer seu próprio filme, nem que seja com seu celular. Assim, entramos na fronteira quase amadora dessa feitura, e fabulamos no limiar entre a vida e a morte, entre quem filma e quem é filmado, entre um forasteiro e um morador, entre uma geração e outra.

SINOPSE DA EXPOSIÇÃO

A exposição fotográfica “Ilídia”, de Paula Melo, é fruto de um recorte expandido que surgiu durante as filmagens de “Não sei qual cidade se passa aos olhos dele”, e partiu da observação imagética introspectiva e pessoal de uma das performers.

Dona Ilídia, uma senhora de 104 anos, é personagem importante no enredo do longa e também de sua própria cidade, São Gonçalo do Rio das Pedras. A exposição busca de forma afetuosa uma aproximação do espectador com ela. A trajetória das imagens aprofunda sua presença e olha para seu modo de lidar com o tempo, reforçando a importância afetiva e histórica que sua figura possui na cidade.

Dona Lídia – Foto: Paula Mela

Direção: Thaís Inácio. Corealização da Cia Banquete Cultural, da Xique Xique Neon e da 01010101. Classificação indicativa: livre. Entrada gratuita com distribuição de senhas 30 minutos antes da sessão.

SERVIÇO

Estreia em Belo Horizonte – Filme “Não sei qual cidade se passa aos olhos dele” com Lançamento da Exposição Fotográfica “Ilídia” de Paula Melo Roda de Conversa com o multiartista Evandro Passos
Data: 1º de dezembro, domingo
17h – sessão do filme, seguida de exposição e roda de conversa (*A exposição segue aberta até dia 31/12)
ENTRADA GRATUITASenhas distribuídas para a sessão do filme, até 30 min antes da exibição.
Local: MIS Cine Santa Tereza – Rua Estrela do Sul, 89 – Santa Tereza
Classificação Indicativa: livre | duração: 74 min. | Gênero: experimental/documentário

Anúncios