Grupo Bombos de Iroko: arrastão de maracatu - Santa Tereza Tem
Logo

Grupo Bombos de Iroko: arrastão de maracatu

Grupo Bombos de Iroko: arrastão de maracatu e oficina celebram aniversário do grupo.

Grupo Bombos de Iroko celebra 7 anos trazendo o mestre Adriano, do Maracatu Nação Cambinda Estrela, de Recife (PE), para Belo Horizonte – 11 e 12/10

Criado com o objetivo de manutenção do grupo de Maracatu de Baque Virado “Bombos de Iroko – Meu Baque é de Luta”, o projeto “Sementes de Iroko” promove workshops e oficinas voltadas para a formação e aprimoramento artístico e técnico dos brincantes, que frequentarem as aulas semanais. 

Agora, o projeto traz para Belo Horizonte Adriano Carlos dos Santos, o mestre Adriano, do Maracatu Nação Cambinda Estrela e vocalista do Coco dos Pretos, ambos de Recife, para ministrar workshop aos aprendizes da oficina  de maracatu – Módulo 3 e duas oficinas abertas ao publico. Além de reger o cortejo de comemoração dos 7 anos de atuação do grupo Bombos de Iroko na capital mineira. 

No dia 11 de outubro, das 18h30 às 21h30, será realizada uma oficina sobre coco de roda, enquanto no dia 12 de outubro, das 15h às 18h, a atividade focará no maracatu de baque virado. Os encontros serão duas oportunidades de o mestre Adriano compartilhar toda sua bagagem cultural e sua profundidade de ensinamentos de anos de experiência, divulgando também a atuação e a tradição dos grupos de maracatu para o público.

Com apoio do Grupo Estrela de Aruanda, as oficinas serão realizadas na sede do grupo, na Rua Dezoito de Julho, 160, no Bairro Ipiranga. Para participar das oficinas o publico interessado deve se informar nas redes sociais do grupo Bombos de Iroko ou pelo (31) 98893-3679.

O “Sementes de Iroko” é um projeto realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.

ARRASTÃO DE ANIVERSÁRIO DO BOMBOS DE IROKO

No dia 13 de outubro, o Bombos de Iroko celebra os 7 anos de existencia com um grande arrastão de Maracatu, regido pelo mestre Adriano. A concentração será na Praça Pisa na Fulô (Rua Patrocínio com Rua Peçanha) a partir das 14:30. Em seguida, será realizada uma roda de coco no Bar dos Amigos (Rua Patrocínio, 118, Bairro Carlos Prates), para uma confraternização com os participantes e uma celebração da data tão expressiva.

Sobre o Bombos de Iroko

O grupo percussivo Bombos de Iroko é o resultado de uma extensa pesquisa histórica e de busca pelas raízes negras e de resistência que conformam a nossa cultura. Está em atividade há 06 anos e já realizou inúmeras apresentações pela cidade. Diante da necessidade de fortalecer essas raízes, oferecer uma estrutura melhor aos aprendizes de brincantes, o projeto “Sementes de Iroko” visa através da música e da dança do Maracatu de Baque Virado, semear conhecimento sobre uma cultura negra de resistência, multiplicar esse conhecimento com a formação de novos batuqueiros e batuqueiras nos ensaios/oficinas e nos arrastões pela cidade, fomentar a formação de público e difundir a importância dessa cultura na nossa cidade.

O grupo nasceu em 11 de outubro de 2012, o idealizador e regente do grupo, Clayton de Oxaguiãn, a partir do acúmulo de seus conhecimentos e vivências como brincante de maracatu e militante do movimento negro, começou a ministrar oficinas gratuitas, o que resultou na formação do grupo. Ao longo desses anos, através do conhecimento da cultura negra brasileira do Maracatu de Baque Virado, já formou diversos batuqueiros e batuqueiras, alguns tornaram-se componentes do grupo. São mulheres negras e homens negros, homens e mulheres LGBT´s, trabalhadores que se sentem acolhidos ao participarem dos encontros, oficinas e ensaios, numa combinação de festa e resistência cultural que o Baque de Luta proporciona.

::Sobre o Estrela de Aruanda::

O Grupo Estrela de Aruanda nasceu da união de filhos de santo no seio da Fraternidade Kayman, um centro espiritualista de caráter universal, por um pedido feito pelo mentor espiritual da casa, Pai João de Aruanda. O projeto teve início em fevereiro de 2017. Atualmente é o único grupo representante da Nação do Maracatu Porto Rico em Minas Gerais, com a benção do Mestre Chacón Viana e do padrinho Rumenig Dantas.

Em 2019, o Aruanda iniciou uma nova página de sua história com o projeto “Barracão – Ponto de Cultura”, com sede no Bairro Ipiranga em Belo Horizonte. O Barracão, além de sede do Maracatu Estrela de Aruanda,  será também ponto de estudo e de diversas oficinas de música, danças, capoeira, festas temáticas e ainda oficina de confecção de instrumentos musicais.  

Este projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.

::Serviço::

Oficinas:
Data: 11 de outubro, das 18h30 às 21h30
Local: Rua Dezoito de Julho, 160,  Bairro Ipiranga.
Valor: R$40

Inscrições presencias na realização da atividadeInformações: (31) 98893-3679 / @bombosdeiroko 
Facebook: www.facebook.com/bombosdeiroko 
Data: 12 de outubro, das 15h às 18h
Local: Rua Dezoito de Julho, 160, Bairro Ipiranga.
Valor: R$40 
Inscrições presenciais na realização da atividade

Arrastão de aniversário de 7 anos do Bombos de Iroko:
Quando: 13 de outubro
Concentração: 14h30
Local: Praça Pisa na Fulô (Rua Patrocínio com Rua Peçanha) – Carlos Prates

Anúncios