O Cangaceiro - Santa Tereza Tem
Logo

O Cangaceiro

O Cangaceiro filme em exibição no Cine Santa Tereza – Projeto Cinema Falado

Nesta Terça, dia 17, é dia do projeto Cinema Falado no MIS Cine Santa Tereza, às 19h30,  onde as sessões serão comentadas por um especialista, do Centro de Estudos Cinematográficos (CEC)


O Cangaceiro (Lima Barreto | Brasil | 1953 | Drama | 105 min)
O bando de cangaceiros do capitão Gaudino semeia o terror pela caatinga nordestina. É neste contexto que a professora Maria Clódia, raptada durante um assalto do grupo, se apaixona pelo pacífico Teodoro. O forte amor entre os dois gera grande conflito no bando.
Classificação indicativa: livre.  

Sobre o filme
O Cangaceiro é um filme brasileiro de 1953 escrito e dirigido por Lima Barreto, com diálogos criados pela escritora Rachel de Queiroz. A história foi inspirada na lendária figura de Lampião.

Foi a primeira produção brasileira a conquistar as telas do mundo depois do sucesso em Cannes, que levou o filme a ser exibido em mais de 80 países Só na França, ficou cinco anos em cartaz. Considerado o melhor filme da Companhia Cinematográfica Vera Cruz, ele foi vendido para a Columbia Pictures.

O Cangaceiro ganhou o prêmio de melhor filme de aventura e de melhor trilha sonora no Festival Internacional de Cannes. A música Mulher Rendeira é interpretada pela também atriz Vanja Orico acompanhada pelo coro dos Demônios da Garoa. O Durante as gravações, os Demônios da Garoa conheceram o compositor Adoniran Barbosa.

O filme foi rodado em Vargem Grande do Sul, interior do estado de São Paulo. Segundo o diretor, a paisagem da cidade se parecia muito com a nordestina.

Serviço
Projeto Cinema Falado com o filme O Cangaceiro
Data e hora: 17 de setembro – 19h30
Local: MIS Cine Santa Tereza
Entrada franca

Anúncios