Aula Maracatu Baque Virado - Santa Tereza Tem
Logo

Aula Maracatu Baque Virado

Aula Maracatu Baque Virado com Karen Aguiar da Nação de Maracatu Leão Coroado

O Maracatu Leão Coroado é uma das mais antigas nações de maracatu do Brasil. Registros apontam a sua fundação em 1863, pelo ex-escravo Loreano Manoel dos Santos, num contexto marcado pelo debate em torno da abolição da escravatura e a emergência dos maracatus como manifestações populares e brincadeiras de negros escravos.

Entre 1954 e 1996, o Maracatu Leão Coroado foi liderado por Luiz de França dos Santos – Mestre Luiz de França -, que passou a cuidar da organização do grupo, das obrigações religiosas e da direção da batucada, cujo baque secular aprendera com o pai, e continua mantido até os dias atuais.

Em 1997, Afonso Gomes de Aguiar Filho – Mestre Afonso – assume a coordenação do Maracatu, após a morte de Luiz de França e conserva a Nação até 2018, ano de sua morte.

Desde então o coordenação da Nação tem sido feita por Karina, filha de Mestre Afonso e o apito do batuque está sob o comando de Karen, neta do Mestre, que vem regendo o baque e dando continuidade na divulgação e ensinamentos do Maracatu Leão Coroado mundo afora.

DATA: 24/08
LOCAL: Núcleo de Estudos de Cultura Popular – NECUP – Avenida Nossa Senhora de Fátima, 3312, bairro Prado
Horário: 14h
VALOR: 40 reais

Anúncios