Dia do Motorista - Santa Tereza Tem
Logo

Dia do Motorista

Dia do Motorista é comemorado hoje, 25

Marco Antonio Vale

O dia 25 de julho é dedicado (pela Igreja Católica) a São Cristóvão, padroeiro dos viajantes e peregrinos e, por extensão a todos os motoristas (profissionais e amadores), sejam caminhoneiros, taxistas, motoristas de ônibus, de veículos particulares, de vans.

Resumindo: quem dirige veículos ou viaja (a lazer, negócios ou em peregrinação), está sob a proteção de São Cristóvão.

Diz a história que seu nome original era Reprobus, um homem muito grande, “quase um gigante”, que queria servir somente a alguém muito poderoso. Mas nenhum poderoso que ele conheceu, até o próprio Satanás, era suficientemente poderoso para ele. Assim, desistiu de servir a um só senhor e passou a ajudar pessoas a atravessarem um rio muito perigoso.

São Cristovão pelo pintor Joachim Patinir (1475 / 1515)

Convertido à fé cristã, mas ainda não a aceitando totalmente, continuou a atravessar pessoas naquele rio. Até que um dia, atravessando uma criança, notou que o pequeno ficava cada vez mais pesado. A criança revelou-se o Cristo, que carregava consigo todo o peso do mundo. 

Aí sim, Reprobus converteu-se de verdade e passou a ser chamado de Cristovão, que significa “o que leva Cristo” ou “aquele que carrega o Cristo”. Conta a história também que ele, cumprindo um desejo do Cristo, bateu com seu bastão na terra, onde nasceu uma palmeira, provavelmente para dar sombra aos viajantes. Milagre? – Pelo sim, pelo não, o rei mandou assassiná-lo, o que o transformou em mártir, portanto santo.

Verdade ou lenda, a história é muito bonita e bem fizeram os motoristas e viajantes em geral a se colocarem sob sua proteção. Nossos parabéns a todos e nossos agradecimentos aos motoristas que nos transportam no dia-a-dia!

Anúncios