É mentira? Não, é verdade! Chegou a hora de crianças, adolescentes, familiares e profissionais da saúde de cinco hospitais, atendidos pelo SUS, em Belo Horizonte, colocarem os trajes caipiras e entrarem na dança dos xotes juninos. Desde o dia 24 a 28, os besteirologistas do Instituto HAHAHA. que tem sede em Santa Tereza, promovem o esperado Harraiá na Santa Casa BH, Hospital das Clínicas-UFMG, Hospital da Baleia, João Paulo II e João XXIII – Rede Fhemig.
O Harraiá é um cortejo musical, no qual os artistas palhaços levam a cultura popular da festa caipira para quem está hospitalizado. Durante o São João, a cidade é envolvida na temática, desde a presença das bandeirinhas, apresentações culturais até as comidas típicas. A comunidade hospitalar não pode ficar de fora. Por isso, no Harraiá a sanfona não pára. É enfermeira, médica, mãe, pai, criança, adulto, idoso, pulando a fogueira, iô iô. A alegria contagiante da festa também tem conquistado o público da internet. Em 2018, o vídeo “Fui no Tororó” realizado durante o cortejo alcançou mais de 50 milhões de pessoas no Facebook.
O último cortejo será no dia 28, sexta-feira, 10h – Hospital João XXIII e Hospital João Paulo.
Com o compromisso de levar mais saúde por meio do riso, o Instituto HAHAHA tem uma programação regular no ambiente hospitalar. A Organização promove intervenções artísticas duas vezes por semana, leito a leito, durante o ano inteiro, em cada hospital parceiro.
Até maio, foram mais de 530 mil pessoas alcançadas desde a fundação do Instituto. Para apoiar este trabalho, que é gratuito para o público, mas não é voluntário, você pode apoiar a campanha “Seja um tijolinho dessa construção” na plataforma da Evoé. Todo esse trabalho acontece porque o projeto é executado por meio do Ministério da Cidadania e Pátria Amada Brasil, com patrocínio da Drogaria Araujo, Vaccinar, Abbott, e outras empresas.
Fotos: Carol Reis
Fui no Tororó uma das apresentações feitas nos Hospitais
Matéria relacionada: Em Santa Tereza tem palhaçaria do HAHAHA