TAU: Selecionados os artistas para colorir Santê e Horto - Santa Tereza Tem
Logo

TAU: Selecionados os artistas para colorir Santê e Horto

TAU: Selecionados os artistas que vão colorir Santa Tereza/Horto no TAU durante o mês de julho

Entre os dias 12 a 21 de julho acontecerá, nos bairros Santa Tereza e Horto, a 2a edição do TAU – Território Arte Urbana.  Foram selecionaram 19 artistas de BH e de São Paulo entre os 362 inscritos de todo o País, que realizarão obras em diferentes linguagens e suportes em 11 espaços. Os curadores desta edição do TAU 2019, são Binho Barreto e Karina Felipe.

O Salão da Leia foi um dos locais que recebeu esta obra no TAU 2018

Nas obras serão utilizadas técnicas como pinturas, graffitis, instalações, esculturas, lambe-lambes e fotografias. Ao todo, serão produzidas 11 obras, formando um circuito pelas ruas dos bairros, culminando na Praça Joaquim Ferreira da Luz (Rua Conselheiro Rocha, 2845), onde acontecerão mais sete obras no muro do metrô que circunda a parte baixa do bairro Santa Tereza.

Conheça o time de artistas

O time de artistas que realizará as intervenções visuais nos espaços é composto pelos belo-horizontinos Alex Oliveira, Ártemis Garrido Dias, Bel Morada, Bruna Lubambo, Caio Ronin, Catapreta, Helder Cavalcante, Jão Gabriel, Laura Loli, Rizza Furtelli Bomfim, Skap, Sol Kuaray, Spunk, Thiago Penna Trópia, Urso e Zé D Nilson. A dupla paulistana Clarissa Caldeira e Marina Avarani fará uma intervenção na Zona Last, e Jan de Maia Nehring, também de São Paulo, realizará uma escultura no Bartiquim.

O legal é que o público pode acompanhar a produção das obras, que ficarão expostas para visitação de 21 de julho a 01 de setembro. Toda a programação é gratuita.

TAU - Binho artista plástico, de chapéu fa pintura colorida no muro do metrô
Binho Barreto participou do TAU 2018 e neste, 2019 é um dos curadores. Junto de seu trabalho no muro do metrô.

Conheça os locais selecionados
Circuito TAU 2019 – 2° Edição

Bar Santa Boemia – Mármore, 143 – Santa Tereza
Hostel Trem Azul – Rua Quimberlita, 300 – Santa Tereza
Ohana Petshop – Rua Quimberlita, 246 – Santa Tereza
Bar do Pedro – Rua Quimberlita, Esquina com, R. Ten. Freitas, 245 – Santa Tereza
Roupas Online Shop – São Gotardo, 8 – Santa Tereza
BAR Bocaiuva – Paraisópolis, 550 – Santa Tereza
Bitaca da Leste – Salinas, 2421 – Santa Tereza
Temático – Rua Pirite, 187 – Santa Tereza
Bartiquim – Rua Silvianópolis, 74 – Santa Tereza
Bar Casa da Esquina – Rua Silvianópolis, 95 – Santa Tereza
Zona Last – Pouso Alegre, 2952 – Horto
Muro Metrô – Espaço destinado a trabalhos como pintura, desenho, graffiti, muralismo, entre outros, e terão permanência mínima de três meses. Rua Conselheiro Rocha, 2845 (Praça Joaquim Ferreira da Luz,) ao nº 2.749.

Muro do Metrô durante a edição TAU 2018

Execução das obras: 12 a 21 de julho
Mostra aberta ao público: 21 de julho a 1o de setembro

O que é o TAU

O TAU – Território Arte Urbana é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte e tem o patrocínio do Instituto UNIMED BH. O projeto conta ainda com o apoio da Diretoria de Patrimônio de Belo Horizonte e da CBTU – Companhia Brasileira de Trens Urbanos.

Com uma programação diversa e democrática, o TAU 2019 visa contemplar um público de gerações diferentes e trazer a ocupação do espaço público como um exercício de cidadania, encontro e pertencimento.

 Este ano alguns dos artistas que participaram da 1ª edição do projeto foram convidados para atuar no festival, cooperando como oficineiros, curadores e até mesmo refazendo obras que foram depredadas prematuramente.

 Segundo, Gisele Milagres, idealizadora do projeto, a programação da 2ª edição do TAU será realizada na rua e contará com as seguntes atividades: Oficina de Pandeiro para mulheres, Cinema na Rua com exibição de filme e documentário, Oficina de Bordado Urbano para pessoas acima de 60 anos de idade, Oficina de grafitti para adolescentes, Curso: “Pedalando pelos Muros” do Instituto Amado, choro com os meninos do Regional da Serra.

Gisele Milagres junto do muro do Metrô, coberto pela obra do TAU
Gisele Milagres, idealizadora do TAU

Haverá ainda visita guiada com tradutora de libras acompanhando todo o percurso e um material descritivo das obras que será disponibilizado em braile em todos os espaços que participarão do festival.

Matérias relacionadas
Santa Tereza tem arte nas ruas
Encerramento do Território de Arte Urbana

Anúncios