Casa Lixo Zero em Santa Tereza - Santa Tereza Tem
Logo

Casa Lixo Zero em Santa Tereza

Casa Lixo Zero em Santa Tereza busca apoio para este desafio

A equipe do INSEA, Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável, uma das instituições parceiras do programa Rede Lixo Zero Santa Tereza, implanta um um novo projeto no bairro: a primeira casa lixo Zero de BH. E como a instituição tem sede aqui, Santa Tereza será pioneiro nesta proposta de reciclagem total dos resíduos produzidos e,m uma residência

Casa Lixo Zero – Sede do INSEA, palco do desafio

 Pra quem ainda não conhece, a equipe do INSEA é expert em implantar coletas seletivas e difundir o conceito lixo zero, ou seja, que é possível eliminar a geração de resíduos, não descartando, mas sim reaproveitando ou transformando.

Indo ao contrário do ditado de que “Santo de caso não faz milagres”, é isto que essa turma quer fazer : transformar a sede do INSEA, o local de trabalho deles, em um exemplo de Casa Lixo Zero!

O que é uma casa lixo zero

Todo mundo produz lixo, é inevitável. O pulo do gato é saber como transformar esse resíduo gerado em algo útil, reutilizável. Assim, a equipe do INSEA decidiu assumir o desafio. O local para a ação pioneira será a sede do Instituto, espaço de experimentações, encontros, debates e vivência da cultura Lixo Zero. Que fica à Rua Salinas, 1088.  É como uma vitrine aberta à comunidade, pesquisadores, estudantes, técnicos, empreendedores, gestores e catadores de materiais recicláveis.

Para fazer essa mudança na casa do INSEA, os organizadores do programa ressaltam quem precisam de colaboração da comunidade com a doação de materiais e trabalho voluntário

Quem quiser colaborar confira abaixo como fazer?

Materiais para transformação da casa LIXO ZERO:

  • Materiais de reforma: britas, argila, lona, rolo de arame, massa corrida, lixa de parede, verniz, parafusos e buchas para broca nº 8.
  • Jardins Lixo Zero: mudas de plantas, trepadeiras, vasos e canteiros decorativos.
  • Design da casa: Pallets resistentes, tábuas de madeira de pinos, tinta para chão e parede, tinta fosca quadro negro, “gambiarras” de luz, adesivos de decoração, cola de lambe-lambe.
  • Ações Lixo Zero: baldes ou bombonas para resíduos orgânicos, caixas ou caixotes de madeira para resíduos secos, lixeiras, bombona para coletar óleo.
  • Cozinha Lixo Zero: copos, vasilhames, utensílios sustentáveis.

O que terá na Casa Lixo Zero INSEA para uso comum da comunidade

– Coletores de materiais recicláveis secos (metais, plásticos, papel e vidros);
– Coletores de pilhas e baterias;
– Coletores de óleo de cozinha;
– Coletores de resíduos orgânicos consumidos na casa;
– Composteira de resíduos orgânicos;
– Espiral de ervas;
– Espaço para eventos culturais e rodas de conversa;
– Ponto de venda de produtos agroecológicos produzidos no Ciclos – Parque Tecnológico da Reciclagem Popular e na região de Esmeraldas.

Como colaborar
Como: fazendo doações de materiais e se preferir contribuindo financeiramente
Onde: INSEA – Rua Salinas, 1088, Santa Tereza (divisa com Floresta), Belo Horizonte.
Quando: de segunda a sexta-feira, de 10h às 17h, até o dia 7 de junho.
Previsão de abertura da Casa Lixo Zero: junho/19, data a definir.
Mais informações: (31) 3295-7270.

Prefere doar em dinheiro para a compra de materiais?
Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável – INSEA
CNPJ: 06.041.786/0001-09
Banco do Brasil
Agência: 1614-4
Conta corrente: 11337-9 

Sobre o INSEA

O Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável – INSEA – é uma organização não governamental de âmbito nacional, sem fins lucrativos, voltada para a assessoria técnica e parceria junto a grupos comunitários, empresas, ONGs e à Administração Pública, na criação e no desenvolvimento de modelos de gestão ambiental tendo como pressuposto básico a inclusão social.

A metodologia de trabalho é pautada pela ética e respeito aos indivíduos. Para realizar suas ações o Instituto conta uma equipe multidisciplinar, para promover o desenvolvimento sustentável com o resgate da cidadania das pessoas em situação de exclusão, em especial com catadores de materiais recicláveis e população de rua

Para saber mais sobre o INSEA acesse Insea/Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável

Anúncios