Vida Composta: projeto para resíduos orgânicos - Santa Tereza Tem
Logo

Vida Composta: projeto para resíduos orgânicos

Vida Composta projeto pioneiro para resíduos orgânicos em Santa Tereza

Uma forma simples de descartar e dar utilização ao lixo orgânico de nossa casa está sendo implantado em Santa Tereza, com a transformação do resíduo em adubo em lugar de ir para o aterro sanitário.

O projeto Vida composta é desenvolvido pelo Spiralixo, um grupo, com sede no bairro, que trabalha com a gestão do resíduo orgânico e comercialização de sistema de compostagem, minhocas, minhocários domésticos, fertilizantes, terra insumos pra jardinagem.

Quem explica é Tiago Lopes, um dos responsáveis por transformar em uso prático o nossos restos de cada dia. “O Vida Composta, funciona de forma eficiente há três anos no aglomerado da Serra. Em Santa Tereza, em quatro meses e  já foram recolhidas duas toneladas de resíduos. As pessoas separam os resíduos orgânicos gerados na preparação dos alimentos em baldes apropriados e, depois de cheios, trocam por um vazio, aqui na sede da Rede Terra Viva, à Rua Pouso Alegre, 1911, às terças e sábados, de 9h às 13h”.

O lixo orgânico (cascas de frutas, legumes, verduras, casca de ovo, borra de café e restos de comida), passa pelo processo de compostagem e se transforma em terra e insumos. Ou seja, volta pra casa dos participantes em forma de um composto rico em nutrientes, para serem utilizados em jardins, hortas e vasos.

Priscila Gimenes, geógrafa e florista, do bairro Floresta, veio trocar seu baldinho. Ela comenta que “me incomodava não ter como descartar o lixo orgânico de forma correta. Estou feliz em participar do projeto. O balde é hermeticamente fechado, não dá odor e resolveu o meu problema de consciência. Estou fazendo a minha parte em um projeto local, mas pode se tornar global”.

Priscila participa do programa e toda semana faz a troca do balde cheio de resíduos orgânicos pelo vazio

Como participar
Para participar é preciso se cadastrar no Spiralixo e contribuir mensalmente com a quantia de 30 reais para compra de material e manutenção do projeto. Segundo Tiago, atualmente são 28 pessoas associadas e mais uma Lanchonete, a Lelé, na Rua Pouso Alegre.

O Spiralixo  recolhe óleo também  de cozinha usado, que transformado em sabão  é entregue aos participantes. Ele ressalta que “é um trabalho piloto integrado ao programa Rede Lixo Zero de Santa Tereza, que coleta recicláveis sólidos. Nós propomos soluções para o  lixo orgânico”.

Tiago Lopes e a caixa de compostagem na Feira Terra Viva

Restaurantes, bares e condomínios
Os donos dos bares e restaurantes estão convidados a participar. Vão dar um destino melhor ao lixo gerado em suas cozinhas, como o restos das comidas e o o óleo usado. Assim, contribuem para a limpeza do bairro, de onde retiram seus lucros, e diminuem os resíduos nos aterros sanitários.

Os interessados devem entrar em contato com Tiago Lopes, pelo telefone 99266.9136. “Por produzir um volume maior, cada restaurante é um caso.  Então é preciso fazer um planejamento individual”.  observa Tiago.
Os condomínios que quiserem participar devem também entrar em contato com o Tiago para estudar a melhor logística. O material devolvido poderá ser usados nos jardins dos prédios.

Serviço
Projeto Vida Composta do Spiralixo
Local de entrega dos resíduos orgânicos: Rua Pouso Alegre, 1911
Nas terças e sábados de 9h às 13h
Informações com Tiago Lopes:99266.9136

Matérias relacionadas
Programa lixo zero em Santa Tereza

Notícias da Rede Lixo Zero

Coopesol Leste no Lixo Zero

Ampliação da Rede Lixo Zero

Atualizado em maio/2019

Anúncios