Programação da Semana Santa em Santa Tereza - Santa Tereza Tem
Logo

Programação da Semana Santa em Santa Tereza

Como já é de tradição, a Semana Santa tem programação especial em Santa Tereza, que começa sempre no Domingo de Ramos e termina do Domingo de Páscoa. Durante a semana, além das missas há procissões, encenações. Na passagem da procissão do enterro, na sexta-feira, vários moradores, seguindo os hábitos antigos, ainda adornam as janelas das casas com velas e flores para a passagem do Cristo morto.

Confira a programação

Domingo de Ramos – 14/04

A cerimônia do Domingo de Ramos, desde o ano de 2013, vem sendo celebrada na Pracinha Cel. José Persilva. Este ano não será diferente. Assim, às 8h30, o pároco da Paróquia de Santa Teresa e Santa Teresinha, padre Márcio Ribeiro, oficia a Bênção dos ramos e depois em procissão, os fiéis seguem até a Igreja, onde é celebrada a Missa da Paixão do Senhor.

Os fieis devem levar os ramos, que serão abençoados. No local também será recolhida a contribuição voluntária para a Coleta Nacional da Solidariedade da Campanha da Fraternidade/2019, que tem como tema este ano “Fraternidade e Políticas Públicas”.

19h – Santa Missa.

Segunda-Feira Santa – 15/04

19h- Santa Missa com reflexão das Sete dores de Nossa Senhora.
20h- Encontro de Formação da Campanha da Fraternidade 2019

Terça-Feira Santa – 16/04

07h- Missa
19h- Santa Missa com reflexão da Paixão do Senhor.
20h- Via-Sacra na Praça Duque de Caxias.

Quarta-Feira Santa – 17/04

07h- Missa

Nesta noite são realizadas as procissões com os fiéis carregando os andores com as imagens de Nosso Senhor dos Passos e de Nossa Senhora das Dores. É sugerido que todos usem roupas na cor preta.

19h- Momento de oração e procissão composta pelos homens conduzindo a imagem de Nosso Senhor dos Passos, partindo da Praça Duque de Caxias, próximo à Rua Estrela do Sul.

19h- Momento de oração e procissão composta pelas mulheres conduzindo a imagem de Nossa Senhora das Dores, partindo da Praça Duque de Caxias, próximo à Rua Adamina.

19h30 – Sermão do Encontro e Santa Missa.

Tríduo Pascal
Nesta quinta-feira, os católicos no mundo inteiro iniciam a celebração do Tríduo Pascal, ou seja, o período de tempo que vai da tarde de quinta-feira Santa até a manhã do Domingo de Páscoa.

Quinta-Feira Santa – 18/04

09h- Missa da Unidade no Mineirinho. (As pessoas interessadas em comparece a esta liturgia devem consultar a Secretaria Paroquial sobre o uso do transporte em conjunto).

19h- Missa da Ceia do Senhor, com o lava-pés e translado do Santíssimo Sacramento até o Salão Paroquial para adoração até 22h.

Durante a Missa em  um ato de solidariedade, é sugerido que os presentes ofereçam durante a procissão das oferendas, alimentos não perecíveis, que serão entregues às pessoas carentes.

Sexta-Feira Santa – 19/04 (Dia de jejum e abstinência)

07h às 12h- Adoração ao Santíssimo Sacramento no Salão Paroquial.

09h- Celebração Penitencial

15h- Solene ação litúrgica da Paixão do Senhor, com veneração da cruz e Comunhão Eucarística.

Motivação: Participe com sua doação na Coleta para os lugares Santos na Terra Santa.


Encenação do descimento da cruz em 2018

19h- Encenação da Paixão do Senhor, Sermão do Descimento da Cruz na igreja.  Em seguida, haverá a procissão do enterro (Rua Mármore, Rua Tenente Durval, Praça Coronel José Persilva, Rua Salinas, Rua Ângelo Rabelo, Rua Mármore e Praça Duque de Caxias). Na chegada à Igreja, veneração ao Senhor morto.

Sábado Santo – 20/04

09h- Solene Ofício da Saudade e Esperança. Recordação da morte do Senhor e memória de nossos falecidos. (Quem desejar, poderá levar flores.)

19h- Solene Vigília Pascal.
Durante a Vigília é solicitado aos paroquianos que levem pequenos gravetos e vela e, se possível, sejam usadas roupas na cor branca.

Domingo da Páscoa do Senhor – 21/04

09h- Santa Missa.
19h- Santa Missa.

Imagens/ crédito: Eliza Peixoto/Santa Tereza Tem

Anúncios