Bloco da Fofoca - Santa Tereza Tem
Logo

Bloco da Fofoca

Carimbó do Bloco da Fofoca leva um mar de saias para Belo Horizonte

Saias rodadas vai colorir a Avenida Afonso Pena na tarde do domingo de carnaval, 3 de março. O Bloco da Fofoca ultrapassa, em 2019, a marca de 150 dançantes e se consolida como o maior corpo de baile entre os blocos de rua de Belo Horizonte. O que embala essa folia é o carimbó paraense, que desde 2014, a Fofoca leva para as ruas de BH.

Tanto bateria como corpo de baile são abertos a quem quiser participar, sem restrição de corpos ou idades. Crianças, adultos e idosos se misturam na festa, e muitas famílias se reúnem para curtirem, juntas, o carimbó. Para garantir a qualidade do que vai para a avenida, o bloco oferece ao longo do ano oficinas gratuitas de dança e percussão, ministradas por integrantes do Grupo Folclórico Aruanda, um dos mais importantes na difusão da cultura popular brasileira há quase 60 anos.

A bateria do Bloco da Fofoca é liderada pela regente Marina Araújo, também dos Blocos Bruta Flor, Lua de Crixtal e Jam Dira CarnaRock. A instrumentação conta com uma banda base e uma percussão adaptada ao carnaval de rua, com instrumentos comuns às baterias dos blocos de carnaval mineiros. E quem canta é a dupla de mãe e filha, Viviane Cosse e Ana Luísa Cosse.

O repertório traz os maiores clássicos do carimbó com canções de Dona Onete, Lia Sophia, Mestre Verequete, Pinduca e Mestre Lucindo. Este ano apresentam canções autorais do carimbó-mineiro da banda Tutu com Tacacá, que se formou a partir do bloco.

O corpo de baile do Bloco da Fofoca é onde a diversidade verdadeiramente se faz presente. As pessoas dançam com quem quiserem, e são livres para se manifestar e vestir da forma que se sentirem melhor. Mas é fato que a vestimenta mais popular é a saia tradicional do carimbó. Muito rodadas, floridas e feitas de chitão, as saias são um espetáculo à parte, e desenham uma primavera encantadora na avenida.

O Bloco da Fofoca foi criado por integrantes do Grupo Folclórico Aruanda em 2014, quando saiu pela primeira vez em Belo Horizonte. O nome “fofoca” é uma alusão à roupa íntima feminina usada por debaixo de trajes tradicionais de manifestações da cultura popular.

CARIMBÓ PARA ALÉM DO CARNAVAL
Os integrantes da banda do Bloco da Fofoca formaram em 2016 o grupo Tutu com Tacacá, que propõe uma mistura de Minas com Pará: o carimbó paraense com a essência da musicalidade mineira. No grupo, instrumentos tradicionais paraenses como os curimbós, as maracas e a flauta são misturados com instrumentos típicos mineiros, como as caixas de folia e os patangomes. O grupo realiza shows de carimbó amineirado durante o ano inteiro, espalhando pela cidade a alegria contagiante da mistura paraense e mineira. Em 2019, o grupo já se apresentou em importantes eventos, como a Mostra de Cinema de Tiradentes e o Festival de Verão da UFMG.

Serviço
Data: 03 de março (Domingo de Carnaval)
Concentração: às 14h30
Local: Rua Espírito Santo, 757 (na altura da Igreja São José)
Facebook: https://www.facebook.com/blocodafofoca
Instagram: @blocodafofoca

Anúncios