Férias no Espaço do Conhecimento UFMG - Santa Tereza Tem
Logo

Férias no Espaço do Conhecimento UFMG

Programação especial em janeiro no Espaço do Conhecimento UFMG

As férias serão agitadas no Espaço do Conhecimento UFMG, que preparou uma programação especial para toda a família de 02 de janeiro a 03 de fevereiro. Quem gosta de astronomia pode aproveitar os filmes e projeções no Planetário, que terá várias sessões diariamente. O universo também será explorado em muitas oficinas ao longo do mês!
Os visitantes ainda vão se divertir com contações de histórias e muitas brincadeiras. As atividades são gratuitas, mas o público deve retirar uma senha na recepção. Somente a entrada no Planetário é paga com ingressos que custam R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (meia).

Desvendando o céu
A astronomia já descobriu muito sobre o Universo, que permanece fascinante aos olhos humanos. Na programação especial de férias, o Espaço vai desvendar muitos mistérios em atividades lúdicas e interativas. A diversão começa com o Teatro dos Planetas no dia 05 de janeiro, às 14h. Na oficina, os visitantes encenam os movimentos de planetas e outros astros com o próprio corpo. Tudo isso acontece sobre um tapete astronômico que representa o Sistema Solar. A atividade é indicada para pessoas a partir de 06 anos.

Já nos dias 08 e 10 de janeiro, às 15h, e no dia 26, às 16h, a criançada desvenda mistérios e conhece outras formas de vida em Pás, lupas e telescópios: para onde vamos?. Os pequenos vão andar pelas exposições do museu em busca de vestígios de vida em um planeta desconhecido. Para isso, terão que usar técnicas da arqueologia e astronomia. Ao final, será apresentado o nome do planeta, seu povo e sua cultura. A atividade tem classificação livre.

E o passeio por outras culturas continua em Estrelas e Faraós, que leva os visitantes ao Egito Antigo, onde a relação dos seres humanos com a astronomia era muito forte. A contação de histórias está marcada para 09 e 11 de janeiro, às 15h, e também tem classificação livre.

No dia 12, às 14h, a oficina do Espectroscópio convida o público a construir uma ferramenta que permite observar o espectro emitido por fontes luminosas. Durante a atividade, os mediadores explicam os princípios básicos da luz e explicam como o instrumento é importante nas pesquisas da astrofísica. Podem participar pessoas a partir de 10 anos.

As descobertas seguem em Mensagens para um extraterrestre, que ocorre nos dias 15 e 17 de janeiro, às 15h. A oficina propõe que as crianças sigam o exemplo da sonda espacial Voyager e escrevam uma mensagem para uma civilização extraterrestre. Já em Gincana Astronômica, no dia 19, às 14h, os pequenos vão testar os conhecimentos sobre o Universo com um twister de perguntas sobre os planetas, um jogo de adivinhação sobre objetos astronômicos, um quiz sobre a Lua e uma caça às palavras pelo museu. As duas atividades são indicadas para quem tem 05 anos ou mais.

No dia 26, às 14h, o público cria as próprias constelações em Coleção de Estrelas. E para fechar a programação da Astronomia com muita diversão o jogo Quem tem medo de escuro? convida os participantes a entrarem em um tabuleiro gigante em que assumem o papel das peças. O objetivo é mostrar o impacto da poluição luminosa, que reduz a visibilidade de estrelas no céu. A brincadeira ocorre nos dias 29 e 31 de janeiro, às 15h, e no dia 02 de fevereiro, às 14h. As duas oficinas têm classificação de a partir de 06 anos

Brincando e aprendendo
Qual a melhor forma de aprender? O Espaço sabe que é brincando e está cheio de jogos na programação de férias. Nos dias 02 e 04 de janeiro, às 15h, as crianças terão que desvendar os escritos de pergaminhos em Paleografia das Cosmogonias. Depois que descobrir os trechos, os participantes vão juntar todos os pergaminhos e ler a história completa. A classificação indicativa é de 07 anos.

Já em Chaturanga: do Elefante ao Bispo, o público vai entender como surgiu o xadrez. O jogo de tabuleiro será ensinado aos visitantes, que também entenderão o contexto do seu surgimento. A atividade ocorre no dia 05, às 18h15, e no dia 13, às 15h. Podem participar pessoas a partir de 10 anos.

O incentivo ao uso da imaginação continua em Das Cavernas aos Muros, na qual os participantes vão refletir sobre as diversas manifestações simbólicas encontradas pelos muros das cidades. Ao final, haverá uma experimentação com formas de letras e desenhos que se transformam e se diversificam. O percurso acontece no dia 18, às 15h, e é livre para todas as idades.

E se os pais acham que só o semideus Hércules foi capaz de realizar as tarefas impostas por Zeus, como relata a mitologia grega, as crianças vão provar o contrário. Na atividade As 12 tarefas de Hércules, os pequenos seguirão pistas para completar os trabalhos. A brincadeira ocorre nos dias 23 e 25, às 15h, e é livre.

A procura por pistas segue em Caça aos Vestígios pelo Museu. Com luvas, jalecos, pincéis e lupas, os participantes vão encontrar fósseis, minerais, papiros, sementes, mapas antigos e diversos outros objetos. Em seguida, terão que investigar, catalogar e fotografar o material. A atividade tem classificação livre e está marcada para 27 de janeiro, às 15h.

Nos dias 30 de janeiro e 1º de fevereiro, às 15h, as Brincadeiras Indígenas invadem o Espaço. A fim de tornar esses povos mais próximos da nossa realidade, a atividade reproduz jogos que têm origem nas aldeias, como a peteca e a pintura com urucum. Podem participar crianças acima de 05 anos.

Para a diversão deixar saudades, Experimentando! Química e o experimento de Miller tem como cenário a exposição Demasiado Humano, onde há uma reprodução do laboratório do cientista Stanley Miller. Depois de conhecer o trabalho desse importante pesquisador, os participantes farão seus próprios experimentos de química! A oficina é voltada para crianças de até 10 anos e acontece no dia 02 de fevereiro, às 16h, e no dia 03, às 15h.

Senta que lá vem a história!
Férias combinam muito com ouvir e contar histórias! Sabendo disso, o Espaço preparou uma programação para as crianças se aventurarem pelas mais variadas narrativas. No dia 03 de janeiro, às 15h, Diversidade na História aborda a vida e os feitos de algumas personalidades LGBT, refletindo sobre a concepção do amor e como essas pessoas eram vistas em suas épocas.

No dia 05, às 16h, Histórias das Aldeias retoma narrativas da tradição oral de comunidades indígenas, como a dos Guarani-Mbyá, que acreditam no deus Nnhamandu, e dos Apinajé, que creem na Mulher Estrela. Já Mulheres Incríveis revela a biografia de grandes figuras femininas, como a física brasileira Sônia Guimarães e a jogadora de futebol Marta. A atividade ocorre nos dias 06, às 15h, e no dia 12, às 18h15.

Em Histórias da África de A a Z, no dia 12 de janeiro, às 16h, as crianças são apresentadas a países africanos, com ênfase nas culturas akan, banto, ioruba e zulu. No dia 16, às 15h, Cosmogonia Grega e outras histórias revela como os antigos gregos viam a origem do mundo e da humanidade. A cultura escandinava ganha destaque em Cosmogonia Nórdica, que acontece no dia 19, às 18h15. E em Contos Orientais, no dia 02 de fevereiro, às 18h15, os pequenos descobrem a rica cultura budista a partir de contos famosos. Todas essas atividades têm classificação livre.

No dia 26 de janeiro, às 18h15, o Clube de Leitura: do Sci-Fi à Fantasia debate o livro O Mundo de Aisha, uma reportagem em quadrinhos de Ugo Bertotti. Para participar, é preciso enviar um e-mail conhecimento.monitoria@gmail.com. A classificação etária é de 12 anos.

Da natureza ao patrimônio
Muitas riquezas devem ser preservadas pela humanidade. Algumas são importantes para a nossa sobrevivência no mundo. Outras mantêm vivas nossa memória enquanto sociedade. No dia 19 de janeiro, às 16h, e no dia 20, às 15h, o público vai conhecer as Histórias que correm com as águas. Indicado para maiores de 06 anos, o percurso aborda a relação da água com o surgimento da vida, enfatizando a necessidade do descarte e consumo conscientes.
Já nos dias 22 e 24 de janeiro, às 15h, Quem sou eu? O patrimônio é você! leva as crianças a um passeio pela Praça da Liberdade, onde seus elementos serão observados, como o Edifício Niemeyer, o Palácio da Liberdade e os jardins da praça. Em seguida, os pequenos vão assumir o papel desses monumentos, aprendendo a importância do patrimônio. A atividade tem classificação livre.

SERVIÇO
Data: 02 de janeiro a 03 de fevereiro
Local: Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700, Funcionários, BH.
Entrada gratuita

Diversidade na História
Quando: 03 de janeiro, às 15h
Classificação: livre

Paleografia das Cosmogonias
Quando: 02 e 04 de janeiro, às 15h
Classificação: a partir de 07 anos

Teatro dos Planetas
Quando: 05 de janeiro, às 14h
Classificação: a partir de 06 anos

Histórias das Aldeias
Quando: 05 de janeiro, às 16h
Classificação: livre

Chaturanga: do Elefante ao Bispo
Quando: 05 de janeiro, às 18h15; 13 de janeiro, às 15h
Classificação: a partir de 10 anos

Mulheres Incríveis
Quando: 06 de janeiro, às 15h; 12 de janeiro, às 18h15
Classificação: livre

Pás, lupas e telescópios: para onde vamos?
Quando: 08 e 10 de janeiro, às 15h; 26 de janeiro, às 16h
Classificação: livre

Estrelas e Faraós
Quando: 09 e 11 de janeiro, às 15h
Classificação: livre

Espectroscópio
Quando: 12 de janeiro, às 14h
Classificação: a partir de 10 anos

Histórias da África de A a Z
Quando: 12 de janeiro, às 16h
Classificação: livre

Mensagens para um extraterrestre
Quando: 15 e 17 de janeiro, às 15h
Classificação: a partir de 05 anos

Cosmogonia Grega e outras histórias
Quando: 16 de janeiro, às 15h
Classificação: livre

Das Cavernas aos Muros
Quando: 18 de janeiro, às 15h
Classificação: livre

Gincana Astronômica
Quando: 19 de janeiro, às 14h
Classificação: a partir de 05 anos

Histórias que correm com as águas
Quando: 19 de janeiro, às 16h; 20 de janeiro, às 15h
Classificação: a partir de 06 anos

Cosmogonia Nórdica
Quando: 19 de janeiro, às 18h15
Classificação: livre

Quem sou eu? O patrimônio é você!
Quando: 22 e 24 de janeiro, às 15h
Classificação: livre

As 12 tarefas de Hércules
Quando: 23 e 25 de janeiro, às 15h
Classificação: livre

Coleção de Estrelas
Quando: 26 de janeiro, às 14h
Classificação: a partir de 06 anos

Clube de Leitura: do Sci-Fi à Fantasia
Quando: 26 de janeiro, às 18h15
Classificação: 12 anos

Caça aos Vestígios pelo Museu
Quando: 27 de janeiro, às 15h
Classificação: livre

Quem tem medo de escuro?
Quando: 29 e 31 de janeiro, às 15h; 02 de fevereiro, às 14h
Classificação: a partir de 06 anos

Brincadeiras Indígenas
Quando: 30 de janeiro e 1º de fevereiro, às 15h
Classificação: a partir de 05 anos

Experimentando! Química e o experimento de Miller
Quando: 02 de fevereiro, às 16h; 03 de fevereiro, às 15h
Classificação: até 10 anos

Contos Orientais
Quando: 02 de fevereiro, às 18h15
Classificação: livre

 

 

 

Anúncios