Teatro La Movida In Box em Contagem - Santa Tereza Tem
Logo

Teatro La Movida In Box em Contagem

Teatro La Movida In Box em Contagem  leva um formato inédito de microteatro à cidade

Nos dias 08, 09 e 10 de junho a Praça da Jabuticaba, em Contagem, vai receber a estrutura do La Movida In Box, onde contêineres serão transformados em microsalas de teatro para receber micropeças de diversas partes do estado, com apresentações simultâneas e em sequência, num formato inédito no Brasil, com espetáculos de até 15 minutos de duração, em espaços reduzidos de até 15m², para um público de até 15 pessoas, com até 3 atores em cena. Cada micropeça se apresenta 4 vezes na noite.

O acesso ao espaço montado na Praça da Jabuticada para o La Movida In Box é gratuito, a partir de 17h. Para assistir às micropeças os ingressos custam R$ 6,00. As apresentações começam sempre às 19h e toda a bilheteria será destinada às micropeças peças em cartaz e o público pode escolher quantos trabalhos pretende assistir, além de contribuir para a produção cênica do Estado.

Programação

A programação conta com criações cênicas desenvolvidas com exclusividade pelos grupos Trama, de Contagem; In-Cena, de Teófilo Otoni; e pelo coletivo Artesania, de Uberlândia. Os artistas de Belo Horizonte Fabiano Persi, Janaína Morse e a dupla Raquel Pedras e Cristino Araújo, que apresentaram suas micropeças na primeira temporada do La Movida Microteatro Bar, no primeiro semestre de 2017, complementam a programação.

As micropeças do interior do estado se apresentarão nos três dias do evento. Já as micropeças de Belo Horizonte irão se apresentar em cada uma das noites da programação, sendo “Souvenir”, com Janaína Morse, no dia 08/06; “Sala de Esquecer”, com Raquel Pedras e Cristiano Araújo, no dia 09/06; e “Sapato Bicolor”, com Fabiano Persi, no dia 10/06.

Micropeças do interior
De 08 a 10/06
“Saci”, Grupo Trama de Teatro, de Contagem.
Contêiner 1 – Sessões às 19:00, 19:45, 20:30 e 21:15
Classificação etária: livre

O Saci Pererê faz parte do imaginário da cultura brasileira. Diz a lenda que ele não é apenas um brincalhão ou um espírito endiabrado e que seria apenas um exímio conhecedor das propriedades medicinais das ervas e raízes das nossas florestas. Se alguém precisa entrar na mata e pegar algo, portanto, tem que pedir autorização ao Saci, pois se entrar sem sua permissão, fatalmente será alvo de suas travessuras. O grupo Trama traz o Saci à cena e, de forma lúdica e delicada, propõe um novo olhar para esta criatura lendária do folclore brasileiro e suas múltiplas representações na sociedade atual. A estreia da micropeça Saci, dentro da programação do La Movida In Box, integra as ações de celebração de 20 anos do Grupo.

Ficha técnica:
Roteiro e atuação: Carlos Henrique / Direção: Elisa Santana / Iluminação: Jésus Lataliza e Rodrigo Marçal / Foto: Andréia Carvalho / Produção: Patricia Matos

“SORTEASUA”, Coletivo Artesania, de Uberlândia
Contêiner 2 – Sessões às 19h10, 19h55, 20h40, 21h25
Classificação etária: livre

Formado por quatro artistas, docentes e pesquisadores em Artes Cênicas na cidade de Uberlândia-MG,  o Coletivo Artesania foi criado para a concepção da micropeça SORTEASUA, a convite do Projeto La Movida In box. A partir do questionamento “Como chegamos onde estamos?”  A micropeça inspira-se no cartoon On a Plate, de Toby Morris, e na estrutura improvisacional do jogo popular “Quem sou eu”, para levantar um debate que mescla relatos ficcionais em improviso e experiências pessoais do espaço social em que vivem e produzem os artistas envolvidos, indícios de incoerência e injustiça que constroem a base de um sistema pautado na noção do mérito e do corrupto pelos mesmos parâmetros.

Os três personagens dividem um mesmo espaço de celebração: aguardam a virada do ano enquanto comungam desejos, relatos e uma cartela da Mega Sena. Enquanto a contagem regressiva se aproxima, os atores – mesclando cenas dramáticas e narrativas – entrelaçam histórias de resistência, poder e limitação, perpassando discursos sobre classe, etnia, herança e abuso como mobilizações de suas experiências até o presente da ação dramática. Resta aos sujeitos da ação a desmedida de quais circunstâncias os tornam protagonistas de suas próprias histórias

Ficha Técnica: Texto: Rafael Lorran / Elenco: Maria de Maria, Rafael Lorran e Talita Barros / Diretor/Provocador: Jarbas Siqueira / Registro Audiovisual e Fotos: Luciano Pacchioni

“Filofobia”, grupo In-Cena, de Teófilo Otoni.
Contêiner 3 – Sessões às 19h20, 20h05, 20h50, 21h35
Classificação etária: 16 anos

Filofobia, o novo trabalho do Grupo In-Cena de Teatro, de Teófilo Otoni, é uma virada estética em sua produção, bem como na de seus parceiros. Lá, à marginalidade e a luta política, temas recorrentes nos seus trabalhos, são deslocados do ano corrente e largadas em um futuro sem demarcação, mas não tão distante do hoje.

Há uma mudança discursiva, não se fala das mazelas cotidianas, mas das consequências geradas pelo processo de exploração máxima de todas as camadas do ser humano até que, então, ele seja apenas mais um animal sobrevivendo no caos por ele mesmo criado. O humano só no mundo e carente de tudo que é mais básico para sua vivência: água, comida, amor.

Com objetivo de explorar os limites, tanto como estética da cena, quanto discursivamente, o Grupo cria uma história distópica e, nessa investigação, busca imaginar o corpo, o cenário e o figurino de um sujeito na baliza da sobrevivência. O que sobraria desse sujeito e o que ele levaria de sentido no corpo e na alma? A pergunta mais fundamental é: nesse mundo que assiste o seu fim cabe alguma forma de amar?

Ficha Técnica Dramaturgia: Marcos Fábio de Faria / Direção: André Luiz Dias / Atriz: Luanna Aragão / Cenário e Figurino: Margot Souza e Alysson Wander / Preparação Corporal: Natália Chaves / Música: Bia Nogueira / Produção: Florisvaldo Júnior / Foto e Vídeo: Florisvaldo Júnior

Dia 08/06

“Souvenir”, com Janaína Morse
Contêiner 4 – Sessões às 19h30, 20h15, 21h00 e 21h45
Classificação etária: 12 anos

Segundo trabalho solo de palhaça da artista Janaína Morse, desta vez sob a direção de Robson Vieira. A criação de “Souvenir”, em 2017, marcou os 10 anos de investigação de Janaína Morse no caminho da palhaçaria. Trata-se de um encontro entre público e palhaça, para juntos experimentarem o significado literal da palavra Souvenir. Lembrança em seus múltiplos sentidos e memória em suas amplas possibilidades. Um convite a reflexão sobre tempo e escolhas, com uma dramaturgia viva e em movimento, somado a personalidade da palhaça Brisa, em estado de graça e poesia.

Ficha Técnica/ Criação e atuação: Janaína Morse / Direção e iluminação: Robson Vieira

Dia 09/06

“Sala de Esquecer”, com Raquel Pedras e Cristiano Araújo
Contêiner 4 – Sessões às 19h30, 20h15, 21:00 e 21h45
Classificação etária: 12 anos

Uma mulher e um homem chegam na “Sala de Esquecer” e se deparam com a resposta inevitável da vida. Nessa micropeça, Cristiano Araújo e Raquel Pedras (que são atores e criam juntos há mais de 15 anos) trabalham com uma dramaturgia própria, e experimentam o lugar da cena, seus efeitos e construção.

Ficha Técnica/ Concepção e Atuação: Cristiano Araújo e Raquel Pedras/ Dramaturgia: Raquel Pedras / Cenário: Raquel Pedras e Cristiano Araújo / Iluminação: Cristiano Araújo

Sobre o O La Movida In Box

É um projeto viabilizado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura, com o patrocínio da Cemig, e foi desenvolvido pela publicitária e produtora Clarice Castanheira e pelo ator e produtor Marco Túlio Zerlotini, a partir da primeira temporada do La Movida Microteatro Bar, única experiência do formato em Belo Horizonte. Clarice Castanheira explica que “a ideia é deslocar o microteatro para o espaço público, oferecendo aos espectadores uma outra forma de consumir teatro, em uma estrutura revolucionária e de fácil acesso, destacando a produção cênica de diversas áreas de Minas Gerais.”

A estrutura do La Movida In Box ainda oferece ao público um espaço de convivência, que também será montado na praça, com a presença de food trucks de Contagem, com o objetivo de valorizar essa prestação de serviço local.

Uma das premissas do La Movida é descentralizar suas atividades, renovando sempre suas ações. Portanto, com estrutura móvel e reutilizável, o projeto La Movida In Box aterrissa em Contagem, cidade estrategicamente escolhida para ampliar o acesso e a experiência do microteatro, neste novo formato proposto pelo projeto.

Além disso, o projeto fortalece a cena teatral do município, uma vez que um dos grupos convidados para compor a programação é de Contagem. O Grupo Trama – que comemora 20 anos de existência em 2018 – além de preparar uma micropeça com exclusividade para o La Movida In Box, irá realizar o Trama Festival em paralelo à presença dos contêineres em praça pública. Os dois projetos irão acontecer em períodos semelhantes, em uma parceria que visa fortalecer as ações e valorizar a produção cênica na região.

Sobre o Microteatro

É um formato teatral criado em Madrid, na Espanha, em 2009, que consiste na apresentação de micropeças em espaços de até 15 metros quadrados, com duração igual ou inferior a 15 minutos, com no máximo 3 atores em cena, para um público de até 15 pessoas. Além disso, também é parte das características desse gênero o acontecimento de várias micropeças simultaneamente em sessões sucessivas. Desta maneira, o espectador escolhe quanto tempo passar no teatro, de acordo com o número de micropeças que quiser assistir. Ele escolhe também o valor que quer pagar, já que o ingresso para cada apresentação é vendido separadamente.

 

 

 

Anúncios