Em Santa Tereza tem palhaçaria do HAHAHA - Santa Tereza Tem
Logo

Em Santa Tereza tem palhaçaria do HAHAHA

Em Santa Tereza tem palhaçaria do HAHAHA, festejos de  5 anos de atuação

Com uma ação permanente e cotidiana nos hospitais mineiros há cinco anos o Instituto HAHAHA é hoje referência na arte da palhaçaria e um dos principais grupos que desenvolvem esse trabalho no país. Celebrando essa conquista o Instituto preparou a “3ª Mostra HAHAHA – Cinco anos” que acontece de 23 a 26 de novembro e 02 e 03 de dezembro, em sua sede, no Espaço HAHAHA Ideal, em Santa Tereza.

A programação gratuita conta com espetáculos teatrais, cortejo artístico, palestra, simpósio, oficinas e o lançamento de uma exposição fotográfica resultante das ações e inquietações da prática do Instituto. Além de debater sobre a importância dessa prática ou mostrar um pouco mais dessa rotina para quem ainda não conhece a Mostra tem o objetivo de formar uma rede de cooperação entre grupos e indivíduos do estado de Minas Gerais que atuam em hospitais e em espaços vulneráveis, sejam eles profissionais ou não.

A 3ª Mostra HAHAHA – 5 anos acontece no Espaço HAHAHA Ideal (Rua Estrela do Sul, 126 – Santa Teresa) e tem o patrocínio do Governo do Estado de Minas Gerais por meio da COPASA (Companhia de Saneamento de Minas Gerais)

HAHAHA

O Instituto HAHAHA foi criado em 09 de julho de 2012 dentro da ONG Doutores da Alegria, com o objetivo de expandir a atuação dos palhaços em hospitais e reafirmar o sentimento de pertencimento e de identidade do programa para o Estado de Minas Gerais. Ao longo dos seus 5 anos, o Instituto constituiu-se como o grupo de referência na arte do palhaço em hospitais.

Além de seu programa permanente de atendimento às crianças hospitalizadas, o HAHAHA tem se dedicado intensamente ao trabalho de pesquisa e capacitação do seu corpo de atores. E esse trabalho repercute na qualidade do fazer artístico, que traz o diferencial na atuação do palhaço junto às crianças, constatando cada vez mais que o estado psicológico do paciente nestes momentos, tem grande influência no processo de cura.

Nessa trajetória os atores do HAHAHA levaram sua arte em por cinco hospitais de Belo Horizonte e  atingiram cerca de 329 mil pessoas, dentro e fora do ambiente hospitalar, entre crianças, acompanhantes e a comunidade em geral. Entretanto, para seguir funcionando o Instituto HAHAHA depende do apoio dos cidadãos. Quando um palhaço entra no hospital ele ajuda as crianças a ativarem sua imunidade, elas ficam mais ativas, motivadas e falantes.

Doação

No site www.institutohahaha.org.br é possível encontrar possibilidades de doação, patrocínio e apadrinhamento, inclusive sendo possível descontar o valor da contribuição do imposto de renda. Nesse caso basta ser optante pelo modelo completo da declaração e não há custo nenhum, o cidadão apenas escolhe o destino do seu imposto!

Sede do Instituto no antigo Teatro Ideal

Programação: toda a programação é gratuita e acontece no Espaço Ideal HAHAHA

Abertura dia 23/11 (quinta-feira)
Exposição 5 anos Instituto HAHAHA –

Em comemoração aos cinco anos do Instituto HAHAHA a fotógrafa Carol Reis apresenta exposição a partir de seu acervo acumulado ao longo de toda a trajetória do projeto. As fotos refletem ações e inquietações que marcaram o histórico do Instituto e eternizaram momentos únicos de encontro entre o palhaço e a criança.

19h30:Palestra Espetáculo HAHAHA – Dia 23/11 (quinta-feira)

Com temas extraídos a partir de atendimentos vividos e desses encontros entre o palhaço e a criança os artistas compartilham um pouco da história do Instituto HAHAHA e da gênesis de sua criação. Falando sobre a trajetória do riso na humanidade e sobre o arquétipo do palhaço os palestrantes tocam assuntos como o fracasso, frustação e conquista que estão sempre presentes nessa rotina de trabalho.

Dia 24/11 (sexta-feira)
De 09h às 12hTroca-troca

Em uma vivência única o Instituto HAHAHA convida profissionais da saúde e funcionários dos hospitais de BH para um troca-troca de funções! É dia de palhaço virar profissional da saúde e profissional da saúde virar palhaço! Provocados pelos artistas formadores do HAHAHA os profissionais vão conhecer um pouco mais dos exercícios de treinamento e técnicas de palhaçaria que são a base do trabalho do Instituto durante uma manhã lúdica e fora da rotina.

Obs: Inscrições pelo e-mail: contato@institutohahaha.org.br

20h: Espetáculo Teatral “Dia Útil” –

Através de um processo intenso de criação os artistas transpõem para o palco cenas que retratam, de forma lúdica e evocando a comicidade do palhaço, a essência do trabalho desenvolvido nos hospitais com as crianças. O espetáculo é inspirado na reflexão e vivência rotineira dos palhaços em hospitais.

Dia 25/11 (sábado)

De  09h às12h· “Simpósio Lúdico – ARTE, SAÚDE E INFÂNCIA” –

Quais as interfaces entre arte, saúde e infância? Este será um espaço para troca e reflexão acerca do impacto da presença continuada do palhaço no hospital. Contando com a participação de variados profissionais da comunidade hospitalar, artística, educação, filosofia e demais interessados o desafio será traçar um olhar sobre a contribuição da arte na Infância e na saúde e a infância na saúde e na arte. O intuito é mobilizar a sociedade para ações com resultados socioculturais comprometidos com o desenvolvimento da arte de qualidade em ambientes de saúde, esse lugar de transitoriedade.

20h: Espetáculo teatral “Zona de Risco” 

Um espetáculo criado em tempo real. A atuação artística do Instituto HAHAHA se dá no ambiente hospitalar que é uma constante Zona de Risco no desafio de salvar vidas. O tempo real e toda a sua complexidade é elemento disparador para criar a dramaturgia do encontro e para compartilhar com o público externo casos de hospital os artistas lançam-se a improvisação motivados pela curiosidade do público. Nenhuma garantia será dada, somente a probabilidade de se tornar uma Zona de Riso!

Dia 26/11 (domingo)

10h30 –  Cortejo Natalino HAHAHA 

Trazendo à tona a cultura popular mineira a palhaçaria se prepara para esse cortejo musical natalino! De forma lúdica e poética, com o toque da ingenuidade da natureza de um palhaço, os artistas convidam o público a embarcar com eles na história mais conhecida da humanidade: o nascimento do Menino Jesus.
O cortejo terá início na Praça Duque de Caxias e seguirá para a sede o Instituto HAHAHA, que fica ao lado da praça.
· Oficina R-01 – Palhaços nas áreas de Saúde – Minas HAHAHA

Dias 02 e 03/12 (Sábado e domingo)
De 09h às 17h – Oficina R-01 – Oficina avançada – Palhaços em Hospitais

Por meio de dinâmicas e jogos serão experimentados elementos essenciais da linguagem do palhaço dentro do ambiente hospitalar e outros espaços vulneráveis como: o risco, o erro, a fragilidade e delicadeza, a inadequação humana. O objetivo é instrumentalizar o trabalho artístico e provocar uma reflexão da prática reforçando a identidade do grupo e contribuindo para ampliar a qualidade do trabalho.

Módulo avançado capacitação da arte da palhaçaria nos ambientes de saúde.

Público estimado: 25 pessoas selecionadas por currículo (visando contemplar o máximo de grupos e cidades de Minas Gerais) (carga horária de 14 horas)
Obs: Inscrição pelo e-mail: contato@institutohahaha.org.br

SERVIÇO

3ª Mostra HAHAHA – Cinco anos

Dia 23 de novembro (quinta-feira)
19h30 – “Palesa Espetáculo HAHAHA”
20h30 – Abertura “Exposição Fotográfica – HAHAHA 5 anos” – Carol Reis

Dia 24 de novembro (sexta-feira)
9h00 às 12h00 – “Troca – Troca”
Oficina para profissionais de Saúde
20h00 – Espetáculo “Dia Útil”

Dia 25 de novembro (sábado)
9h00 às 12h00 – Simpósio Lúdico – Arte, Saúde e Infância”
20h00 – “Zona de Risco” – Causos de Hospital
Um espetáculo criado em tempo real

Dia 26 de novembro (Domingo)
10h30 – “Cortejo Natalino HAHAHA”
Local: Início Praça Duque de Caxias e finalização no Espaço HAHAHA Ideal

Dia 2 e 3 de dezembro (sábado e domingo)
Oficina R-01 – Oficina avançada – Palhaços em Hospitais
Horário: 9h00 às 17h00 (carga horária de 14 horas)

Local: todas as atividades serão realizadas no Espaço HAHAHA Ideal
Rua Estrela do Sul, 126 – Santa Tereza
Entrada gratuita

Matéria relacionadaTratamento a base do bom humor

Anúncios