Bora arborizar Santa Tereza - Santa Tereza Tem
Logo

Bora arborizar Santa Tereza

Moradora do bairro faz campanha por arborização de Santê

Há pessoas que reclamam, criticam e nada fazem para melhorar a qualidade de vida em comum. Outras se há algo errado correm atrás de soluções. Esse é o caso da cantora, professora e moradora do bairro, Luciana Vieira, que, exercendo o seu direito de cidadã, está batalhando junto à prefeitura para arborizar Santa Tereza.

Luciana Vieira e nova árvore na Rua Tenente de Freitas

Ver o bairro com árvores em todas as ruas passou a ser a sua meta há seis anos, quando em suas caminhadas pelo bairro, Luciana percebeu o sol quente e as calçadas sem sombras. “Notei como as ruas de Santa Tereza estão áridas, faltam árvores, sombra e sobra calor. Constatada a carência na arborização, veio a pergunta: o que posso fazer para mudar este cenário? Deve haver um jeito de reverter esse panorama de desertificação”, comenta Luciana.

A partir daquele momento, ela começou uma verdadeira odisseia para conseguir junto à Prefeitura de Belo Horizonte o replantio de árvores na Rua Tenente Teixeira de Freitas, onde ela reside. “Na teoria, tudo lindo! Mas, é difícil. Assim, até ela poder comemorar o plantio de cerca de nove das 22 solicitadas, foram necessários dois anos de insistência e muita paciência”, explica.

Luciana procurou a Gerência Regional de Jardins e Áreas Verde (Gervaj) por meio do telefone 156 e fez a solicitação de plantio em sua rua. Como não obteve resposta, mandou e-mails e depois foi pessoalmente na Gervaj, no bairro Pompéia. Lá falou de seu plano, que foi bem aceito, apesar da demora em começar a implementá-lo.

Primeira floração de um ipê na Rua Tenente de Freitas

Em compensação, este ano, as mudas de ipês plantadas na Rua Tenente de Freitas, deram suas primeiras flores. Parte das ruas Quimberlita, Tenente Durval, Salinas e mais recentemente toda extensão da Rua Amianto também receberam novas mudas. Quem reparou nas flores amarelas e no verde que começa a brotar não sabe o gasto de energia que foi. Segundo ela, “deu trabalho. Ainda assim, valeu muito a pena. Além de embelezar o local, essas maravilhas promovem a melhoria na qualidade do ar, o retorno da fauna nativa, aumento da polinização, sombra em dias de sol e abrigo em dias de chuva”.

“Certo  é que não podemos cruzar os braços esperando que o poder público aja. É correr atrás, apesar de que ações dessa natureza demandam trabalho, esforço, e exigem que abandonemos nossa zona de conforto. Ainda assim, o resultado sempre será compensador, com bem estar para a coletividade”, conclui.

O grande projeto de Luciana é acrescentar aos predicados artístico, cultural, gastronômico e boêmio de Santa Tereza, o título de reduto verde de Belo Horizonte. Por que não, ela se pergunta.

Quem quiser ter uma árvore em sua porta, basta entrar em contato com a Luciana, que ela faz o pedido junto à prefeitura, pois ela já conhece o caminho das pedras. Além disso, com a chegada das chuvas é a época propícia para o plantio.  E ela convida todo mundo a participar, seja solicitando o plantio ou cuidando das que já estão em crescimento: “Bora fazermos a diferença?”

O telefone da Luciana para quem quiser participar da campanha e ter uma árvore em cada porta em Santa Tereza: 99339 8851

Compare a diferença entre uma rua arborizada e outra com as calçadas nuas.

Anúncios