Moção de apoio ao Museu da Imagem e do Som da Comissão Local do MIS Cine Santa Tereza - Santa Tereza Tem
Logo

Moção de apoio ao Museu da Imagem e do Som da Comissão Local do MIS Cine Santa Tereza

Comissão Local do MIS Cine Santa Tereza escreve moção de apoio aos servidores do Museu da Imagem e do Som, que contestam a decisão da prefeitura de mudar a sede do Museu da Av. Alvares Cabral para a edificação do Cine Santa Tereza, à Rua Estrela do Sul, em Santa Tereza. Confira na íntegra o documento:

Belo Horizonte, 11 de maio de 2017 

Moção de apoio ao Museu da Imagem e do Som da Comissão Local do MIS Cine Santa Tereza

A Comissão Local do MIS Cine Santa Tereza, instância de participação social ligada ao Conselho Municipal de Política Cultural responsável por discutir e propor ações, projetos, atividades e outras formas de usos e ocupação do MIS Cine Santa Tereza, bem como monitorar, avaliar e recomendar diretrizes para o planejamento da unidade,  repudia a decisão da Prefeitura de Belo Horizonte de fechamento da sede do Museu da Imagem e do Som e de transferência de seu acervo e equipe  para o MIS Cine Santa Tereza.

O MIS Cine Santa Tereza é um espaço conquistado pela comunidade, fruto do Orçamento Participativo de 2002, que demorou mais de uma década para ser aberto ao público. Entregue há apenas um ano para a população da cidade, vem cumprindo um importante papel de democratização do acesso à produção cinematográfica, de acesso a livros e atividades formativas, à formação e circulação artística, além da divulgação do acervo preservado pelo Museu da Imagem e do Som.

A vinda da sede do Museu para Santa Tereza significará não apenas a perda do salão multiuso – espaço que mantém a arquitetura original do cinema que existia em 1944, hoje patrimônio tombado –  atualmente destinado a exposições, apresentações artísticas e atividades de formação, como oficinas e seminários, mas também a diminuição significativa do número de atendimentos realizados atualmente pelo MIS Cine Santa Tereza.

Além disso, o espaço não poderá ser mais utilizado pela comunidade, artistas e outros agentes culturais da cidade que há anos reivindicam espaços públicos e gratuitos para a formação e para circulação de sua arte e que encontraram no MIS Cine Santa Tereza uma importante alternativa.

Sendo assim, a Comissão Local manifesta amplo apoio à carta dos servidores do Museu da Imagem e do Som e solicita que a decisão da Prefeitura seja revista para que o MIS tenha sua sede atual garantida e o MIS Cine Santa Tereza cumpra plenamente com as atribuições que lhe foram democraticamente colocadas.

A Comissão Local

A Comissão Local é uma forma de participação social na política pública cultural prevista pelo Plano Municipal de Cultura e que trabalhará alinhada ao Conselho Municipal de Política Cultural Conselho Municipal de Cultura (COMUC).

Saiba mais em: Conheça os integrantes da Comissão do Cine Santa Tereza

Audiência Pública

Nesta segunda-feira, 15, às 19h, na Câmara Municipal, está programada audiência pública para tratar da atual situação dos Museus da Imagem e do Som (MIS), MIS Cine Santa Tereza e Museu de Arte da Pampulha.

A audiência é aberta à participação popular. Assim quem estiver interessado em discutir essa questão que afetará a vida cultural da cidade e o MIS Cine Santa Tereza, deve comparecer: dia 15 de maio, 19h, na Câmara Municipal, à Avenida dos Andradas, 3100.

Saiba mais em: Audiência Pública sobre mudança do MIS para o Cine Santa Tereza

Anúncios