Movimento Arte nas Ruas BH - Santa Tereza Tem
Logo

Movimento Arte nas Ruas BH

Movimento Arte nas Ruas BH convida todo mundo a participar do ato em defesa dos artistas de rua

Nesta terça-feira, dia 4, às 13h, artistas e simpatizantes com a causa estarão na porta da Câmara Municipal (CMBH), em ato contra o veto do prefeito Alexandre Kalil, à lei aprovada pelos vereadores, liberando a apresentação de artistas nas ruas da cidade com caixa de som. Em Belo Horizonte,   ao contrário do que é comum em grandes cidades do mundo, que são músicos e atores se apresentando em praças, estações, metrô e parques em troca de gorjetas opcionais oferecidas pelos pedestres,  desde 2011, eles são proibidos de se apresentarem nesses espaços de trânsito da população, inclusive utilizando pequena caixa de som.

Para tentar acabar com esta proibição, em 2015, um Projeto de Lei foi apresentado pelo vereador Gilson Reis (PCdoB), propondo alteração desta proibição. O projeto foi aprovado pela Câmara Municipal,  mas vetado pelo prefeito sob a alegação técnica de que uma caixa de 200 watts ultrapassaria os 70 decibéis permitidos pela lei de silêncio.
Segundo os organizadores do movimento, laudos técnicos de especialistas atestam, que a potência da caixa não define o volume, quem define o volume é o operador, uma caixa de 20 watts poderá ultrapassar os 70 decibéis, apenas  se o operador quiser. O que os 200 watts da caixa garantem é a qualidade do som e a durabilidade do equipamento!

Entretanto,  se os vereadores da CMBH podem derrubar o veto do prefeito. Para isso os artistas da  cidade estão se mobilizando e convidando todos a participar do ato em defesa da arte na rua, dia 4 de abril, às 13h,  na porta da CMBH, para sensibilizar os vereadores a votarem contra o veto do prefeito Kalil.

Visite a fanpage Movimento Arte nas Ruas BH e saiba  mais.

Anúncios