Banda Filarmônica 1º de maio na Praça - Santa Tereza Tem
Logo

Banda Filarmônica 1º de maio na Praça

Banda Filarmônica 1º de maio na Praça Duque de Caxias lança CD

Manhã festiva na Praça de Santa Tereza com apresentação da Banda Filarmônica 1º de maio, que aos 82 anos, lançou, seu primeiro CD. Dobrados, rumbas e outros estilos musicais empolgaram o público.

?

Banda Filarmônica 1º de Maio Fotos: Eliza Peixoto

entrevistada

Bárbara S. Peixoto e os pais Jorge Peixoto e Conceição Simões Peixoto

A jovem Bárbara Simões Peixoto assistiu pela primeira vez a um concerto de banda e além de gostar do que ouviu, disse que chamou sua atenção a união dos músicos, o trabalho em equipe e a animação do público. Moradora do bairro Cruzeiro, ela veio acompanhando os pais, Jorge Peixoto e Conceição Simões Peixoto, e diz que valeu a pena passar a manhã na Praça.

Nélia Auxiliadora Dupin Franco, moradora do bairro, saiu para fazer compras para o almoço e não resistiu, ao ouvir o som. “Vou atrasar o almoço, mas não poderia deixar de parar aqui. Como não posso ficar ate o final, comprei o CD, para ouvir com tranquilidade em casa. É muito bom ter esse tipo de evento aqui”, comenta ela.

O músico e regente, Francisco Belmiro, 80 anos, que tem quatro músicas gravadas no CD, há 26 anos está na banda. Feliz ele observa que o reconhecimento do público vale o esforço de horas de ensaios. “Músico trabalha horas e horas por um momento de reconhecimento do público. E quando ele vem é gratificante”, diz ele.

O músico e produtor mineiro, Caxi Rajão, responsável pela produção musical do CD, comentou que aos 82 anos de vida, já passava da hora da banda gravar um álbum. Ele comenta que “me honrou muito participar deste trabalho, não só como produtor fonográfico, mas principalmente como músico, pois a Filarmônica tem um importante papel no cenário cultural de Belo Horizonte pela sua longevidade e por manter viva a tradição das bandas”.

Para Alexandre Moreira, um dos regentes da banda, a apresentação colabora para a divulgação da cultura tradicional das bandas de marcha, sendo que Minas Gerais é o estado que mais tem bandas no país. “É emocionante tocar aqui, pois Santa Tereza é o coração da cultura em Belo Horizonte. Emocionante ver a participação do público, peça fundamental em qualquer apresentação”, comenta o músico.

O maestro Lindomar Gomes, que atualmente organiza o Festival Internacional de Bandas e Corais, que será realizado em setembro e faz parte da Secretaria de Estado da Cultura veio prestigiar a apresentação. Segundo ele, “a retomada da banda quase centenária é fato significativo para a tradição musical mineira. Estão de parabéns os músicos e especialmente o presidente Adilson Proença, que com seu espírito empreendedor, deu novo impulso à banda, que culminou com a gravação do CD”.

Ele ressaltou ainda que “a apresentação nesta Praça é significativa, pois Santa Tereza representa muito para a cultura musical da cidade e este ambiente interiorano produz uma sinergia especial entre o público e os artistas”.

Aulas de música

O músico e integrante da banda Jaime Maciel comenta que em breve, em setembro, na sede da Filarmônica, no Horto, que passa por reforma, serão retomadas as aulas gratuitas de música. Quem estiver interessado pode fazer contato com ele pelos números 3032.5591 e 99344.1416.

Sobre o CD

A Sociedade Musical Filarmônica 1º de Maio foi fundada no dia 1º de maio de 1934 por trabalhadores da antiga Estada de Ferro Central do Brasil. Viveu momentos de glória e de decadência. Nos dois últimos anos ganhou impulso, com a chegada de novos músicos e apoio de diversas pessoas e da Fundação Municipal de Cultura, segundo o atual presidente Adilson Proensa Vieira.

A gravação do CD, que faz parte da revitalização da Banda, contou com produção musical de Caxi Rajão e traz nove músicas, sendo que apenas duas não são composições autorais de integrantes da agremiação: “Não me toques”, de Zequinha de Abreu e “Quem Sabe”, de Carlos Gomes.  Os autores das demais canções: João Evaristo Silveira Júnior, Francisco Belmiro, Antônio Agostinho Lana, Vanildo Antonio de Albuquerque e João Vicente de Brito.

Quem quiser adquirir o CD, que custa 20 reais, pode fazer contato com Jaime Maciel, 3032.5591 e 99344.1416.

 

 

Anúncios