Fórum Shakespeare - Santa Tereza Tem
Logo

Fórum Shakespeare

Depois do sucesso de 2014, o Fórum Shakespeare retorna para celebrar o legado do Bardo nos 400 anos de sua morte. A diretora Catherine Paskell (National Theatre Wales) dirige uma versão de O Mercador de Veneza com nove atores brasileiros e oferece quatro dias de oficinas. O debate “Shakespeare 400 – Todo o mundo é um palco” encerra o Fórum.

PROGRAMAÇÃO

 18, 19, 20 e 21/5, das 9h às 13h: Oficina O teatro de Shakespeare como um ato político – As más intenções soterram a verdade, O Mercador de Veneza.

O Conflito é o cerne de toda a ação dramática. As peças de Shakespeare exploram todas as formas de conflito possíveis, dos universais aos mais íntimos, revelando as inúmeras experiências conflitantes que cercam as nossas vidas, tão relevantes nos dias de hoje quanto eram há 400 anos atrás. A partir de prática e teoria, vamos observar cenas do clássico Mercador de Veneza e pensar juntos como os conflitos se desenvolvem na política, sociedade, no teatro, na vida.

Inscrições encerradas

 22/5 – 18h – Debate Shakespeare 400 – Todo o Mundo é um Palco.

Tema do debate: Amor, sem qualitativos.

Shakespeare escreveu que o amor é cego e os amantes não podem ver as próprias loucuras. É seu tema recorrente, da Jéssica vestida de menino em fuga no ‘Mercador de Veneza’ à devoção adolescente de Romeu e Julieta e à paixão adulta e inescrupulosa de Antônio e Cleópatra. Em discussão, as reflexões perturbadoras e profundas de Shakespeare sobre o amor e o sexo.

Debatedores: Catherine Paskell, diretora teatral do National Theatre Wales, e Dra. Aimara da Cunha Resende, presidente do Centro de Estudos Shakespearianos (CESh).

Curadoria: Nelson de Sá, articulista da Folha de S.Paulo.

Evento gratuito com distribuição de senhas 1 hora antes do início do debate.

 

Anúncios