Orquestra de Câmara OPUS e Aliéksey Vianna - Santa Tereza Tem
Logo

Orquestra de Câmara OPUS e Aliéksey Vianna

Orquestra de Câmara OPUS  e Aliéksey Vianna em concerto com entrada franca

orq opus
Orquestra de Câmera Opus

Depois de apresentar, belos e aplaudidos concertos, tendo como convidados a musicista tcheca Jitka Hosprová e o maestro Linus Lerner, a Orquestra de Câmara OPUS apresenta espetáculo com o premiado violonista mineiro Aliéksey Vianna.

Esta será a terceira edição de 2015, do projeto “Orquestrando Brasil”, que a Orquestra Opus, regida pelo maestroLeonardo Cunha, no CCBB. Como aconteceu nas anteriores, é gratuita e os ingressos podem ser retirados uma hora antes do concerto.

Formada em outubro de 2006 e regida pelo maestro Leonardo Cunha, a Orquestra de Câmara OPUS tem como objetivo difundir a música orquestral, erudita e popular. Atualmente, o grupo é formado é formado por 15 músicos entre cordas e sopros. O grande diferencial dessa orquestra é o repertório bastante voltado para a música brasileira. Em 2007, aOrquestraregistrou em CD as obras com as quais o público mais se identificava. O álbum, intitulado “Orquestrando Brasil”, teve boa aceitação na mídia e, a partir desse trabalho, teve uma projeção internacional, recebendo convites para se apresentar também fora do país.

Em janeiro de 2011, gravou peças de compositores britânicos em seu segundo CD. A OPUS já se apresentou em mais de 90 cidades de oito estados brasileiros, desenvolvendo o projeto “Orquestrando Brasil”, que conta com os benefícios da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e Lei Municipal de Incentivo a Cultura.

Além disso, a OPUS já contou com inúmeros artistas convidados em suas apresentações, como: Ana Carolina, Milton Nascimento, Daniela Mercury, Flávio Venturini, Derico Sciotti (Saxofonista do Programa do Jô), Fafá de Belém, Ulla Benz (violino/Alemanha), Jasmin Gottstein (flauta/Alemanha), Márcio Carneiro (Violoncelo/Suíça), Knut Andreas (maestro/Alemanha), Jitka Hosprová (viola/República Tcheca), entre outros.

Aliéksey Vianna

aliekseyvianna02
Alieksey Viana é o convidado da Orquestra Opus

Entre 1998 e 2002, o mineiro Aliéksey Vianna foi premiado em mais de vinte concursos internacionais de violão e estabeleceu uma reputação internacional como um dos melhores violonistas de sua geração. Desde então tem atuado como solista em mais de trinta países e colaborado com músicos dos mais diversos estilos, tais como: Pierre Boulez, Petri Sakari, Sérgio Assad, Paul McCandless, Mike Eckroth, Peter Erskine, Tracy Silverman, Dusan Bogdanovic, Carlos Malta, Antonio Carlos Carrasqueira, Dimos Goudaroulis e Mauricio Freire Garcia.

Convidado frequente de diversos festivais, já atuou e frente a grupos como a Orquestra Sinfônica da Basiléia (Suíça), Aukso Tychy Chamber Orquestra (Polônia), Orquestra Filarmônica de Turku (Finlândia), Orquestra Filarmonia das Beiras (Portugal), Orquesta Ciudad de Almeria (Espanha), Orquestra Sinfônica de Campinas e Orquestra Filarmônica de Minas Gerais (Brasil), Knifkvarteten (Suécia) e Artaria Quartet (EUA).

Em 2001, integrou um septeto formado especialmente para a apresentação da obra “Le Marteau sans Maitre”, regida pelo próprio compositor, Pierre Boulez, no Carnegie Hall de Nova York.

Em 2005, lançou seu primeiro CD.  O álbum, inteiramente dedicado às composições para violão solo de Sérgio Assad, foi produzido pelo próprio compositor para a gravadora norte-americana GSP Records.

Em 2009 lançou seu 2o disco como solista: Ritmos e Danças, que é uma coleção de música pan-americana para violão e quarteto de cordas, na qual conta com participações do Ensemble São Paulo e Harmony Quartet-Shanghai.  Em 2011, ao lado de Paul McCandless e Mike Eckroth, Aliéksey gravou o DVD Ébano, seu primeiro trabalho fonográfico envolvendo música improvisada e composições próprias. Em 2015, ao lado do seu trio formado com o baixista Stephan Kurmann e o baterista Mauro Martins, lança seu 4o disco: Aliéksey Vianna Trio – in concert at the bird’s eye, gravado ao vivo para a gravadora suíça TCB – The Montreaux Jazz Label.

Aliéksey iniciou seus estudos em Belo Horizonte, onde seus principais professores foram Rogério Bianchi, Maria Rachel Tostes, Fernando Araújo e José Lucena Vaz. Obteve seu bacharelado no San Francisco Conservatory (EUA), classe de David Tanenbaum, e dois Mestrados – um em música erudita, na classe do professor Pablo Márquez, e o outro em Jazz, na classe de Wolfgang Muthspiel – ambos na Hochschule fur Musik Basel (Suíça). Atualmente cursa o doutorado em performance no programa docArtes do Orpheus Institute em Ghent (Bélgica).

Orquestra de Câmara OPUS  e Aliéksey Vianna

Espetáculo: Orquestrando Brasil
Local: CCBB – Centro Cultural Banco do Brasil – Praça da Liberdade
Data: 29/07/2015 – quarta-feira
Horário: 20 horas

Projeto em parceria com o CCBB onde serão realizados um concerto por mês, entre maio e dezembro, na última quarta-feira de cada mês. As datas são: 29/07, 26/08, 30/09, 28/10, 25/11, 23/12.
Mais informações: www.orquestraopus.com.br – Contatos: 31 8445 1700
Ingressos gratuitos que deverão ser retirados na bilheteria do CCBB com antecedência

https://www.youtube.com/watch?v=Y-e7N9cksRQ

Anúncios