Música e alegria tomaram a Praça - Santa Tereza Tem
Logo

Música e alegria tomaram a Praça

Música e alegria tomaram a Praça no evento SESC Chorinho e Samba na Praça

sesc choro flor de

Quem foi ao evento SESC Chorinho e Samba na Praça Duque de Caxias, no último dia 25 de abril, não se arrependeu. Música e alegria era o que se via em todos os cantos da Praça, que foi tomada pelo som do chorinho feito pelos grandes representantes do estilo: Conjunto Época de Ouro, Quatro a Zero, Flor de Abacate, Aurélie & Verioca, Hamilton de Holanda e Toninho Ferragutti.

Muitos moradores do bairro e de outras regiões da cidade aproveitaram a noite de sábado, não só para curtir a música e dançar, mas para reunir os amigos e a família, ocupando a Praça de Santa Tereza, mostrando mais uma vez que, o poeta baiano Castro Alves, estava certo, “A praça é do povo, como o céu é do condor”.

pipoqueiro vicente

Todo mundo aproveitou, que o diga seu Vidente de Paula e Silva, presente todos os finais de semana na Duque de Caxias com seu carrinho de pipoca, para a alegria das crianças e adultos. “Hoje estou aproveitando duas vezes mais: vendendo mais pipoca e fazendo um dinheirinho extra e ao mesmo tempo ouvindo estas músicas tão bonitas. Isto podia repetir mais vezes”, comentou ele animado. Fica aí a sugestão para o SESC.

 Luisa e Zé Carlos praticaram as aulas de dançaze carlos

O casal José Carlos e Luísa vieram do Esplanada e não perderam tempo. Colocaram em prática as aulas de dança de salão e deram um show à parte, rodopiando bem em frente ao palco, durante todo o show. “Está muito bom pela música de primeira qualidade, o lugar e o público que está participando. Pena que no Esplanada não tem isso”, lamenta ela.

Regina e Anderson

Regina veio trazer filho Anderson, que é deficiente visual, para ouvir a música. “Nós moramos na Rua Formosa e dá pra vir a pé. Está muito bom e precisamos de mais eventos desse tipo, pois não enche muito e dá pra todo mundo aproveitar”, comenta Regina. Anderson conta que não curte muito o chorinho, talvez por não ouvir mais vezes, mas diz que “estou mudando de ideia, porque o pessoal  toca muito bem (o pessoal é o grupo Flor de Abacate). Valeu a pena.”

sesc choro nilson carvalho e beth

O casal Nilson Carvalho (funcionário do Depósito Santana) e Beth, moradores do bairro, veio assistir de perto a apresentação. “A gente sempre vem passear na Praça. É um lugar gostoso e com a música fica ainda melhor, principalmente por causa do chorinho”, diz Beth e tem concordância do marido, que balança a cabeça afirmativamente.

Fabiana Almeida

A cantora Fabiana Almeida, que mora atualmente em Contagem, ficou emocionada. “Estou maravilhada, com o show e por ver as famílias, gente jovem, idosa e crianças, aqui reunidas para curtir um som singular. É raro a gente ver essa união de boa música e famílias juntas. Parabéns ao SESC, pelo evento e porque foi feliz em escolher este espaço, pois Santa Tereza representa a cultura musical de Belo Horizonte e essa praça respira e transmite música.”

Da França direto para Santa Tereza

As cantoras Aurélie e Verioca, no palco
As cantoras Aurélie e Verioca, no palco

O duo “Aurélie & Verioca”, formado pelas cantoras francesas, que se encantaram pela sonoridade universal da música brasileira, foi uma das atrações, que surpreendeu as pessoas. Com apenas o violão de Verioca e a voz de Aurélie, em um português quase perfeito, elas conquistaram a plateia, cantando, entre outras canções, Odeon, de Ernesto Nazareth, Carinhoso, de Pixinguinha e composições autorais. Entre as autorais se destacou a música cujo título é Réconciliation, Reconciliação em português, cantada é claro, em francês. Na música sobre a cidade de Itabira, Aurélie, ainda declamou alguns versos do poeta Carlos Drummond de Andrade, arrancando aplausos do público.

sesc choro verioca
Verioca e Aurélie na aproveitando a Praça antes do show

Em conversa com o Santa Tereza Tem Aurélie falou em português, com um leve sotaque francês, sobre a honra de estar em Santa Tereza, apresentando junto com outros mestres da música brasileira. “É um privilégio, o máximo, uma honra para nós estar aqui nesse lugar tão bonito, podendo cantar chorinho, um dos ritmos brasileiros, que mais gostamos, e quando se comemora o Dia do Chorinho, no Brasil. Não conhecia este bairro e achei o lugar lindo”, comentou.

Verioca também disse ser muito importante para trajetória musical da dupla essa participação no evento e aproveitou para convidar as pessoas para o show, que farão em Ouro Preto, no próximo dia 30 de abril.

Veja as fotos no álbum do Facebook

Anúncios