Livro de Graça na Praça homenageia Santa Tereza - Santa Tereza Tem
Logo

Livro de Graça na Praça homenageia Santa Tereza

Livro de Graça na Praça homenageia Santa Tereza pelas mãos de seu idealizador, o santaterezense José Mauro da Costa  

“Estou de volta a minha casa”, assim o idealizador do Livro de Graça na Praça, José Mauro da Costa, escritor, professor aposentado de literatura e nascido e criado em Santa Tereza, explica o evento na Praça Duque de Caxias, no domingo.  “Eu nasci em uma casa na Rua Tenente Vitorino, 219, mas a vida leva a gente para outros lugares”, diz ele.

bar barbarela 1
Bar Barbarella

José Mauro conta que é um prazer imenso estar na Praça de Santa Tereza, onde passou bons momentos, inclusive porque junto com seu amigo, João Pinheiro, foi o criador do Bar Barbarella, em frente à Praça e que fez a cabeça de muita gente nos anos 70. Segundo ele, no Barbarella, os músicos do Clube da Esquina, do Skank e Sepultura tinham a prerrogativa de pagar a conta a preço de custo.

Por umas pegadas da vida, ele conta que morou em vários outros lugares, mas Santa Tereza não saiu de seu coração. Daí, no ano passado trouxe o evento, que antes era realizado na Praça da Liberdade pra cá. “É uma homenagem que presto ao bairro, que me deu tantas alegrias”.

Nesta edição, em 13/09,  foram distribuídos 20 mil exemplares de 25 autores, que autografaram os livros e conversaram individualmente com o público. Em 12 anos do projeto, foram distribuídos 300.000 livros para 900.000 leitores. Entre os  200 contistas, cronistas, poetas, cordelistas que já participam do projeto, nomes conhecidos como Affonso Romano de Sant´Anna, Frei Betto, Olavo Romano, Fernando Brant, Jorge Fernando dos Santos, Adélia Prado e Ângela Vaz Leão. Mas não é só gente famosa, há vários autores desconhecidos do grande públicos, tão bons quanto, assim como gente que está entrando na lida da literatura, por agora. Ele ressalta que o trabalho dos autores e de toda a equipe responsável pela organização do evento é voluntário. Nesta edição contou com o apoio da Fecomércio (Sesc e Senac), Imprensa Oficial de Minas Gerais, Associação Mineira do Ministério Público e da Associação dos Magistrados Mineiros.

IMG_4116
As amigas Gisela e Scyla vieram prestigiar o evento

Gisela Resende Vilela, moradora de Lourdes, e sua amiga, Scyla Maria Simões Passo, do Floresta, com os braços cheios de livros, contam que vieram prestigiar o evento. Segundo Scyla,“é uma iniciativa que merece aplausos ao aguçar o interesse das pessoas pela leitura. Está muito bom, não só pela parte literária, mas pela recreação para as crianças”. “Muito organizado o evento e a presença dos autores cria um incentivo maior pela leitura. Valeu a pena ter vindo”, comenta Gisela.

As gêmeas Marina e Cecília Belizário de Aguirar e o primo Theo (sem acento, segundo ele) Sampaio Ferreira, vieram prestigiar a avó, a escritora Melânia Aguiar, que participou do livro  “Ler é brincar” com o conto “Hora de Dormir”, em que as três crianças são personagens. (foto).

Veja mais fotos em nosso álbum no Facebook

Anúncios