Festa de Iemanjá na Pampulha - Santa Tereza Tem
Logo

Festa de Iemanjá na Pampulha

Festa de Iemanjá na Pampulha celebra solidariedade e fé

A festa para a rainha das águas, dia 11 de agosto, além de render homenagens à Iemanja, como já é de tradição no mês de agosto em Belo Horizonte,  arrecadará alimentos para entidades carentes. Quem doar vai ganhar um ojá

Fotos: Nereu Jr. Cavalheiro

Normalmente Iemanjá é homenageada no país no dia 2 de fevereiro, mas, na capital mineira, é realizada todos os anos em agosto, sempre próximo ao dia 15, quando é celebrada Nossa Senhora da Boa Viagem, padroeira da cidade. Neste ano, para facilitar o acesso de todos os componentes dos centros de Umbanda participantes, a celebração está marcada para o dia 11 de agosto, sábado da semana que vem, a partir das 18 horas, em frente à estátua de Iemanjá, na Lagoa da Pampulha.

O evento é gratuito, mas os participantes poderão trocar um quilo de alimento não perecível (exceto sal e fubá) por um ojá (pano de cabeça das mulheres no ritual de Umbanda). O objetivo é arrecadar alimentos para serem doados para entidades beneficentes, principalmente creches e asilos já assistidos pelos centros de Umbanda participantes do evento.

A concentração está marcada para as 18 horas, mas o ritual de Umbanda começará às 19h30, seguindo todos os passos como em uma sessão na casa espírita umbandista. Serão feitas as orações, o local será incensado, serão entoados os pontos de Umbanda, ao som dos atabaques, e, ao final, os médiuns receberão caboclos, que darão passes nos participantes. Tudo gratuito. É só chegar e participar.

Sincretismo religioso e preservação ambiental

A celebração de Iemanjá, dentro do sincretismo religioso promovido pela Umbanda, é uma homenagem também a todas as Nossas Senhoras, pois o 15 de agosto é também dia da Assunção de Nossa Senhora.

Assim como no ano passado, o local da festa será limpo antes e depois da festa. “Vamos varrer tudo antes e depois da festa. Não queremos deixar sujeira, e vamos orientar os participantes para que, ao jogarem oferendas, como perfumes, por exemplo, que só joguem o líquido, sem a embalagem, que deve ser descartada nas lixeiras. A Umbanda é natureza, temos que preservar o ambiente onde estivermos. Queremos divulgar a expressão de nossa religiosidade e cultura, quebrando preconceitos”, conclui opresidente da Casa de Caridade Pai Jacob do Oriente, Ricardo de Moura.

 

Ojás

Os ojás já estão disponíveis para troca nas casas que apoiam a festa. Todas em Belo Horizonte: Casa da Umbanda (Rua Goitacazes, nº 747); Casa Arco Iris (Av. Augusto de Lima, 744 – Lj. 182); Loja Tira Teima (Av. Augusto de Lima, 744 – Lj. 744) e no Centro de U

mbanda Casa de Caridade Pai Jacob do Oriente, que é o organizador do evento. O endereço é rua Fagundes Varela, 99, Vila Senhor dos Passos (comunidade do lado esquerdo da rua Pedro Lessa, para quem sobe sentido Santo André), Lagoinha, BH.

Serviço:
Encontro de Iemanjá

Data: 11/08/2018
Local: Av. Otacílio Negrão de Lima, s/n – Praça Alberto Dalva Simão (Praça de Iemanjá)
Horário: a partir das 18 horas

Programação:

18h – Apresentações culturais;
19:00h – Concentração dos terreiros;
19:30h – Solenidade de Abertura;
20:30h – Os terreiros presentes darão início aos trabalhos

Para ir de transporte público
Ônibus: linha 5401 – Dom Cabral/ São Luiz
Parada: Rua São Paulo entre Av. Amazonas e Rua Carijós.

Mais informações: 8607-5125 (oi) / 9956-9315 (oi)/ 8607-5337 (oi)
Fotos: Nereu Jr. Cavalheiro

 

Anúncios