Artista Menote Cordeiro no Baianas Ozadas - Santa Tereza Tem
Logo

Artista Menote Cordeiro no Baianas Ozadas

Artista Menote Cordeiro estampa sua arte no Baianas Ozadas

O carnaval já passou, mas ainda é tempo de falar sobre a folia, como por exemplo a arte do artista plásticos, ex- morador de Santa Tereza, Menote Cordeiro imprimiu no Bloco Baianas Ozadas.  Foi sua obra, o rosto de Carlinhos Brown, que desfilou nas camisetas do bloco Baianas Ozadas, que homenageou o músico baiano pelos 40 anos de carreira.

Menote Cordeiro

Menote é autor de vários trabalhos que retratam Santa Tereza, como por exemplo, o imã de geladeira, que foi comercializado pelo movimento Salve Santa Tereza, a pintura de Santa Teresinha, que decora o Lar das Idosas, o livro digital Tempo de Ipês, entre outros trabalhos, que focam cenas do bairro em profusão de cores e traços.

Menote Cordeiro comenta que “o convite para retratar o Carlinhos Brown na homenagem do Baianas Ozadas, mexeu com algumas questões pessoais. Pois, acredito que já existia, de alguma forma, uma sintonia ligando o meu trabalho com o trabalho do Brown e também ao Baianas. Nas referências afros, e principalmente nas religiosas”.

O artista explica que “antes do convite eu estava no processo de criação de uma imagem inspirada nos guerreiros de Ogum, orixá de quem Brown é devoto, e sinto que pintá-lo em seguida foi uma continuidade. E o resultado foi incrível. No trabalho final, eu quis retratá-lo, em ‘Deltas de Antônio’, como representação de um grande rio, que espalha esta cultura baiana riquíssima pelo Baianas Ozadas. Por isso, Brown foi estampado nas camisetas do bloco como um afluente dessas águas, e os peixes como elementos de ligação dessa espiritualidade”.

Carlinhos Brown por Menote

A criação do rosto de Carlinhos Brow, desenhado em ‘Deltas de Antônio’, traduziu a essência do carnaval do Baianas Ozadas. E a partir da arte feita por Menote Cordeiro foi criado todo o novo projeto visual do bloco. A versão original da obra, feita em tela, foi presenteada ao artista baiano Carlinhos Brown, que se emocionou com o trabalho.

O bloco, que desfilou na segunda-feira, dia 12 de fevereiro, teve como tema “Pinte no CarnaBrown”, homenagem aos 40 anos de carreira do músico baiano. O bloco foi seguido por mais de 500 mil pessoas, segundo a organização do Baianas, pelas nas ruas centrais de Belo Horizonte.

Matérias relacionadas
A arte de Menote e Santa Tereza

É tempo de ipês

Saiba mais sobre o artista  no site 

Anúncios